Eduardo Arruda Renan Gabriel Yuri Dantas
Prince of Persia Classic (1989) Prince of Persia: Forgotten Sands (2010)
Comparar e analisar a evolução da interface neste jogo
Classic ◦ Desafio: Quando você morre volta pro início da fase ◦ História: Escrita, pouca história Forgotten Sands Desafio: Tem savepoints (divisão dos desafios) História: Tenta prender o usuário com a história, através da qualidade da imagem e do som
Classic ◦ Os desafios estão visualmente mais a mostra, são mais óbvios Forgotten Sands ◦ Desafio maior na necessidade de observar a cena
Classic ◦ Mais intuitivo, menos complexo, mais simples Forgotten Sands ◦ A jogabilidade é mais rebuscada, mais complexa Obs: Ambos definiram adequadamente o nível de usuários
Em ambos é bastante utilizado metáforas Classic ◦ Mais compreensíveis Forgotten Sands ◦ Tempo maior para associar as figuras aos significados
Classic ◦ Só continha uma informação: quantidade de vidas e o tempo Forgotten Sands ◦ Exige quantidade maior de informações (indicadores) ◦ Prejudicou a concentração do usuário
Classic ◦ Só possui um nível de dificuldade Forgotten Sands ◦ Permite que o usuário escolha o nível de dificuldade
Classic ◦ Menu só é acessível no início do jogo ou ocorre game over Forgotten Sands ◦ A qualquer momento pode apertar a tecla de acesso ao menu
Classic ◦ O usuário quase não para pra pensar em como resolver o problema, solução está visível Forgotten Sands ◦ Usuário precisa estudar mais o cenário. A dificuldade de ação do problema talvez não seja grande, mas saber o que fazer é a maior dificuldade
Classic ◦ Cenário repetitivo Forgotten Sands ◦ Cenário mais diversificado, maior nível de detalhes, mais rico
Classic ◦ Fornece pouca ajuda Forgotten Sands ◦ Câmera ajuda o jogador ◦ No início fornece os comandos necessários para o usuário realizar as ações
Classic ◦ Há um delay de resposta Forgotten Sands ◦ Você controla a velocidade do usuário e câmeras
Classic ◦ O usuário não sabe em que parte do jogo está Forgotten Sands ◦ Usuário visualiza sua posição no mapa ◦ Porcentagem do jogo
Classic ◦ Conta a história como se fosse um livro ◦ Usuário tem que parar pra ler Forgotten Sands ◦ A história é contada como se fosse um filme, utilizando grande qualidade de vídeo e áudio.
Prince of Persia Classic (1989) ◦ Nota: 2 Imagem e som pobres Comandos simples Prince of Persia: Forgotten Sands (2010) ◦ Nota: 9 Alta qualidade de imagem e som Interface complexa Evolução ◦ Nota: 8 Pagou o preço da qualidade que foi a complexidade
O jogo evoluiu bastante quanto a interface ◦ Prós: A história se beneficiou bastante com isso O interesse do usuário é maior Desafio foca reflexo e raciocínio e não jogabilidade ◦ Contra: Jogabilidade se tornou mais complexa