Metodologia Científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Redação Científica Conteúdo do módulo:
ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
PESQUISA – DISSERTAÇÃO COMPONENTES
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
Técnicas da Comunicação Científica
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Comunicações Técnico-científicas
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Dissertações e Teses-PROPAD
Metodologia Da Pesquisa
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Metodologia Científica
Universidade Federal do Amapá
Programa Introdução ao uso de padrões e normalização
Projeto de Intervenção
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
METODOLOGIA DA PESQUISA
CRONOGRAMA 11/04 – ENTREGA do Sumário/projeção da monografia
Como fazer sua dissertação/ tese em formato de artigo

CITAÇÃO Descrição, conteúdo ou informações em um texto, retirados de alguma fonte (livros , documentos,etc.) Transcrição do que um autor escreveu Tem o.
ARTIGO CIENTIFICO.
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Metodologia Científica
Relatório Gênero textual.
Construção de relatórios
A estrutura do artigo científico e outros
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Normas para redação de TCC
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Prof. Gabriel Henrique Collaço
Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng
PROJETO DE PESQUISA.
Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais
TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
Metodologia Científica
TRABALHOS CIENTÍFICOS
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização MBA
Comunicação e Redação Empresarial
ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
Orientações para escrever um Artigo Científico
Métodos Científicos Profa. Fernanda H. Freitas Miranda
Metodologia da Pesquisa
TRABALHOS ACADÊMICOS.
PROJETO DE PESQUISA PASSO A PASSO Profº. Vitor Nery.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Geciane S Porto.
Estuturando o texto MsC. Jefrei Rocha. Elementos Pré-textuais Capa; Folha de Rosto; Folha de Aprovação; Dedicatória; Agradecimentos; Epígrafe; Lista de.
ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS © Acesso e Uso da Informação Bibliográfica Angela Maria Belloni Cuenca
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

Metodologia Científica Projeto da pesquisa Monografia e partes constituintes ABNT Linguagem Científica

O aluno e sua monografia O que é uma monografia? Para que serve ? Existe vida durante a confecção de uma dissertação? Por que causa tanta angústia no aluno? E qual é sua expectativa após a sua apresentação? É necessário “defender” sua monografia? Qual o papel do aluno e o papel do orientador?

A produção monográfica é um esforço solitário que exige muita disciplina, perseverança e planejamento. O projeto de pesquisa é a tradução desse planejamento e deve ser desenvolvido de forma racional e sistemática.

As expectativas em relação à monografia Demonstração de domínio sobre a literatura na área Concatenação entre problema de pesquisa, revisão da literatura e metodologia Rigor na seleção e aplicação de procedimentos metodológicos Relevância das conclusões Há ineditismo ? Suas considerações possuem originalidade? Há desbravamento das fronteiras do conhecimento? Análise crítica

A revisão da literatura ajuda o pesquisador a encontrar algumas respostas o que já se conhece sobre o seu problema de pesquisa em particular ou sobre esse campo de estudos em geral; quais as principais teorias (e as alternativas) utilizadas e discutidas na área; quais conceitos são usualmente utilizados para a “modelagem” do fenômeno ou seu entendimento;

quais as controvérsias entre teorias ou entre resultados empíricos (nota: tais discrepâncias poderiam servir como ponto de partida para uma nova pesquisa) ou entre métodos; quais são as principais questões ainda em aberto; quais aspectos do fenômeno ainda não foram estudados.

Formulação do Problema O pesquisador deve formular um problema de pesquisa, que será o fio condutor de sua investigação, a questão à qual ele espera dar resposta com seu estudo. Um problema de pesquisa é... uma questão ainda não resolvida na literatura aquilo que o pesquisador quer descobrir. Trata-se de uma lacuna epistemológica ou metodológica

Embora o tema da pesquisa possa ser apresentado de forma ampla e genérica, o problema da pesquisa deve ser formulado de forma clara e precisa.

O problema da pesquisa… não deve ser amplo demais que não possa ser razoavelmente respondido dentro das limitações temporais, de recursos e intelectuais/cognitivas do pesquisador. não deve tratar de questões sobre juízo de valor para as quais não há resposta necessariamente certa ou errada.

Formulação da Hipótese Hipótese é uma reposta (ainda a ser verificada) sobre o problema. Uma afirmação, geralmente relativa ao tipo de associação entre variáveis, que pode ser testada com vias a ser declarada “verdadeira” ou “falsa”. Pode ser entendida como uma resposta tentativa para atendimento aos objetivos intermediários da pesquisa.

Formulação das hipóteses do estudo Uma hipótese bem formulada deve: ser plausível e embasada no referencial teórico auxiliar na investigação do problema da pesquisa, por meio dos resultados de seu teste ser escrita na forma de sentença declarativa, simples e concisa, bem como internamente consistente ser passível de teste e de refutação por dados empíricos

A Fundamentação Teórica permite maior clareza na formulação do problema de pesquisa; facilita a formulação de hipóteses e suposições; sinaliza para o método mais adequado à solução do problema; permite identificar qual o procedimento mais pertinente para a coleta de dados; auxilia a interpretação de dados durante o desenvolvimento do projeto; ser um percurso crítico relacionado intimamente com a pergunta à qual se quer responder.

Coleta de Dados Bibliográfica Descritiva Experimental

A redação do trabalho Partes opcionais e obrigatórias (elementos prétextuais, textuais e póstextuais) Vide Manual de Confecção e Trabalhos Acadêmicos das FIJ. Linguagem simples, formal, objetiva, concisa, gramaticalmente correta e impessoal.

Constituintes da Monografia Quanto à estrutura, uma monografia divide-se em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Constituem-se elementos pré-textuais:Nem todos os elementos pré-textuais listados são obrigatórios. a capa a folha do rosto a dedicatória agradecimentos epígrafe resumo

abstract lista de figuras lista de abreviaturas lista de siglas lista de símbolos sumário

Os elementos textuais obrigatórios são: a) Introdução (inclui descrição do problema, justificativa e objetivos) b) Desenvolvimento ou estrutura do trabalho (corresponde ao desenvolvimento de idéias por meio de capítulos) c) Conclusão Os elementos textuais constituem a redação do trabalho.Qual é a importância da introdução de um trabalho acadêmico e como ela deve ser?

Elementos pós-textuais: As referências bibliográficas Anexos

Citações Bibliográficas textuais – o pesquisador transcreve integralmente as palavras de algum autor, respeitando todas as suas características formais, inclusive a pontuação. Curtas – Não se ultrapassam três linhas e não devem ser destacados no texto da monografia, aparecendo simplesmente entre aspas duplas com a indicação do último nome do autor em letras maiúsculas, seguido de vírgula e o ano de publicação da obra de onde foi retirado o trecho. Longas – destacadas no texto

b) citação conceitual ou citação livre- o pesquisador reproduz o pensamento de um autor sem utilizar suas palavras literalmente, mas usando paráfrase. Por essa razão, a idéia transcrita não precisa de aspas, porém é obrigatório mencionar a fonte de onde a idéia foi extraída. c) citação mista - mistura dos 2 tipos anteriores.O pesquisador transcreve literalmente apenas alguns termos do autor, entre aspas, e completar a frase com suas próprias palavras.