Alfabetização e Letramento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Técnicas Educativas e Processos Grupais
AVALIAÇÃO: a prova em questão
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
Letramento: um tema em três gêneros
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Vídeo Educar – Rubem Alves
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Linguagem, alfabetização e letramento
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
POR UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Os conceitos de alfabetização
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Estrutura do documento:
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
7º ENCONTRO por Roseane. Luana Fátima Débora.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Capítulo 9 Inferências.
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
SITUAÇÕES.
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
A ESCRITA COMO CONDIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA – Helenice Ap. B. Rocha ..\..\3º Período\Políticas e Gestão da Educação\A hora da Educação.
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Introdução ao processo de aprendizagem
Como redigir um bom texto?
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Por que alfabetização tecnológica do professor?
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
A pré história da linguagem escrita
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
ALFABETIZAÇÃO.
O que é alfabetização?.
Transcrição da apresentação:

Alfabetização e Letramento Professora Fernanda Barros

Diferentes concepções de alfabetização Todas as ações pedagógicas, mesmo que nós não percebamos, são resultados da maneira como concebemos o aluno, a aprendizagem, os atos de ensinar a aprender, a leitura e a escrita, e a própria alfabetização. Mal entendida, a alfabetização encontra-se limitada a uma etapa definida, mecânica, na qual inicia-se e esgota-se, na aquisição do código linguístico, concebido como mera codificação e decodificação. Leitura do texto p. 39-42.

Teorias que vêm orientando o ensino e a aprendizagem em alfabetização Teoria empirista – ênfase no processo de memorização de curta duração, concebem o ensino e a aprendizagem da língua (conteúdo) como transcrição da fala e a aprendizagem como acúmulo de informações. (Modelo de cartilha tradicional). Metodologia da alfabetização de base empirista – práticas rotineiras, como cópias, escrita de ditados de palavras e ou frases soltas, leitura mecânica para aprender a balbuciar o sistema alfabético. Primeiro, aquisição mecânica do sistema; depois, a compreensão.

Exemplo O Sapo O sapo é bom. O sapo come inseto. O sapo é feio. O sapo vive na água e na terra. Ele solta um líquido pela espinha. O sapo é verde. Enunciados absolutos, como se fossem parágrafos independentes. Carecem de coerência e coesão, ausência de conectivos. Excesso de repetições de termos.

Paulo Freire e a crítica à “educação bancária” A “Pedagogia do Oprimido” - a teoria de Freire não é um método de alfabetização. Metodologia centrada no diálogo, com o objetivo de ajudar a construir uma teoria do conhecimento que, partindo dos conhecimentos dos oprimidos socialmente, os ajudasse a desvelar a realidade, apropriando-se dela, propondo novas reordenações, a partir de uma releitura da realidade.

Atividade avaliativa Unidade 2 Proposta: Alunos do 2o. ano Responda as perguntas abaixo: Quem comprou a bola? De que tamanho? De que cor era? De que material era feita? Em que loja foi comprada? Quem a ganhou? Quem brinca com ela? Ela gosta de seu dono? Agora copie as respostas e monte um texto.

Texto produzido pelo aluno Meu pai comprou um bola. meu pai compro uma bola grandi uma bola do tamanho de bola oficial. A bola era branca e azul. de couro ela era feita de couro. Meu pai comprou a bola foi na loja do Sandi. Eu ganhei a bola de couro. Eu brinco com a bola de couro. A bola gosta de seu dono.

O que fazer Faça uma análise do conjunto (proposta da professora e texto do aluno) à luz do que foi discutido nesta unidade.

Métodos de alfabetização: qual é o melhor - sintético ou analítico? Sintético - partem de unidades mínimas da língua, ou seja, daqueles processos que consideram a forma da letra; a relação entre som-letra, ou a sílaba, até chegar à palavra. Analítico – partem de aspectos mais gerais da língua, como é o caso dos processos que partem da palavra, frase, ou do conto, até chegar a unidades menores da língua. Há ainda os que propõem a união dos métodos.

Cagliari e a crítica aos professores reféns dos métodos Segundo Cagliari, o professor não pode ficar à mercê dos métodos. Cagliari defende a formação técnico-linguística dos professores, pois faltariam conhecimentos fundamentais sobre a língua escrita para eles. Cagliari também critica os métodos que se baseiam em ideias psicológicas e que desconhecem a linguagem e como ela funciona. Ele diz que é necessário garantir condições estruturais de trabalho para que a alfabetização se realize.

Uma definição de método “Conjunto de princípios pedagógicos, psicológicos e linguísticos que definem os objetivos e meios adequados para se atingir”. (Francisca Maciel)

Atividade avaliativa Unidade 3 Resumo do texto “Alfabetização: em busca de um método?”, de Magda Soares.