Biotecnologias e Impactos Sócio-Ambientais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Advertisements

Ciência e tecnologia.
P. 11: Século XX: Profundas transformações políticas, sociais e tecnológicas. De que forma estas transformações se relacionam com a “sociedade de risco”?
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
Profa. Adriana Diaféria
II. Aberturas 2.2. O conceito de TECNOCIÊNCIA.
Histórico e Tendências das Teorias Administrativas
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Desenvolvimento Sustentável
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
Políticas Públicas.
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
SISTEMA DE DECISÕES E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Sociologia
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
UFCD 0664 – Aplicações informáticas de contabilidade
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Do Meio Natural ao Meio Técnico-Científico e Informacional
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
Dimensões da Globalização
Ética Conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão Faz com que o profissional respeite seu semelhante.
El Advenimiento de la sociedad post-industrial
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
Evolução Social do Trabalho
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A SOCIEDADE
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
A Sociedade humana: generalidades
Fundamentos de economia
Sociologia geral Introdução.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Aula de Sociologia – Karl Marx
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
SOCIEDADE E TECNOLOGIA
Fundamentos da Administração Pública
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Anthony Giddens (1938, Londres), em sua obra teórica considera a articulação entre sociedade e indivíduo. Do ponto de vista metodológico, realiza uma síntese.
MEIO AMBIENTE.
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
Valores em tempo de crise Carmen Migueles ADCE março 2009.
Ciências Naturais – 9.o ano
Pag e 1 FACISA BH 2/2012 FACISA BH 2/2012. Nocões Introdutórias As Lei (por exemplo, a Lei Complementar 109/01) e também a Constituição Federal (art.40.
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
PUCC 1 Agenda TECNOLOGIA. PUCC 2 Tecnologia Tecnologia: conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado.
Karl Marx e o materialismo histórico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
 Relações com Empregados  Conflitos  Movimentação de Pessoal  Disciplina  Sindicalismo.
Transcrição da apresentação:

Biotecnologias e Impactos Sócio-Ambientais Lázara Regina de Rezende SSB – Regional Paraná

Biotecnologia: Conjunto de conhecimentos técnicos e métodos, de base científica ou prática, que permite a utilização de seres vivos como parte integrante e ativa do processo de produção de bens e serviços

A biotecnologia tem alcançado uma crescente importância na sociedade, interagido nas mais deferentes áreas como : no campo intelectual, eticamente, em seus efeitos formativos sobre identidades humanas; socialmente, com relação à definição, normalização e patologização da diferença humana e no meio ambiente.

“O Século da Biotecnologia traz consigo uma nova base de recursos, um novo conjunto de tecnologias transformadoras, novas formas de proteção comercial para estimular o comércio, um mercado de trocas global para resemear a Terra com um segundo Gênese artificial, uma ciência eugênica emergente, uma nova sociologia de suporte, uma nova ferramenta de comunicação para organizar e administrar a atividade econômica no nível genético e uma nova narrativa cosmológica para acompanhar a jornada” (Rifkin, 1999, Século da Biotecnologia).

“....no século XXI, as instituições comercializam cada vez mais idéias, e as pessoas, por sua vez, compram cada vez mais acesso a essas idéias [...]. É a superioridade da mente sobre a matéria na nova era. [...] Isso não deve sugerir, no entanto, que a exploração egoísta gananciosa e comercial esteja diminuindo também. Na verdade, a Era do Acesso provavelmente será muito mais exploradora. Controlar idéias, no mundo de hoje, é mais poderoso que controlar espaço e capital físico” (Rifkin, 2001, A era do acesso ).

Em outras palavras, não mais aplicamos os esquemas e a lógica contidos na tecnociência apenas ao trabalho manual ou mesmo à máquina artificial, mas também às nossas próprias concepções de sociedade, vida e homem.

É esse o sentido da preocupação que assola os pesquisadores nessa nova área que abrange, independentemente de vontade, a sociedade como um todo. Será que todo o avanço biotecnológico alcançado é válido para dar dignidade ao ser humano? Até que ponto essa evolução não afronta a ética, a moral e os costumes de uma dada sociedade?

Utilizar e alterar organismos vivos ou suas partes funcionantes, células, organelas e moléculas, para gerar produtos, processos e serviços especializados com aplicações diversas nas áreas da saúde, Agropecuária e Meio ambiente.

Apesar de seus inúmeros benefícios, a biotecnologia tem provocado inúmeros debates e controvérsias, (biodiversidade, patentes, ética). É com Projeto Manhattan e o seu trágico desfecho, que o otimismo da era moderna começa a ser questionado, inicia-se o processo de criticas à ciência e à técnica e sua associação ao risco.

O processo de modernização, associou a produção de bens à produção de riscos, sendo concebidos e distribuídos como uma parte necessária do progresso e passíveis de previsão e controle .

Como avanço das conquistas da ciência (biotecnologia), o risco ganha dimensão e reveste-se de uma maior complexidade, o que impede que seja conhecido e contido antecipadamente. A Sociedade Industrial cede gradativamente à Sociedade de Risco.

Diante de ameaças diferenciadas, a sociedade industrial perdeu a capacidade de controlar adequadamente os efeitos residuais do progresso, o que revelou a insuficiência dos seus padrões de segurança. (Ferreira, 2008)

SOCIEDADE DO RISCO Anthony Giddens e Ulrich Beck.

Fase do desenvolvimento da sociedade moderna onde os riscos sociais, políticos, ecológicos e individuais, criados pelo momento da inovação, iludem cada vez mais as instituições de controle e proteção da sociedade industrial (BECK, 1995).

Distinção entre Perigo e Risco Perigo: têm causas essencialmente naturais, ou seja, originam-se a partir das variações do próprio ambiente, fatores externos.

Risco: origina-se de atividades humanas, pois para eliminar o perigo, o homem passou a agir sobre o meio e, empregando a técnica como instrumento, fez surgir os riscos

Desta forma, risco pode ser compreendido como a representação de um acontecimento provável e incerto que se projeta no futuro através de determinações presentes. Distingue-se do perigo pela sua dimensão racional, ou seja, pelo fato de resultar de ações e decisões humanas.

A manipulação genética de um animal envolve diversas decisões: decide-se sobre o gene a ser introduzido, sobre o vetor a ser utilizado e sobre a técnica a ser empregada. O próprio ato de manipular já foi ele mesmo precedido por uma decisão fundamentada em expectativas. Esse conjunto de decisões envolve probabilidades que são incertas não apenas quanto à sua ocorrência, mas também quanto à sua dimensão.

É nesse espaço de conflitos que nasce o conceito de irresponsabilidade “um encadeamento de mecanismos culturais e institucionais pelos quais as elites políticas e econômicas encobrem efetivamente as origens e conseqüências dos riscos [...] catastróficos da recente industrialização (Goldblatt, 1998).

Nesse sentido, os riscos constituem uma forma de reflexividade institucionalizada e revelam-se fundamentalmente ambivalentes. De um lado, conferem expressão ao princípio da aventura; de outro, os riscos fazem surgir o questionamento sobre quem se responsabilizará pelas conseqüências, e se as medidas e métodos de precaução e de controle da incerteza fabricada nas dimensões do espaço, tempo, dinheiro, conhecimento/desconhecimento, dentre outras, são adequadas e apropriadas ou não. (BECK, 2000)

OBRIGADA