O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Relações de Convívio Solidário
OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
O Currículo na Educação Infantil
MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
Curso de novas tecnologias na escola
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
Vídeo Educar – Rubem Alves
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Programas sociais para a infância
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
REDE DE ENSINO ESTADUAL
“Os Incríveis”.
Autonomia e governo de si
Ciberinfante criativo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
POR UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Brincando e aprendendo a viver
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
Diretrizes de um programa de prevenção
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Encontro Estadual de Formação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Política Educacional Brasileira
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
Um currículo do Brincar
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Políticas Públicas em Educação do Campo SEDUC/RS
AVALIAÇÃO.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Clínica de Psicologia – Outubro de 2002  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 01 Editorial A Clínica de Psicologia produz seu primeiro Boletim. Um espaço.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA PROFª CÉLIA REGINA DA SILVA AMARAL

Quando pensamos em Educação Infantil como prioridade, quando falamos de INFÂNCIA, de que infância estamos falando? Todos nós fomos crianças. A infância não é algo estático, sempre igual. É algo em permanente construção. Estamos falando da concepção de INFANCIA, é esta concepção que está em permanente construção. A concepção que nossos pais tinham de infância, não é mais a que nós temos.

A escola é para a criança, mais do que um mero aporte de conhecimentos, o entrar em um novo mundo onde exercita sua sociabilidade e incorpora regras de conduta e valores que, influenciarão sua vida inteira.

A proposta hoje deve ser a escola permitindo a vivência de todas as dimensões da pessoa no presente. Não queremos uma escola para "um dia ser". Queremos uma escola onde na infância a cidadania seja uma realidade. A idéia fundamental é que a escola de educação infantil dê condições materiais, pedagógicas, culturais, sociais, humanas, alimentares, espaciais para que a criança viva como sujeito de direitos, se experimente ela mesma enquanto sujeito de direitos. Permita ter as dimensões, ações, informações, construções e vivencias.

Sinto prazer em ficar na escola continuação da nossa casa brincadeiras formação de valores Troca experiências ESCOLA espaço de fazer amigos trabalhar a cidadania continuação da nossa casa aprendizagem

“O sucesso educativo não está em fazer com o que é novo pareça familiar, mas em descobrir a novidade naquilo que nos é familiar. É descobrir o maravilhoso que está escondido naquilo que tomamos por vulgar que é importante em educação” Kieran Egan