O que é LIGA? Uma Liga Acadêmica é formada por um grupo de alunos com um interesse comum, que se reúnem para realizar atividades práticas e teóricas sobre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
Universidade Federal do Ceará
FACULDADE METROPOLITANA
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
“ LIGA ACADÊMICA DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR – UFMS ”
Uso do software Arena na análise de sistemas de saúde: um estudo de caso no pronto socorro de um hospital e maternidade do município de Santo André Aluno:
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
SÉCULO XX.
(Metodologia Científica)
VII Congresso Mineiro de Nefrologia, 22 a 25 de abril Ouro Preto-MG
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Curso Técnico em Meio Ambiente
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
CÂMARA DE SAÚDE.
Fórum experiências exitosas em 2013
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Trabalho de conclusão de curso
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
OBJETIVOS Objetivo Geral
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Atividades Complementares Coordenação de Administração
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Universidade Federal de São Paulo COEX - 1ª Prestação de Contas Encontro de Avaliação da Política de Educação Permanente em Saúde no Estado de São Paulo.
A FISIOTERAPIA ATUANDO NA ORIENTAÇÃO ESCOLAR (PUIC - Disciplina) Área de conhecimento – Ciências Médica e da Saúde. Fabiana Durante de Medeiros e alunos.
Seleção, qual a melhor proposta ?
II Congresso Brasileiro de Tabagismo
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE NÍVEL TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: EXPERIENCIA DA ETSUS PARIQUERA-AÇU/ VALE DO RIBEIRA /SÃOPAULO Autores:
FAMEB BICENTENÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA (FAMEB) 18 de Fevereiro de 2008 Universidade Federal da Bahia Participe e envie sugestões para:
ESTÁGIO ACADÊMICO HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA ESTÁGIO ACADÊMICO HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA Seleção O Estágio A Liga de Gastroenterologia/Emergência.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
MARIA AUXILIADORA ZANIN
BOLSA DE ESTUDO SENAC MINAS. OBJETIVO DO PROGRAMA Oferecer bolsas de estudo para cursos de capacitação e técnicos em vários municípios do Estado.
Trabalho de conclusão de curso
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
2 CLÍNICA MÉDICA   Liga Acadêmica de Rondônia / Brasil
NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO Características do Curso
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Enfermagem em Trauma e Emergência
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA LIGA DO CORAÇÃO – Edital de Seleção de Novos Integrantes – 1. O Projeto. A Liga do Coração é um projeto.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
LiCAD – Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ HOSPITAL PRONTOCÁRDIO LIGA DO CORAÇÃO – Estágio Concursado em Emergência e UTI Prontocárdio – – Edital de Seleção.
NASF e AME : CONSTRUINDO A REDE DE CUIDADOS NA ZONA SUL DE SÃO PAULO Ana Paula da Silva Delgado 1, Érica Veneroni Pinto 2, Mônica Heiderich 3, Kátia Ap.
Centro de Estudos Dr. Itamar Alves Vianna Categoria: Cidadania na Educação Responsável: Gerência Recursos Humanos.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Transcrição da apresentação:

O que é LIGA? Uma Liga Acadêmica é formada por um grupo de alunos com um interesse comum, que se reúnem para realizar atividades práticas e teóricas sobre um tema, supervisionadas por um ou mais profissionais da área As ligas já são entidades reconhecidas e conhecidas na participação da educação médica no meio acadêmico As ligas devem necessariamente desenvolver ações nos 3 pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão

O que não é uma Liga... Somente grupo de estudo sobre determinado tema Teste vocacional para futura especialização Antecipadora de oportunidades práticas perante a turma curricular Superespecialização precoce Algo que vem a suprir falhas do currículo Fonte: http://www.unifesp.br/centros/capb/ligas.htm

Outras Ligas... Liga Acadêmica de Anatomia Clínica Liga Acadêmica de Raciocínio Clínico Aplicado Liga Acadêmica de Medicina Legal Liga Acadêmica de Fisiologia Endócrina e Metabolismo ... Em aprovação... Liga Acadêmica de Pediatria Liga Acadêmica de Saúde Mental

Liga Acadêmica do Trauma -LATEC- Liga Acadêmica do Trauma e Emergências Clínicas

Fundadores Coordenador docente Presidente Secretário Tesoreiro Prof. Dr. Otávio de Melo Silva Júnior (Ortopedista e Traumatologista) Presidente Gustavo André Almeida de Oliveira (Acadêmico de Medicina - 7°p) Secretário Diogo Milioli Ferreira (Acadêmico de medicina – 7°p) Tesoreiro Daniel do Nascimento Antônio

Fundadores Coordenador de Extensão Coordenadora de Pesquisa Felipe Moreira Dias (Acadêmico de medicina – 7°p) Coordenadora de Pesquisa Vanessa Nogueira de Paiva (Acadêmica de medicina – 6°p) Coordenador de Atividades Práticas Alessandro de Sousa Veiga Coordenador de Informática e comunicação Thiago Amorim

Membros Efetivos A LATEC será constituída por 35 membros 4°p – 3 membros 5°p – 4 membros 6°p – 4 membros 7°p – 8 membros 8°p – 8 membros 9°p e 10°p – 8 membros

Objetivos da LATEC Instigar a formação de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo. Capacitado a atuar no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde. Isso será estabelecido por meio dos 4 pilares: Ensino Pesquisa Extensão Atividades práticas

Ensino Formação complementar do aluno de graduação por meio de reuniões científicas Aproximação do estudante de medicina com o trauma e a realidade das emergências clínicas Aprimoramento das habilidades necessárias para um adequado manejo do paciente politraumatizado Serão oferecidos treinamentos de BLS, ATLS, PHTLS, ACLS

Ensino  Cronograma Primeiro Semestre: - Março – Bioquímica (Bases) - Abril – Imagem (Bases) - Maio – Trauma Geral - Junho – Ortopedia Segundo Semestre: - Agosto – Neurologia - Setembro – Ginecologia e Obstetrícia - Outubro – Pediatria - Novembro – Cardiologia

Pesquisa Promoverá estudos relacionados a temas ligados ao trauma e emergências clínicas no campo da promoção à saúde e vigilância epidemiológica; Utilizaremos os resultados das pesquisas, visando otimizar o serviço de urgência e emergência da região abrangida, assim como fonte de dados para realização de ações de prevenção e promoção da saúde;

Pesquisa Coordenador: Ivan Batista Coelho Em 2012 terá como tema a Epidemiologia dos traumas ocorridos em Ouro Preto, Minas Gerais; Os objetivos são: identificar as causas de atendimento hospitalar ou de morte e lesões entre vítimas de trauma, o perfil das vítimas de trauma, e a condução/ desfecho dos casos de traumas pelas principais unidades de saúde do município de Ouro Preto. Será um estudo transversal com coleta, retrospectiva, de dados de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento de Ouro Preto (UPA-OP), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto.

Extensão Proporcionar projetos que primam pela construção conjunta de conhecimento entre a LATEC, a UFOP e a comunidade sobre temas vinculados ao trauma e emergências clínicas de maior importância Aplicar os conhecimentos adquiridos nos projetos de ensino e pesquisa na comunidade, visando à prevenção e promoção à saúde

Extensão Os objetivos são: Coordenador: Leonardo Savassi Em 2012 terá como tema a Prevalência, prevenção e cuidados de acidentes no ambiente domiciliar e escolar em crianças de 0 – 14 anos, na Cidade de Ouro Preto (MG). Os objetivos são: Trabalhar no sentido de prevenção de injúrias e agravos Criação de materiais educativos Estabelecer um mapa de risco de casa e escola Propor um fluxograma de conduta para pais e cuidadores em caso de acidentes da criança

Atividades Práticas As atividades práticas serão desenvolvidas basicamente nos seguintes setores: Acompanhamento da Central de Regulação de Urgências do SAMU. Acompanhamento horizontal dos pacientes admitidos na UPA. Acompanhamento do serviço de suturas da UPA.

Atividades Práticas Pré requisitos das atividades práticas Regulação de Urgências do SAMU de Ouro Preto Pré-requisito: Conclusão da disciplina MED182 – Suporte Básico de Vida. Acompanhamento horizontal dos pacientes admitidos na UPA Pré-requisito: Conclusão da disciplina MED155 – Semiologia II. Acompanhamento do serviço de suturas da UPA Pré-requisito: Conclusão da disciplina MED170 – Clínica Cirúrgica I.

Processo seletivo Número de vagas Vinte e oito (28) vagas. Quem pode participar Acadêmicos regularmente matriculados no curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto e que estejam cursando do 3o ao 12o período. As vagas estão distribuídas de acordo com a tabela presente no item “Critérios de Seleção”.

Processo seletivo Critérios de seleção O processo seletivo constará de prova de avaliação objetiva realizada pelo Docente Coordenador ou pessoa indicada por ele. A prova constará de 30 questões objetivas sobre 3 temas Anatomia Clínica, Suporte Básico de Vida Emergências Clínicas

Processo seletivo

Processo seletivo Inscrições O período de inscrição será do dia 19 de novembro ao dia 8 de dezembro de 2011. O candidato deve enviar um email com nome e histórico escolar atualizado para o e-mail: latec.ufop@gmail.com. Não serão aceitas inscrições presenciais ou após a data determinada.

Processo seletivo Data da prova A prova será realizada dia 10 de dezembro de 2011, sábado, em sala a ser divulgada no prédio de Medicina às 9h. A duração máxima para a realização da prova será de 90 (noventa) minutos. Para aprovação no processo seletivo é necessário obter, no mínimo, 60% da nota máxima para o período que o aluno cursa.

Processo seletivo Resultado O gabarito da prova será divulgado logo após o término. A lista dos aprovados no processo de seleção será divulgada até o dia 16 de dezembro no mural de avisos do CALMED identificados pelos respectivos números de matrícula. Os candidatos excedentes serão listados em ordem decrescente de nota.

Processo seletivo Referências para prova MOORE, K.L., DALLEY, A.F. Anatomia orientada para a clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Rio de Janeiro, Ed. Elsevier, 2006. BLS, American Heart, 2010. Manual básico de socorro de emergência, 2007. Atheneu Manual de Urgências em pronto Socorro, Erazo Primeiros Socorros para Estudantes, Hafen MARTINS, H. S.; et al. Emergências clínicas : abordagem prática. 6ª edição. Editora Manole, 2011.

Obrigado E Boa Prova !