Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Relatório Preliminar dos Dados de Atualização dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública Informações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
Advertisements

CONHEÇA O BRASIL OBS- Este trabalho só foi possível, graças à colaboração de muitos Brasileiros anónimos que me fizeram chegar fotos das suas cidades;
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Mesa Redonda IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
Pecuária.
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Órgãos da Justiça Federal
CPF Equipe: André Fabiano Priscila Rodolfo
Introdução Em nosso trabalho, apresentamos a história do CPF, suas características, buscando destacar de forma simples e objetiva como este documento tornou-se.
Combate à fraude por adição de água em carcaça de aves
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
PREVENÇÃO E COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
Pesquisa MCMV 29/04/2013.
Especialização da Justiça nos Estados Brasileiros
EDIÇÃO 2013.
DISTRITO FEDERAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
NOVOS VALORES DO PISO FIXO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Portaria 1
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: A VISÃO DE UM SISTEMA DE SAÚDE SEPACO
Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
São Paulo, janeiro 2007 MAPA DA DIVERSIDADE – Gênero, Raça, Pessoas com Deficiência Empregados do Sistema Bancário.
Lilian l. bonfim costa e tatiane b. da silva
Brasil: Divisão Política
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
Agência Nacional de Vigilância Sanitária EP avalia a capacidade do laboratório em: Desempenhar os ensaios de forma competente.  Auto.
Vaga Administrativa: Contas a Receber - COBRANÇA
MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA EDIÇÃO 2012.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
18/03/2014.  O cargo de Escrivão de Polícia teve seu efetivo fixado em cargos, através da Lei estadual nº de 23 de Maio de 2007, onde hoje.
Thalita Antony de Souza Lima
RCVISA: Uma iniciativa para o fortalecimento da investigação em surtos de alimentos no RS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA PROGRAMA DE ANALISE DE.
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
HEMOVILÂNCIA NO BRASIL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Agência.
IT Período Comparativo do Indicador Trend: Janeiro a Junho de 2007 E Janeiro a Junho de 2008.
EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS.
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
AS REGIÕES DO BRASIL.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Saúde Pública Mais do que um dever uma MISSÃO “Proteger e promover a saúde da população garantindo.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2013 (dados até Janeiro)
Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva Portaria de UTI ANVISA
Olivier Blanchard Pearson Education CAPÍTULO 1 Um giro pelo mundo.
Consultor de Planejamento
MAPA DE ACESSO A INFORMAÇÕES PÚBLICAS Desde 2007, a Abraji vem realizando anualmente, com a ajuda de voluntários, uma pesquisa para medir o grau.
Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH Adalton Syllas Douglas Augusto Jefferson Freitas Leandro Santos Rafael Moura Infraestrutura de Redes.
Rio Grande do Sul Abrangência Todo Estado Estrutura Funcionários: 204 colaboradores Estrutura por segmento: Arcon, energia, predial, limpeza, torre,
Hanseníase – taxas anuais de detecção BRASIL, 1986 a 2003* * Dados preliminares, casos. Posição 31/03/2004. FONTES : ATDS/CGDEN/DEVEP/SVS/MS; SES;
O SIGNIFICADO DA MÃOZINHA... Doar Unir Compartilhar Solidarizar-se Cuidar.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
ESTADO DE SANTA CATARINA
CONASEMS Percentuais dos Limites Financeiros de Média e Alta Complexidade nas Capitais, sob Gestão Municipal e Estadual nas regiões do Brasil Dezembro/2013.
Transcrição da apresentação:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Relatório Preliminar dos Dados de Atualização dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública Informações fornecidas pelos 27 Lacen, Conforme solicitação da GGLAS por Ofício Circular.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Total de Amostras Analisadas nos Anos de 1999 a 2002: Obs.: 1. Os dados de 2002 fornecidos por São Paulo estão considerando todos os 11 laboratórios da rede daquele estado e devem ser corrigidos para evitar a distorção. O remetente já foi comunicado e deve reenviar a informação (ou todos laboratórios p/ o período ou apenas SP capital em 2002). 2. Os laboratórios do Maranhão e Rondônia não executaram nenhuma análise no período.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Representação gráfica do número total de amostras analisadas nos Lacen no período de 1999 a 2002

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Representação gráfica do número total de amostras analisadas por estado da federação, no período de 1999 a 2002

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Os estados que mais se destacaram em volume de amostras analisadas foram: São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Amazonas e Santa Catarina. Em 2002 houve um destaque no número de amostras analisadas no Espírito Santo.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Representação gráfica do percentual de amostras analisadas por estado em 2002

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Número de amostras analisadas no período, segundo o tipo de produto:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Os dados sugerem que as amostras de alimentos, água de abastecimento ou consumo e Diversos (ração, leite humano, moluscos, etc) representam a maior vocação dos Lacen, e são responsáveis pela grande maioria das amostras analisadas. Em geral, os Lacen mostram uma tendência de crescimento no número de amostras analisadas de Água de Hemodiálise, Artigos de Saúde e Saúde do Trabalhador. Produtos como Cosméticos, Medicamentos e Saneantes apresentam certa estabilidade, com relação ao número de amostras analisadas, ao passo que Sangue e Hemoderivados apresentou um declínio ao longo deste período.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária A área de Alimentos é responsável por 55 % das amostras, Água de abastecimento por 26 %, Diversos tem 11 % e os demais completam o restante.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária A relação do número total de amostras analisadas no laboratório pelo número de horas trabalhadas nos forneceu um índice, que é indicativo da produtividade de cada Lacen. Indicativo de produtividade dos Lacen em 2002

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Recursos Humanos Foram totalizados 1077 funcionários nos 27 Lacen deste relatório, o que dá uma média de 40 trabalhadores por laboratório. Os Lacen de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Rondônia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apresentaram maior número de funcionários. Não há uma correlação direta entre a produtividade e o quantitativo de funcionários.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Representação gráfica do percentual de funcionários por estado em 2002 Dez laboratórios contaram com uma carga horária trabalhada maior em Entretanto, apenas cinco deles apresentaram um aumento na produção. Quinze laboratórios (55 %) aumentaram o número de amostras analisadas em 2002, em relação a 2001, sendo que dez deles (37 %) mantiveram ou reduziram a carga horária trabalhada.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária O perfil dos trabalhadores nos Lacen é o seguinte: o maior percentual (48 %) tem nível superior completo e apenas 2 % têm a titulação de Doutorado e 8 % são Mestres. Em geral, o regime de trabalho é de 8 horas (39 %). Representação gráfica do perfil de funcionários em 2002 nos Lacen

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Apenas entre os funcionários de segundo grau é comum a carga horária de 6 horas diárias. Em todas as outras faixas predomina o horário integral.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária A média geral obtida para a força de trabalho foi de 16,1, com máximo de 23,1 (RS) e mínimo de 10,7 (AM). Os estados RS, MG, RN, ES e BA apresentaram os maiores índices de FT. Este indicador não reflete o desempenho do laboratório.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Com relação à atuação dos funcionários, a maioria desenvolve suas atividades em Alimentos/Água (55 %). Este percentual está de acordo com o número de amostras analisadas por tipo de produto, que mostrou seu forte em alimentos/água. As áreas Administrativas, de Apoio e de Qualidade/Biosegurança absorvem juntas 30 % dos funcionários. Entretanto, em geral, há funcionários que atuam em Qualidade/Biosegurança e exercem atividades analíticas ao mesmo tempo.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Percentual das áreas de atuação dos funcionários nos Lacen em 2002

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Este relatório, reservando as limitações impostas pela forma de obtenção dos dados, se revela útil para auxiliar num comparativo deste setor, identificar necessidades e reconhecer crescimentos e melhorias. Já foi enviado um novo questionário aos Lacen, para buscar outras informações importantes, como o número de determinações realizadas, percentual de amostras fiscais, percentuais de condenação e motivos principais, dentre outras. A GGLAS não se responsabiliza pela veracidade das informações prestadas pelos Lacen.