ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Pesquisa Pesquisar Pesquisador
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-
Diferença entre notícia e reportagem
REPORTAGEM - Características
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Unicamp.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Tópicos Especiais em Comunicação II
Origem e desenvolvimento da crônica
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
MPU -Prova Discursiva-
Professora: Rosana Santos
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Um grande gênero jornalístico
CRôNICA.
A NOTÍCIA.
A notícia.
Professora Camile Baccin
Ponto 2 Formas de Expressão Expressão Escrita
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
O artigo de opinião Texto jornalístico em que alguém expressa sua opinião, desenvolve uma tema, expõe suas ideias Segundo José Marques de Melo o articulista.
Profª Me. Rosemari L. Martins ProfªMe. Simone D. Schneider
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
O resumo deverá conter breve introdução sobre o assunto, descrição dos materiais e métodos utilizados, síntese dos resultados finais e conclusões. no mínimo.
Importância da Leitura
Produzindo o Ensaio Teórico
Artigo Científico Funções Básicas:
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
A Comunicação Escrita.
Produção de Texto SARESP 2011
O Texto Científico: Elaboração de Resumos
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Redigindo a opinião do grupo.
RESUMOS CIENTÍFICOS Profa. Kátia Paulino dos Santos CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO.
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
Jornalismo literário.
Resumo.
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
GÊNEROS TEXTUAIS.
Metodologia Científica
Crônica.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Comunicação e Redação Empresarial
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Crônica argumentativa
Como redigir um bom texto?
Professor Jardson Brito
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Texto utilitário A Notícia.
UVA – MET. PESQ. CIENT. 2ª Parte Um pequeno manual de redação para produção de texto de cunho científico. Introdução Israel Belo de Azevedo.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Belchior José R. Araújo Texto 1 1. Tipos:
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS O TEXTO JORNALÍSTICO A NOTÍCIA é a base do jornalismo: é o seu objeto e o seu fim. Ela fixa e pereniza um acontecimento e torna-o acessível ao público. Para maiores exemplos, dê uma olhada no jornal do dia que estiver à mão. A notícia tem como objetivo informar. Essa informação deve ser entendida como a veiculação de um fato real que desperte interesse e chegue ao leitor de maneira rápida e direta. Por isso o primeiro parágrafo de uma notícia apresenta, normalmente, um apanhado geral dos fatos: QUEM? O QUÊ? QUANDO? ONDE? COMO? PORQUÊ? Fases da produção da notícia: seleção de eventos. ordenação dos eventos. identificação dos que tomaram parte dos eventos.

A notícia deve reunir: INTERESSE, IMPORTÂNCIA, ATUALIDADE e VERACIDADE. A notícia interpretativa deve conter tantos pormenores quantos forem necessários para explicá-la melhor, contribuindo, assim, para o discernimento e para o estabelecimento de paralelos. Opinar exige cuidados que contribuem para a clareza de um ponto de vista. Nesse sentido, a notícia requer tratamento e elaboração. Manchete: uma notícia precisa ser anunciada por uma manchete. O título da notícia é, ao mesmo tempo, uma manchete e tem o papel de resumir o fato. “Olho” da notícia: vem logo abaixo da manchete, numa frase que trata de acrescentar mais uma informação. Legenda: explicação que acompanha fotos ou ilustrações. É um código verbal traduzindo o outro. As legendas são descritivas.

TIPOS DE TEXTOS JORNALÍSTICOS 1. Artigo: texto em que prevalece uma opinião pessoal baseada em análise de situação ou dos fatos. Se consistente, apresenta naturalidade e concisão. Em geral, o artigo procura explicar um fato e sua motivação apóia-se no desejo do jornalista em informar ou interpretar (ex: notícia interpretativa). 2. Editorial: texto jornalístico que analisa um assunto e forma valorativa, a partir do ponto de vista da empresa jornalística. Apresenta um “diagnóstico” e uma “receita” para a questão em pauta (ex: jornal do dia). 3. Reportagem: trata de assuntos não relacionados a fatos novos, buscando certo conhecimento do mundo. Inclui investigação e interpretação (ex: Globo - eleições americanas). 4. Nota: notícia breve que se destina à informação rápida.

5. Crônica: caracteriza-se particularmente pelo estilo descontraído que a faz situar entre o jornalismo e a literatura. É constituída de acontecimentos diários que propiciam reflexões da exposição da visão do cronista, a linguagem utilizada ou é sentimental, ou emotiva, ou irônica, ou sarcástica. Pode ser de três tipos: a. crônica-comentário: visão pessoal, 1a. pessoa explícita ou implícita, vocabulário familiar. Não tem forma fixa: pode ser narração, descrição, diálogo. Giram em torno de fatos que proporcionam reflexões. b. crônica lírica: linguagem sentimental. c. crônica narrativa: 1a. ou 3a. pessoa e privilegia a narração. Recheada de humor, ironia e as idéias giram em torno de fatos da história.

A LINGUAGEM JORNALÍSTICA A linguagem jornalística adota o padrão culto da língua, sem contudo perder de vista o universo do leitor. Exige o emprego do mínimo de palavras e o máximo de informação, correção, clareza e exatidão. Para uma boa redação de textos jornalísticos, observe estes procedimentos: adote como norma a ordem direta, elaborando frases com a seguinte estrutura: sujeito, verbo e complemento. empregue o vocabulário usual. Adote esta regra prática: nunca escreva o que você não diria. Termos técnicos ou difíceis devem ser evitados. Se tiver que escreve-los, coloque entre parênteses seu significado. As gírias devem ser usadas apenas em casos especiais. nunca use duas palavras se puder usar uma só. evite os superlativos e adjetivos desnecessários.