Cassiana Seixas RA: 998750 – 9 Marcela Riccio RA: 813183 - 3.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
Quadro geral das Ciências da Educação.
Desafios do Ensino Médio
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Caminhos para Melhorar o Aprendizado
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Programa aluno pesquisador
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Ministério da Educação
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Políticas Educacionais I
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
Indicadores sociais e educacionais
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Instituto de Economia – UFRJ
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
 fracasso escolar - discutidos;  uma questão não resolvida;  inúmeras variáveis podem contribuir com o bom andamento do processo de aprendizagem, afetivo-emocionais,
Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro HELENA ALTMANN - UFMG Bruna W. Jung.
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
Maioridade Penal Notas Históricas. A História e o tempo: interação dos tempos. A história do abandono, como contar?. O tempo da escravidão. Sistema de.
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama

Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
A POLÍTICA EXTERNA ESTADUNIDENSE: RECURSOS NATURAIS E O PAPEL DA AMÉRICA LATINA Autora: Ana Gabriele Geraldo Orientadora: profª mestre Verenice Pavan Garcia.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Qualidade da Educação e Desenvolvimento Agosto de 2013 Ricardo Paes de Barros (SAE)
Transcrição da apresentação:

Cassiana Seixas RA: – 9 Marcela Riccio RA:

OBJETIVOS  Levantar informações sobre o desempenho educacional no Brasil nos tempos atuais e os determinantes de acesso e permanência.  Analisar os fatores que influenciam diretamente e indiretamente o baixo desempenho educacional no Brasil.  Ampliar uma discussão sobre a educação no Brasil, visando o desempenho educacional e os determinantes de acesso e permanência.

CONTEÚDO  No Brasil, a combinação de um sistema educacional público precário com graves imperfeições no mercado de crédito tem feito com que o nível de investimentos em capital humano esteja sistematicamente abaixo dos padrões internacionais. Este fato surpreende na medida em que todas as estimativas existentes para as taxas de retorno desse tipo de investimento apresentam valores bastante atraentes. 

CONTEÚDO  Mais preocupante que o subinvestimento em capital humano é o fato de este ser tão mais acentuado quanto mais pobre é a família. Como o grau de pobreza de um indivíduo é fortemente determinado por seu nível educacional, essa natureza diferenciada do subinvestimento em educação leva à transmissão intergeracional da pobreza. Os indivíduos nascidos em famílias pobres hoje tenderão a ter escolaridade inferior e serão, com maior probabilidade, os pobres de amanhã.

CONTEÚDO  A evasão escolar está longe de ser um assunto de fácil resolução ou de soluções mágicas, pautada pelo crescente agravamento, diante das altas taxas de abandono escolar que ainda se verificam. Diversos são os fatores determinantes do abandono escolar, tanto de ordem interna quanto externa à escola, mas tende-se para a baixa expectativa cultural e a questão sócio- econômica das famílias de nossos jovens, o fator mais preponderante.

CONTEÚDO  A escola percebida pelos alunos como não-atrativa, monótona e pouco significativa, possui um papel importante neste quadro, mas não exclusivo, é necessário juntar esforços de toda comunidade escolar.  Garantir o direito à educação enquanto forma de efetivação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente sinaliza para a concretização do acesso e da permanência na escola. A ocorrência da evasão escolar nas redes de ensino público representa um abalo à universalização da política educacional  O cenário dos fatores responsáveis pelo abandono escolar constitui uma das formas de exclusão dos alunos da escola. A evasão escolar impede que um maior número de alunos possa futuramente ter acesso à educação profissional.

CONTEÚDO  Os resultados obtidos revelam um impacto positivo e significativo da razão entre o número de escolas e a população em idade escolar sobre o desempenho escolar.  No caso da distância média à escola, os resultados obtidos são contrários às expectativas teóricas: comunidades onde a duração do percurso casa-escola é maior tendem a ter nível de escolaridade mais elevado, ainda que o coeficiente associado a essa variável não seja estatisticamente significativo

TÉCNICAS DIDÁTICAS E INTRODUÇÃO  Utilização de data Show para exposição do tema, discutir as questões levantadas para ampliar o conhecimento de todo o grupo.  As variáveis correlacionadas com custos e benefícios do investimento em capital humano ou que reflitam imperfeições de crédito são as principais candidatas a determinantes relevantes do investimento em capital humano.

PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL a) Até aonde a escola é culpada pelo desempenho do aluno? b) Qual a influência do meio familiar no desempenho do aluno? c) Qual a influência da parte financeira no desempenho do aluno?

CONTEXTUALIZAÇÃO  O impacto da disponibilidade e qualidade dos serviços educacionais, quanto maior a importância desse fator para o desempenho educacional, mais eficaz seriam os gastos públicos em educação no combate ao subinvestimento em capital humano no país.  O impacto da atratividade do mercado de trabalho. Assim, tentamos encontrar evidências de que em locais onde as condições do mercado de trabalho são melhores, e, portanto o custo de oportunidade de estudar é maior, o desempenho educacional é pior. Em terceiro lugar, investigamos a influência da disponibilidade de recursos familiares (financeiros e não-financeiros).

CONTEXTUALIZAÇÃO  O aumento na disponibilidade destes pode atenuar os efeitos de imperfeições do mercado de crédito, seja através da maior disponibilidade de ativos que possam ser utilizados como colateral, ou porque as famílias passam a poder utilizar recursos próprios para viabilizar esse tipo de investimento.  Numa comunidade com mais recursos, os custos incorridos em não adquirir educação podem ser maiores, tanto por problemas culturais e de inserção social quanto pelas exigências do mercado de trabalho local.

CONTEXTUALIZAÇÃO  Os investimentos em capital físico e humano — componentes fundamentais do processo de crescimento econômico — ocorrem não só quando as taxas de retorno esperadas para esses investimentos compensam o custo de oportunidade dos recursos investidos, mas também quando o mercado de crédito não impede que essas oportunidades sejam exploradas.  Numa economia em que os mercados são perfeitos, a contínua geração de oportunidades promissoras de investimento é condição necessária e suficiente para que haja um processo de crescimento sustentado.

CONTEXTUALIZAÇÃO  As imperfeições no mercado de crédito são, em grande medida, o resultado de informação assimétrica entre os agentes. A solução universalmente adotada para esse problema é a utilização de colaterais como garantia ao credor.  O investimento em capital humano é particularmente sensível às imperfeições no mercado de crédito por não ter contrapartida em ativos que podem ser utilizados como colaterais (como no caso da maioria das formas de capital físico).  Outra particularidade desse tipo de investimento é que não pode ser aumentado por uma decisão unilateral do governante, ao contrário de grande parte dos investimentos em capital físico.

CONTEXTUALIZAÇÃO  A decisão de investir em capital humano é estritamente descentralizada. Assim, o investimento em capital humano só pode ser aumentado se for reduzido o grau de imperfeição dos mercados de crédito, ou se as taxas de retorno desse investimento forem elevadas ao ponto em que, mesmo com as imperfeições existentes, compense aos agentes a realização do investimento.  A ocorrência da evasão escolar nas redes de ensino público representa um abalo à universalização da política educacional e o cenário dos fatores responsáveis pelo abandono escolar constitui uma das formas de exclusão dos alunos da escola.

DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO  a) Instrumentalização: Utilização de artigo sobre o tema.  b) Análise: Estudo do artigo sobre o tema.  c) Síntese: Discussão sobre os temas abordados na apresentação.  Possibilitar uma discussão do papel da escola, da família, do aluno no desempenho educacional e acesso e permanência. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA  Determinantes do desempenho educacional no Brasil – Barros et.all   Entre a permanência e o abandono: uma reflexão sob o olhar do jovem e adulto do ensino médio noturno - Pedagoga-PDE Jacqueline Silvério Rocha - Orientadora- UFPR Profª Drª. Sonia Maria Chaves Haracemiv  4.pdf?PHPSESSID= pdf?PHPSESSID=