Interface Usuário Máquina Aula 03
Visões S T A Atores envolvidos: K E H O L D R fabricantes de hardware e de software, vendedores, profissionais de suporte e manutenção, provedores de acesso à Internet, produtores de conteúdo, usuários, organizações, dentre outros. Possuem diferentes pontos de vista da tecnologia
Visões Sistema Interativo Desenvolvedor Cliente Usuário o que ele de fato permite fazer Desenvolvedor focada nas funcionalidades do software a maneira como ele é utilizado o que um sistema deve permitir fazer Cliente Usuário responsável pela aquisição do sistema focada no impacto do software no seu trabalho ou na sua vida
Visões A identificação dos diferentes atores envolvidos e a articulação dos seus interesses e pontos de vista são importantes desafios no desenvolvimento de tecnologia.
Visões Segundo as áreas do conhecimento Computação: Cada área analisa os sistemas interativos de acordo com critérios de qualidade particulares, cada qual assumindo diferentes graus de importância. Computação: Faz o sistema de dentro para fora
O que é estudado pela área de IHC? Quais são seus objetos de estudo?
Objetos de Estudo sistemas computacionais interativos para uso humano projeto, implementação avaliação Fenômenos relacionados ao uso desses sistemas
Objetos de Estudo Podem ser agrupados em cinco tópicos inter-relacionados (Hewett): a natureza da interação humano-computador; o uso de sistemas interativos situado em contexto; características humanas; arquitetura de sistemas computacionais e da interface com usuários; e processos de desenvolvimento preocupados com uso.
Objetos de Estudo Natureza da Interação Investiga o que ocorre enquanto as pessoas utilizam sistemas interativos em suas atividades. Descreve, explica e prevê esse fenômeno e algumas de suas conseqüências na vida das pessoas.
Objetos de Estudo Contexto de Uso avalia o impacto dos diferentes aspectos do contexto sobre a interação humano-computador sendo concebida ou avaliada A interação sofre influencias da Cultura, Sociedade Organização ... em que estão inseridos os usuário.
Objetos de Estudo Características Humanas A interação com qualquer artefato novo, requer capacidade cognitiva para processar informações e aprender a utilizá-las. As pessoas tendem a continuar usando as mesmas formas com que já se comunicam e interagem. Características físicas dos usuários e suas limitações (visão, audição, tato, capacidade de movimentar o corpo) = responsáveis pela sua capacidade de percepção do mundo ao seu redor e sua capacidade de atuar sobre ele.
Objetos de Estudo Arquitetura de Sistemas Computacionais Diversas tecnologias e dispositivos têm sido desenvolvidos para permitir e facilitar a interação com pessoas. O projeto da interação costuma aproveitar modelos conceituais já conhecidos pelos usuários para facilitar o aprendizado do sistema. Conhecer as tecnologias e dispositivos é fundamental para sermos capazes de propor, comparar, avaliar e tomar decisões sobre formas alternativas de interação com sistemas computacionais.
Conceitos Básicos Conceitos Básicos: Interação Interface Affordance Interface Usuário Maquina Prof. Carmen ceciliaucg@gmail.com
Interface - Interação Lugar onde o contato entre duas entidades ocorre
Interface - Interação As formas das interfaces refletem as qualidades físicas das partes na interação e também o que pode ser feito com ela.
Affordance As características físicas de um artefato evidenciam o que é possível fazer com ele e as maneiras de utilizá-lo. Interface Usuário Maquina Prof. Carmen ceciliaucg@gmail.com
Affordance O conjunto de características do hardware e do software perceptíveis pelo usuário aponta para um conjunto de operações que podem ser realizadas com o sistema interativo, bem como para as formas de realizá-las manipulando os elementos da interface. Existe um termo técnico para esse conjunto de características: affordance Interface Usuário Maquina Prof. Carmen ceciliaucg@gmail.com
Affordance Corresponde ao conjunto das características de um objeto capazes de revelar aos seus usuários as operações e manipulações que eles podem fazer com ele (Norman, 1988). Interface Usuário Maquina Prof. Carmen ceciliaucg@gmail.com
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Affordances Guiam o usuário sobre o que o sistema é capaz de fazer e como ele pode manipular a interface para fazê-lo. Falsas affordances efeitos colaterais são inconvenientes. Interface Usuário Maquina Prof. Carmen ceciliaucg@gmail.com