Interface Usuário Máquina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
UML Visões – Parte 2.
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.
Interface Humano-Computador
Centrado na arquitetura
Interação Homem-Máquina
PROJETO DE INTERFACE Projeto de Interfaces entre componentes do software Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores de informação.
1 PROJETO DE INTERFACE - Projeto de Interfaces entre componentes do software - Projeto de Interfaces entre software e outros produtores e consumidores.
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
CAPÍTULO 7 1. Vantagens e desvantagens da robótica industrial
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Principios e Conceitos de Projeto
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
IHC Interação Humano-Computador
MANUTENÇÃO DE SOFTWARE
HCI design de interfaces humano-computador stephania padovani
Engenharia de Usabilidade
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Fundamentos de Engenharia de Software
Arquitetura de software
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Tópicos de Sistemas de Informação A
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Interface Usuário Máquina
Por que estudar sistemas de informação?
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
O Processo de desenvolvimento de software
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Interface Usuário Máquina
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Introdução à Interação Humano- Computador
Heloisa Vieira da Rocha (UNICAMP) e Paulo Lima (UEPA)
Interação Homem Computador
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
IUM Aula 09.
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Processos do Design 27/09.
Prof. Celso Cardoso Neto. Conhecer os aspectos básicos relacionados ao conjunto de três entidades: o HOMEM (“ser humano”), a MÁQUINA (“o computador”)
Engenharia de Groupware: Desenvolvimento de Aplicações Colaborativas. Síntese FUKC, H. RAPOSO,A. B. GEROSA, M. A. Artigo apresentado em mini-curso do Congresso.
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Fundamentos de Interface
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
Arquitetura de Software Projetos de Interface
Processo e Qualidade.
Análise e Projeto de Sistemas
Design de Interação Prof. Josué Froner
Semana de Comunicação 2010 Comunicação digital: como as comunidades de consumidores estão transformando a relação entre empresas e clientes João Vitor.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Evolução dos Games Usabilidade, Interface e Jogabilidade.
Ciência, tecnologia e sociedade
Fundamentos da Animação Gráfica Prof° Ms. Claudio Benossi
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Transcrição da apresentação:

Interface Usuário Máquina Aula 03

Visões S T A Atores envolvidos: K E H O L D R fabricantes de hardware e de software, vendedores, profissionais de suporte e manutenção, provedores de acesso à Internet, produtores de conteúdo, usuários, organizações, dentre outros. Possuem diferentes pontos de vista da tecnologia

Visões Sistema Interativo Desenvolvedor Cliente Usuário o que ele de fato permite fazer Desenvolvedor focada nas funcionalidades do software a maneira como ele é utilizado o que um sistema deve permitir fazer Cliente Usuário responsável pela aquisição do sistema focada no impacto do software no seu trabalho ou na sua vida

Visões A identificação dos diferentes atores envolvidos e a articulação dos seus interesses e pontos de vista são importantes desafios no desenvolvimento de tecnologia.

Visões Segundo as áreas do conhecimento Computação: Cada área analisa os sistemas interativos de acordo com critérios de qualidade particulares, cada qual assumindo diferentes graus de importância. Computação: Faz o sistema de dentro para fora

O que é estudado pela área de IHC? Quais são seus objetos de estudo?

Objetos de Estudo sistemas computacionais interativos para uso humano projeto, implementação avaliação Fenômenos relacionados ao uso desses sistemas

Objetos de Estudo Podem ser agrupados em cinco tópicos inter-relacionados (Hewett): a natureza da interação humano-computador; o uso de sistemas interativos situado em contexto; características humanas; arquitetura de sistemas computacionais e da interface com usuários; e processos de desenvolvimento preocupados com uso.

Objetos de Estudo Natureza da Interação Investiga o que ocorre enquanto as pessoas utilizam sistemas interativos em suas atividades. Descreve, explica e prevê esse fenômeno e algumas de suas conseqüências na vida das pessoas.

Objetos de Estudo Contexto de Uso avalia o impacto dos diferentes aspectos do contexto sobre a interação humano-computador sendo concebida ou avaliada A interação sofre influencias da Cultura, Sociedade Organização ... em que estão inseridos os usuário.

Objetos de Estudo Características Humanas A interação com qualquer artefato novo, requer capacidade cognitiva para processar informações e aprender a utilizá-las. As pessoas tendem a continuar usando as mesmas formas com que já se comunicam e interagem. Características físicas dos usuários e suas limitações (visão, audição, tato, capacidade de movimentar o corpo) = responsáveis pela sua capacidade de percepção do mundo ao seu redor e sua capacidade de atuar sobre ele.

Objetos de Estudo Arquitetura de Sistemas Computacionais Diversas tecnologias e dispositivos têm sido desenvolvidos para permitir e facilitar a interação com pessoas. O projeto da interação costuma aproveitar modelos conceituais já conhecidos pelos usuários para facilitar o aprendizado do sistema. Conhecer as tecnologias e dispositivos é fundamental para sermos capazes de propor, comparar, avaliar e tomar decisões sobre formas alternativas de interação com sistemas computacionais.

Conceitos Básicos Conceitos Básicos: Interação Interface Affordance Interface Usuário Maquina Prof. Carmen ceciliaucg@gmail.com

Interface - Interação Lugar onde o contato entre duas entidades ocorre

Interface - Interação As formas das interfaces refletem as qualidades físicas das partes na interação e também o que pode ser feito com ela.

Affordance As características físicas de um artefato evidenciam o que é possível fazer com ele e as maneiras de utilizá-lo. Interface Usuário Maquina Prof. Carmen ceciliaucg@gmail.com

Affordance O conjunto de características do hardware e do software perceptíveis pelo usuário aponta para um conjunto de operações que podem ser realizadas com o sistema interativo, bem como para as formas de realizá-las manipulando os elementos da interface. Existe um termo técnico para esse conjunto de características: affordance Interface Usuário Maquina Prof. Carmen ceciliaucg@gmail.com

Affordance Corresponde ao conjunto das características de um objeto capazes de revelar aos seus usuários as operações e manipulações que eles podem fazer com ele (Norman, 1988). Interface Usuário Maquina Prof. Carmen ceciliaucg@gmail.com

Interface Usuário Maquina Prof. Carmen ceciliaucg@gmail.com

Affordances Guiam o usuário sobre o que o sistema é capaz de fazer e como ele pode manipular a interface para fazê-lo. Falsas affordances efeitos colaterais são inconvenientes. Interface Usuário Maquina Prof. Carmen ceciliaucg@gmail.com