Origens e história da logística

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Transcrição da apresentação:

Origens e história da logística Alunos: Adriano Miguel Fernandes Gomes Diogo Fernando Coelho Oliveira Helder Filipe Lourenço Marques Hugo Guimarães de Faria Vítor Duarte Oliveira da Silva

Índice Origem da Logística Egípcios Fenícios Persas Romanos Logística Militar Origem Funções Logística Militar 2ª guerra Mundial Dias de hoje

Índice Nível Industrial Definições Anos 50 e início dos anos 60 Anos 60 e início dos anos 70 Década de 70 Década de 80 Fim dos anos 80 e início dos anos 90 Década de 90 Depois do ano 2000 Definições Diferentes nomes aplicados à distribuição e Logística Casos reais

Origem da Logística A palavra Logística origina da palavra grega “logos”, que significa “cálculo, razão, discurso, oração”. Na antiga Grécia, nos impérios Romanos e Bizantinos, existiam oficiais militares, com o nome de “Logistikas”, responsáveis pela distribuição de munições e alimentos, bem como de bens financeiros. Contudo o conceito de Logística ainda não estava estabelecido. A verdadeira Logística que veio dar origem à que hoje se conhece, pensa-se ter origem na França. Segundo Souza (1998), a Logística teve origem em França do séc. XVIII, onde o Marechal de Lógis tornou-se responsável pelo transporte de material bélico nas batalhas. O primeiro general a utilizar o termo foi Von Claussen. Assim surgiu a Logística.

Egípcios: Civilização Pré-clássica; Situado em África com a área de 1 000 000 Km2 A história do Egipto é conhecida desde a mais remota Antiguidade, começando a 3000 a.C. Contém umas das melhores arquitecturas, destacando-se as pirâmides de Gizé

Egípcios: (cont.) Compostas por 2,3 milhões de enormes blocos de calcário. Estima-se que cada um pesa cerca de 3 toneladas. Encontra-se aqui um bom caso de logística, pois esses blocos encontravam-se dispersos por várias “pedreiras”, ficando essas muito distantes do local de construção. Devido a boa logística ( a nível de definição de rotas) foi possível a construção das pirâmides, pois sem ela seria talvez impossível a construção.

Fenícios: Antiga região costeira mediterrânica, na Ásia Menor, tendo como o centro o Líbano. Habitada desde o 3º milénio a. C. por povos semitas, designados fenícios ou cananeus. A civilização fenícia tinha uma cultura centrada no comércio marítimo. A marina fenícia era uma das mais poderosas do mundo antigo. Exportavam: Púrpura, vidro. Importavam: Metais (cobre, estanho, ouro) e lã.

Fenícios: (cont.) Mais uma vez, estamos presente de um bom caso de logística, pois os fenícios criaram entrepostos comerciais ao longo de todo o Mediterrâneo, chegando às costas atlânticas da península ibérica e norte da África.

Persas: Povo que habitava a pérsia em 521 a. C., território correspondente à actual República do Irão, na Ásia. Devido à extensão do seu grande império, a comunicação era de grande importância. Desenvolveram para isso uma enorme rede postal por forma a cobrir toda a zona. Mais uma vez, houve utilização dos “princípios de logística”, para conseguirem uma boa comunicação.

Romanos: A história dos Romanos tem início em 753 a.C. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Uma das razões que permitiu a sua expansão foi pelo facto de terem construído estradas que ligavam todos os seus territórios, permitindo uma deslocação rápida de tropas e/ou mensageiros. Nessas estradas havia “Casas postais” e hospedarias por forma a permitir aos militares e mensageiros terem melhores condições. Mais uma vez, estamos presente de um caso onde houve o uso de “princípios de logística”.

Logística Militar : Origem: Desde os tempos bíblicos os líderes militares já utilizavam a logística. As guerras eram longas e geralmente distantes, sendo necessário grandes deslocações. Era necessário um plano, organização e execução de tarefas logísticas. O sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar militares. Dos primórdios da humanidade os povos eram geralmente nómadas, viviam da agro-pecuária e os pequenos exercitos eram constituídos por camponeses, eram claramente exércitos destreinados e desorganizados. Conflitos tinham uma razão territorial. Desde os tempos bíblicos os líderes militares já utilizavam a logística. As guerras eram longas e geralmente distantes, eram necessários grandes deslocamentos de um lugar para outro, além de exigir que as tropas carregassem tudo o que iriam necessitar. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate era necessário um plano, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, nem sempre a mais curta pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suplimentos. O sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas – propiciando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa. Este sistema operacional permitia que as campanhas militares fossem realizadas e contribuía para a vitória das tropas nos combates.

Logística Militar : (cont.) Funções Logística Militar : Transporte de pessoas. Desenvolvimento, transporte e distribuição de materiais. Disponibilização de instalações. Disponibilização de serviços.

Logística Militar : (cont.) 2ª Guerra Mundial 1941-1945: Conflito global. Uso em grande escala de transportes. Realocação das forças de desmobilização. Repartição dos prisioneiros de guerra. Alimentação de populações civis. Ofensivas estratégicas de bombardeamentos. Com a 2ª Guerra Mundial a logística tem um impulso em evolução e refinamento. Chamada a mais complexa, bem planeada operação de logística na história Não somente os combatentes tiveram que fornecer forças em distâncias cada vez maiores, mas estas forças tendiam a mover-se, consumindo rapidamente combustível, alimento, água e munição. A 2ª guerra de mundo era uma guerra também de logística, como em cada outro sentido. O custo da tecnologia ainda não se tinha transformado num factor inibidor. A partir do momento em que os militares começaram a perceber o poder estratégico que o sistema logístico possuía, deu-se mais atenção ao serviço de apoio que as equipes prestavam no sentido de deslocamento de munição, víveres, socorro médico nas batalhas etc. Consequentemente, despertou-se o interesse em estudos nesta área – que foi evoluindo após os resultados observados na Segunda Guerra Mundial em relação ao sistema logístico utilizados pelos militares.

Logística Militar : (cont.) 2ª Guerra Mundial 1941-1945: (cont.) Até o fim da 2ª Guerra Mundial a Logística esteve associada às actividades militares. Nesse período, com as tecnologias mais avançadas e a necessidade de suprir os locais destruídos pela guerra, a logística passou a ser adoptada pelas empresas. Após a 2ª Guerra Mundial, em meados de 1950, a logística, surge como matéria na Universidade de Harvard, nas cadeiras de Engenharia e Administração de Empresas. A inteligência americana, com a consultoria de professores da Harvard, estudou mais a fundo a Logística, para sua melhor utilização na participação americana na II Guerra Mundial. No pós-guerra, estes consultores tornaram-se os primeiros professores da disciplina Logística Empresarial em Harvard, nos anos 50.

Logística Militar : (cont.) Dias de hoje: A logística, através do Serviço de Intendência, evoluiu muito nas Forças Armadas. Hoje, este sector deixou de ser apenas um serviço de apoio ao combate, passando a ser um elemento importante que pode definir o curso de uma guerra. Num recente conflito da era Contemporânea, a Guerra do Golfo, pôde-se observar que o papel da logística foi preponderante para a vitória das forças americanas, prevendo e fornecendo os recursos de forma eficaz e na hora certa. Outro exemplo: Conflito entre os Estados Unidos e o Iraque.

Nível industrial: Anos 50 e início dos anos 60: Neste período, os sistemas de distribuição não eram planeados nem formulados. A distribuição era em geral representada pelo transporte rodoviário da indústria e das frotas dos próprios fabricantes. Não havia nenhuma ligação real entre os vários distribuidores.

Nível industrial: (cont.) Anos 60 e início dos anos 70: Reconhecimento da existência de actividades correlacionadas, tais como: - transporte; - armazenamento; - embalamento. Desenvolvimento do conceito de distribuição física. Planeamento e gestão dos serviços de distribuição a um custo reduzido.

Nível industrial: (cont.) Década de 70: Foi uma década importante no desenvolvimento do conceito de distribuição. Mudança na estrutura e controlo da cadeia de distribuição. Declínio do poder de alguns fabricantes e fornecedores. Aumento de alguns retalhistas. Desenvolvimento do conceito de armazéns de distribuição local e regional.

Nível industrial: (cont.) Década de 80: Aumento dos custos de distribuição, contribuindo para o aumento do profissionalismo associado. Planeamentos a longo prazo. Tentativa de identificar possíveis falhas e obter aprovisionamentos. Diminuição dos stocks. Desenvolvimento de tecnologias de informação que ajudaram o crescimento dos serviços de distribuição. Necessidade de sistemas de logística integrados.

Nível industrial: (cont.) Fim dos anos 80 e início dos anos 90: Ligação de tecnologias de informação mais avançadas. Integração de funções dos sistemas de logística. O termo logística foi usado para descrever o conceito: Logística = aquisição + gestão + distribuição de materiais Melhoramento dos serviços e redução dos custos associados.

Nível industrial: (cont.) Década de 90: Gestão de cadeias de fornecimento. Conceito de túnel, formado por diferentes organizações envolvidas por onde passa um fluxo de produtos: 1. Fornecedores 2. Transportadores 3. Fabricantes 4. Distribuidores 5. Retalhistas 6. Clientes

Nível industrial: (cont.) Depois do ano 2000: As organizações empresariais fazem um esforço para manter a sua posição face à concorrência, trazer novos produtos para o mercado e aumentar o rendimento das suas operações. Desenvolvimento de novas ideias; Redefinição dos objectivos empresariais; Reengenharia dos sistemas na sua totalidade. Uma área de negócio onde isto teve particular significado foi a logística. Para muitas organizações, as mudanças na logística promoveu o avanço dos seus negócios. As empresas líderes reconheceram que a logística pode oferecer valor acrescentado, em vez da ideia tradicional que muitas funções da logística eram meramente custos que deveriam ser minimizados.

Definições: Logística é a arte e ciência de determinar os requisitos, adquiri-los, distribuí-los e finalmente, mantê-los em condições operacionais para serem usados. Stone, 1968 A gestão de todas as actividades, que facilita movimentos e coordenação de fornecimentos e exige a criação de tempo e espaço úteis. Hesket, Glaskowsky e Ivie, 1973 Logística é a gestão estratégica de movimentos, armazenamento e informação relativa a materiais, começa e acaba em cadeias de fornecimentos, através das etapas de procura, processamento e distribuição final. O objectivo final é contribuir para o fluxo máximo e lucros futuros através do preço efectivo da satisfação dos clientes. Cooper, ed, 1994

Definições: (cont.) Logística é o posicionamento de recursos no tempo certo, no local certo, a um custo certo, com a qualidade certa. UK Institute of Logistics and Transport, 1998 O movimento eficiente de produtos acabados desde o fim da linha de produção até ao consumidor, e em alguns casos inclui o movimento matérias-primas desde a origem até ao início da linha de produção. Estas actividades incluem transporte de cargas, armazenamento, tratamento do material, embalamento de protecção, inventário de controlo, maquinaria e selecção de lotes, processamento de ordens, previsão de marketing e serviço de clientes. US National Council of Physical Distribution Management (NCPDM)

Definições: (cont.) Ciência que planeia e executa o movimento e manutenção das forças. NATO Logística é a parte da gestão da cadeia de abastecimento que planeia, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e económico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. Council of Logistics Management

Diferentes nomes aplicados à distribuição e logística : Distribuição física (physical distribution) Logística (logistics) Logística empresarial (business logistics) Gestão de materiais (materials management) Oferta e procura (procurement and supply) Fluxo de produtos (product flow) Logística de marketing (marketing logistics) Gestão de cadeias de fornecimento (supply chain management) Transportes

Casos Reais: Durante o furacão Katrina, na Califórnia, a Logística de dois órgãos foi posta à prova. De um lado, o Wal Mart, um gigante de hipermercados, com bastantes sucursais na zona da Califórnia; Do outro, a FEMA (Federal Emergency Management Agency) um órgão do estado responsável pela resposta a acidentes e catástrofes naturais, cujo desempenho foi posteriormente analisado pelos congressistas. Aquando do anúncio de possível tempestade, a empresa Wal Mart recorreu às suas bases de dados e descobriu que durante as tempestades aumentava o consumo de alguns produtos, reforçando assim o seu stock. Imediatamente após a catástrofe, 1900 camiões da Wal Mart dirigiram-se para Nova Orleães. A FEMA, uma vez que a infra-estrutura de comunicação estava destruída, levou 3 dias para se aperceber da gravidade da situação. A FEMA possui um Director de Emergência cujas suas funções não estão definidas, segundo o relatório do estado. Dados de FEMA retirados de um relatório norte-americano para descobrir as falhas

Casos Reais: (cont.) Falta de coordenação entre a FEMA e as autoridades locais. A companhia Wal Mart é conhecida pela sua eficiência e pelas suas Logísticas altamente centralizadas, o que leva a concluir que o sector privado está melhor preparado que o público. “Most people who were dramatically affected were Wal-Mart consumers. They're going to remember Wal Mart was there.” (Uma aposta da empresa?) Nos dias seguintes, a Wal Mart chegou com água, medicamentos e mais de 10 milhões de dólares em doações. Enquanto que o estado e as autoridades locais foram duramente criticados pela forma como ajudaram depois da tempestade, a Wal-Mart ficou reconhecida como um modelo eficiente de logística.

Casos Reais: (cont.) A FEMA estava mal preparada para conduzir buscas em grande escala. Várias equipas afirmaram terem sido enviadas a edifícios que já haviam sido inspeccionados, devido às marcas de spray deixadas pelas equipas anteriores. O alojamento de emergência estava apenas 35% ocupado nos primeiros 30 dias. Segundo o relatório, a FEMA necessita de melhorar a sua logística de mantimentos e transporte. Em alguns casos, foi necessário pedir o dobro do produto para obter apenas metade. "They were ready before FEMA was."

A logística sempre foi um importante factor da vida durante muitos anos, mas a sua importância foi reconhecida apenas num passado relativamente recente.

Bibliografia: Business Logistics Management, Ballou, Ronald H Logistics Engineering and Management, Blanchard, Benjamin The Handbook of Logistics and Distribution Management, Alan Rushton, John Oxley, Phil Croucher http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2005/09/05/AR2005090501598.html http://www.cnn.com/2006/POLITICS/04/14/fema.ig/index.html http://www.logisticsworld.com/logistics.htm http://www.cargolaw.com/logistics.html http://www.tigerlog.com.br/logistica/historia.asp