apresentação da disciplina de Logística

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Transcrição da apresentação:

apresentação da disciplina de Logística José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Resumo Motivação A disciplina de Logística Algumas suposições de base Organização da disciplina Organização dos alunos Aulas Avaliação Alguns comentários finais

Motivação “Far from being a place of inspiration, the lecture theatre is often the graveyard of motivation.” Sir Graham Hills and David Tedford. The education of engineers: The uneasy relationship between engineering, science and technology. Global Journal of Engineering Education, 6(3), 2002.

A disciplina de Logística Último semestre da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Disciplina optativa Decorre em paralelo com o seminário Um bloco de 4 horas por semana (sexta-feira depois do almoço), 14 semanas Disciplina de APEL – ambiente industrial Várias disciplinas obrigatórias e optativas ligadas à Investigação Operacional e à Gestão de Operações. Percentagem importante de alunos de outros ramos The Logistics course is offered as an optional course in the last semester of the degree in Computers and Electrical Engineering of the Faculty of Engineering of the University of Porto. This course was originally conceived for students following the branch of Industrial Automation, Production and Electronics, which is the branch of the degree most closely related to the industrial environment. Consequently, within this branch, several courses on Operations Research and Operations Management are offered, some mandatory and a few optional. The Logistics course is optional but, given the structure of the degree, can be chosen not only by the industry driven students but also by the students of the other two branches of the degree: Power Systems and Computers, Electronics and Telecommunications.

Algumas suposições de base Mais importante do que o que os estudantes aprendem é como aprendem Nesta altura do curso as competências não técnicas são tão importantes como as competências técnicas Os estudantes trabalham muito se se sentirem motivados e se forem recompensados pelo seu trabalho Será que o exame final é a melhor forma de avaliação? A última disciplina do último ano do curso Disciplina optativa - Não seriam piores Engenheiros se não a frequentassem Última oportunidade para aprender a aprender num ambiente controlado. Normalmente exige-se muito trabalho ao longo do ano, que normalmente corresponde a uma percentagem pequena na avaliação. É difícil interessar os alunos por trabalhos que correspondem 25% ou menos da nota final.

Organização da disciplina Nenhuma aula! (nem uma) 3 semana para o arranque 5 temas (10 semanas) Origens e história da logística, actividades da logística, a cadeia logística Localização e layouts Distribuição e transportes Armazéns e movimentação de materiais Logística e o just-in-time

Organização da disciplina Para cada tema (ciclo de 2 semanas) Pesquisa bibliográfica Estudo do tema Preparação da apresentação Apresentação na aula Oradores convidados: apresentação de problemas logísticos reais por empresas EFACEC - Transportes de grandes dimensões A distribuição no Grupo Vista Alegre O caso da indústria da microelectrónica - INFINEON Software ERP JDEdwards, pela empresa DoIt SOGENAVE – uma empresa de distribuição alimentar A campanha de brinquedos da Modelo Continente – Natal 2000 Lançamento de telefones móveis com pré-pagamento pela Optimus Avaliação do curso realizada pelos alunos Auto-avaliação

Organização dos estudantes Estudantes são organizados em grandes grupos (tipicamente 4 grupos com 4 ou 5 elementos cada) É promovida a cooperação Treina-se o trabalho em equipa Cada grupo tem um líder que deve Organizar e distribuir tarefas pelos elementos do grupo Estudantes de um grupo não devem trabalhar todos no mesmo assunto Uma distribuição de trabalho bem feita é desejada e valorizada pelos docentes Tomar decisões sobre o que incluir na apresentação final Os alunos estão habituados a trabalhar em pequenos gruposde dois. São dois alunos a fazer o mesmo trabalho, a olhar para o mesmo ecran de computador….Pensam ao mesmo tempo nos mesmos problemas Se eu trabalhar bem, terei a minha nota e não me importo com a avaliação dos outros. Os líderes serão avaliados pelos colegas

Organização dos estudantes Grupos mudam para cada tema são desconhecidos à priori são definidos pelos docentes para que não sejam possíveis negócios entre estudantes estudantes sejam treinados a trabalhar com qualquer pessoa, os colegas de quem gostam mais e os colegas de quem gostam menos Todos os estudantes têm que ser líderes pelo menos uma vez O estudante de cada grupo que fará a respectiva apresentação só é conhecido 48 horas antes da aula Sorteado pelos docentes É necessário que os alunos trabalhem de forma regular ao longo do semestre.

Ciclo de duas semanas por tema No fim da aula os alunos são informados: da constituição dos grupos para o próximo tema de quem serão os próximos líderes dos tópicos do tema que devem ser abordados por cada grupo Tópicos típicos são Conceitos básicos relacionados com o tema Abordagens estratégicas Abordagens quantitativas - algoritmos Problemas reais / aplicações / software Cada ciclo de duas semanas corrresponde a Novo tema Novos grupos Novos líderes O tema é o mesmo para todos, mas os tópicos a abordar para cada tema são diferentes para cada grupo. 1ª semana 2ª semana

Ciclo de duas semanas por tema Estudantes organizam uma primeira reunião Nessa reunião acordam num tipo de pesquisa bibliográfica, que é realizada por todos os elementos do grupo Depois de adquirirem uma perspectiva geral do tema, decidem que aspectos devem ser focados, dividem tarefas e repetem a pesquisa. 1ª semana 2ª semana

Ciclo de duas semanas por tema Uma semana depois da aula, os líderes dos grupos reúnem com os docentes na reunião de líderes Nessa reunião Cada líder apresenta um plano da apresentação do seu grupo de acordo com um template que será distribuído explica como foram divididas as tarefas entre os membros do grupo Os docentes verificam se o foco no tópico é o correcto e apoiam na correcção da abordagem sugerem bibliografia adicional, se necessário Todos juntos detectam sobreposições e tentam eliminá-las trocam fontes de informação decidem a ordem das apresentações Reunião de líderes Cumplicidade entre líderes e professores Preparação do espectáculo Reunião entre duas e três horas 1ª semana 2ª semana

Ciclo de duas semanas por tema Durante a segunda semana Os líderes organizam com os seus grupos a última fase do trabalho A apresentação é preparada e ensaiada Os professores mantêm-se disponíveis para tirar dúvidas, sugerir alterações, combinar estratégias, etc. A aula com as apresentações é no fim da segunda semana e estão presentes todos os alunos e os dois docentes…. Estratégia e estrutura das apresentações é completada. Apresentações com projecção de slides, com texto, imagens e por vezes pequenos filmes 1ª semana 2ª semana

A aula 1 hora para cada grupo 10 minutos para preparações Apresentação de 25 minutos 25 minutos de discussão com os colegas e os professores Estudantes dos outros grupos colocam questões e discutem as escolhas que cada grupo fez “Estou com vontade de ver como eles resolveram esta questão…” “Gostaria de saber que assunto é que eles valorizaram mais.” Discussão: parte mais importante da aula. Todos os alunos estão dentro do tema. Alunos são encorajados a colocar questões. ach group occupies a one-hour slot of time. Ten minutes are used for set-up, i.e. switching laptops or loading the presentation, preparing the projection, taking their places. The oral presentation itself takes 25 minutes and is given by the leader. The other 25 minutes are for discussion with the colleagues and the teachers. This is potentially the most important and fruitful part of the class. Students of the other groups are encouraged to ask questions and discuss the choices made by each group. This is possible because all the students are aware of the theme, although each group approached it through a different perspective. After a few sessions it is usual to hear expressions as “I am very curious to see how they have tackled…” and “I am looking forward to see what they have valued.”. On the other hand the participation of each student in this discussion phase is evaluated by the teachers and contributes for the final assessment of the each student. After the first sessions, in which the students start by trying not to question the colleagues thinking they are benefiting them with such an attitude, they quickly realise that all profit from a participated discussion and gain enough confidence on the teachers attitude of valuing the participation, doubts and questions more than saying always what is right and correct. 1ª semana 2ª semana

A aula 25 minutos de discussão com os colegas e os professores … Os professores discutem os vários assuntos, fazem perguntas sobre a apresentação ao líder e aos outros membros do grupo para: Realçar aspectos importantes do tema que não tenham sido devidamente focados Complementar a informação transmitida durante a apresentação Corrigir erros Avaliar a participação de cada elemento da equipa Não é de esperar que todos os alunos de um grupo saibam tudo. During this discussion phase teachers discuss the subjects, ask the leader and the other members of the group about the presentation and the topic itself in order to (1) highlight important aspects of the subjects that had not been properly highlighted, (2) complement the information passed in the presentation, (3) correct mistakes that the students may have made and (4) evaluate the participation of each group member in the work. Once again, it is not supposed that each student has the same insight over all the material presented by the group, but usually the teachers ask who has tackled a particular topic that they want to be clarified and address directly that student that should be the expert of the group on the topic.

A aula 25 minutos de discussão com os colegas e os professores … O desempenho do estudante que faz a apresentação, o aspecto e a legibilidade da apresentação são comentados pelos docentes. As apresentações são corrigidas e são disponibilizadas na página da disciplina. É crucial que estejam presentes dois docentes, para que possam moderar, motivar e controlar todo este processo. Estratégias de comunicação Apresentação dos slides Não são todos iguais,,,,há bons comunicadores e há comunicadores menso bons. Ao longo do semestre, todos melhoram o seu desempenho e alguns são verdadeiras revelações. These 25 minutes are also used to comment the performance of the leader while giving the presentation, and the presentation design (e.g. legibility). The teachers give some advise on communication strategies and slides design and try to help students improving their communicational skills. It is obvious that students are not all equal and while a few of them are good communicators by nature, others need to make a big effort to perform well. However, at the end all have improved their behaviour skills and some are real revelations. Besides the formal aspects of the presentation, the slides are corrected from the technical viewpoint and later published on the web site of the course. From our experience we believe that is crucial to have two teachers present to moderate, motivate and control this process. It enriches the discussion and allows to catch a lot of details that would be lost if just one person was present.

A aula Todos os alunos devem estar presentes na aula Se um aluno falta, não recebe nota pelo trabalho do seu grupo Se um aluno chega tarde e não assiste à apresentação de um grupo terá que escrever um resumo da apresentação ou terá uma redução de 25% na nota por cada apresentação a que não assista Uma ausência justificada pode ser compensada por uma monografia sobre o tema da aula (todos os tópicos). Do que vimos atrás, é crucial a presença dos estudantes na aula, para o seu processo de aprendizagem. From the last paragraphs it becomes clear that the presence of the students in these presentation sessions is fundamental for their learning process. So, it was needed to discourage as much as possible absences. To achieve that the following rules were announced and followed: If a student is absent he will not have a mark for the work that his group presented at that class, even if he worked in its preparation during the previous two weeks. If a student arrives late and does not attend the presentation of one group he will have to write a resume of that presentation, otherwise he will have a 25% penalty for each presentation he did not attend. A justified absence can be compensated by an individual written monograph about the theme (all topics) of that class. These rules originated 100% of attendance by the students. A few late arrivals were compensated by very interesting written resumes (4 along all semester). 100% de presenças!!

Avaliação Exame final escrito (25%) Apresentações dos temas (50%) 1 hora As questões são baseadas no material produzido pelos estudantes e apresentado nas aulas ( 30 acetatos x 4 grupos x 5 temas) Apresentações dos temas (50%) Critérios de avaliação Foco Abrangência Originalidade da bibliografia / casos / exemplos (que não tenham sido sugeridos pelos docentes) Correcção técnica Qualidade dos materiais usados na apresentação O desempenho do estudante que faz a apresentação Todos os elementos de cada grupo têm a mesma nota Responsabilidade colectiva Desempenho individual (25%) Como líder do grupo Participação nos trabalhos de grupo O peso realtivo de cada um dos componentes reflecte o esforço em cada actividade e a sua extensão The course assessment was based on 3 components: Final written examination 25.0% Themes presentation 62.5% Performance as leader and participation during classes 12.5% The relative weights of these components try to reflect the effort put on each activity and the extension in time of each one. It can be easily seen that around one third of the mark is based on individual work, while for the other two thirds students have to rely on the teamwork and so contribute for the collective success of each group in which they are inserted. Each question of the multiple-choice questionnaire may have one or more right answers. The students have to signal them but, for each mistake of signalling as right a choice that is wrong, points are withdrawn from their global classification. This means that, if a student is not enough convinced of the correctness of an answer it is better not to signal it. Each theme presentation is evaluated under several criteria: Focus on the topic given to the group Completeness in the way the topic is explored, treated and presented Originality in the bibliography, cases or examples used for the presentation, i.e. using sources or material not suggested by the teachers Technical correctness of the contents of the presentation Quality of the material used in the presentation in what concerns design, legibility, adequacy to the purpose, etc. Unless students announce that a certain colleague did not participate in the theme preparation, all members of a group will have the same mark. This is intended to reinforce collective responsibility and improve their wiliness to fully contribute for the teamwork. Having 5 themes during the semester means that each other week at least 12.5% of each student’s mark is decided.

Avaliação Capacidade de liderança e contribuição nos trabalhos de grupo Avaliada pelos colegas Os alunos preenchem um questionário onde fazem comparação emparelhada dos seus líderes Utilizando um sistema de apoio à decisão é possível obter um “rating” para cada estudante O número de níveis a usar no rating é controlado pelo nível de confiança do teste estatístico usado Situação apresentada This component of the global assessment is in fact divided in two parts. Presentational skills and active participation during classes in which the student has not been the leader are evaluated and assessed by the teachers. Leadership qualities and behaviour are peer assessed. For this peer assessment process a pairwise comparison technique is used. First students fill-in a questionnaire where they make a pairwise comparison of all their leaders just by saying if leader A was better, similar or worse than leader B, whatever is that particular student’s judgment of what is a good leader. In Figure 2 an example of such a matrix is presented. In this example a fictitious case of a student that belonged to groups whose leaders were students S1, S3, S4 and S5. This student should compare S1 with S3, S1 with S4, S1 with S5, S3 with S4, S4 with S5 and S4 with S5. For that purpose a value of 0 (worse), 0.5 (similar) or 1 (better) must be filled in at those intersections. In this example our student found S1 better than S3, S4 and S5, S3 similar to S4 and both S3 and S4 worse than S5. This kind of judgment is not very demanding and originates very good final results when the overall assessments are merged. That is done by a decision-aiding tool that reaches a rating for each student. The level of confidence of the statistics test used controls the number of levels obtained in the rating process. Typically we are willing to end up with between 3 and 5 levels.

Alguns comentários finais Todos os anos os alunos são encorajados a dar sugestões relativamente ao modo de funcionamento da disciplina Todos os anos são introduzidas alterações sugeridas por alunos de anos anteriores e pela experiência dos docentes Inesperado para os estudantes Recompensador para os docentes When the course functioning is described it results always unexpected for the students. They immediately see the amount of work that is going to be asked from them, but must be convinced of the benefits, assessment included, of this model. For the teachers this is a rewarding experience. Some courage is demanded because there are risks of being judged by colleagues as lazy teachers that do not even prepare formal classes, texts or slides for the students. But the biggest challenge is an interior one: to accept that students can really learn without our traditional and formal lectures. A final word concerning the teachers team. After this 3 years experience it is our belief that this way of running a course would not work at all with just one teacher present in class. For the teachers, as well as for the students, teamwork is required and must be exercised. Working together, in a non-hierarchical mode, is something that teachers in high education schools are not used to and is important for the new learning/teaching paradigms.