Programa Mudanças de Estruturas na Prática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Programa de Ética e Cidadania
Realidade dos Centros Urbanos
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
PLANO DE GESTÃO.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.
Projeto Contabilista Solidário
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
FAMÍLIA, UM DOS EIXOS DA AÇÃO EVANGELIZADORA
Protocolo de Gestão Integrada
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
O desafio do trabalho em “rede”
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Documento de Aparecida
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Pastoral da Educação e da Cultura
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Aplicabilidade dos Módulos
Terceira Parte.
ESF Integralidade da assistência
FORMAÇÃO BÁSICA.
Contexto de atuação do CME
Formação Básica para Novos Vicentinos
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Envolvimento Comunitário nas Pesquisas de Vacinas contra a AIDS Alexandre Menezes International AIDS Vaccine Initiative.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
DIRETORIAS DAS UNIDADES
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
Identidade da Pastoral
Ministério Público do Trabalho
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Atuação dos agentes de Controle Social
Apresentação da Sociedade de São Vicente de Paulo
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
N.S. DO CARMO PADROEIRA DA REGIÃO V CONSELHO METROPOLITANO DE ANÁPOLIS.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

Programa Mudanças de Estruturas na Prática IV Encontro Partilha e Integração da Região V 08 a 10/11/2013 Programa Mudanças de Estruturas na Prática Csc. Marcia Moreschi – CM Brasília

Oração para a mudança de estruturas Nós vos louvamos e vos agradecemos, ó Deus, Criador do Universo. Fizestes boas todas as coisas e nos destes a terra para que a cultivássemos. Fazei que saibamos usar sempre agradecidamente as coisas criadas e partilhá-las generosamente com todos os necessitados. Dai-nos criatividade ao ajudar os Pobres em suas necessidades humanas básicas.

Abri nossas mentes e nossos corações para que possamos ficar ao lado deles e ajudá-los a mudar as estruturas injustas que os mantêm na pobreza. Fazei que sejamos irmãos e irmãs para com eles, amigos que caminham com eles em suas lutas pelos direitos humanos fundamentais. Nós vo-lo pedimos por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Projeto MUDANÇA SISTÊMICA Uma alternativa para mudar as situações injustas que oprimem os Pobres Cronologia: Em 2007 foi elaborado um estudo e instituída a comissão internacional para fomentar a Mudança Sistêmica aos responsáveis da Família Vicentina. Depois de uma séria avaliação, a Mudança Sistêmica foi adotada para os próximos anos para a Família Vicentina. 2008 – Encontro no México Em 2009, em Brasília, foi realizado o XI Encontro da Nacional Família Vicentina e aprovada a proposta de iniciar o projeto em todas as regiões.

Projeto MUDANÇA SISTÊMICA Uma alternativa para mudar as situações injustas que oprimem os Pobres Cronologia: Em 2011, em Goiânia - X Encontro da Nacional Família Vicentina , reiterado compromisso por todos os ramos. Em abril de 2012, em Aparecida do Norte – Encontro Latino-americano da Família Vicentina – reiterado compromisso. Em agosto de 2012 – Presidente Internacional da SSVP, cfd. Michael Thio, ressaltou prioridade com o tema. 5

O que é um Sistema? Um sistema é um todo, um composto unificado de coisas/elementos que funcionam juntas. Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interrelacionados que interagem no desempenho de uma função para obter um objetivo comum. O que unifica todos estes exemplos é o fato de que cada um deles possui um conjunto de elementos interrelacionados (chamados de componentes, subsistemas ou subunidades, estruturas), e que podemos identificar alguma função desempenhada pelo sistema como um todo

O que é um Sistema? O que unifica todos estes exemplos é o fato de que cada um deles possui um conjunto de elementos interrelacionados (chamados de componentes, subsistemas ou subunidades, estruturas), e que podemos identificar alguma função desempenhada pelo sistema como um todo, como: Sistema econômico manter os recursos da economia em circulação Sistema Computacional atender a uma determinada necessidade de processamento de informações de usuários Sistema Solar manter os planetas girando em torno do sol. Sistema Social manter as estruturas que assegurem o bem-estar dos indíviduos.

O que é e no que consiste a Mudança de Estruturas? Mudança de estrutura: é um processo que favorece uma mudança estrutural de um sistema (para nós vicentinos um projeto, uma ação, a sociedade). É uma mudança que leva a uma transformação radical da vida dos excluídos, através de estratégias específicas, necessárias para produzir tais mudanças. Propõe uma nova reflexão, que impede que inconscientemente utilizemos os mesmos modelos mentais que deram origem ao problema que pretendemos resolver.

Ilustração de como se trabalhar a Mudança Estruturas A mudança sistêmica pretende transformar uma série de elementos (estruturas) que interagem entre si, mais do que um elemento isolado. Requer mudar atitudes que causaram o problema que um grupo tenta resolver (É necessário aprender a ver o mundo de maneira diferente) Pretende colaborar na criação de estruturas sociais mais justas, para que exista uma melhor distribuição de oportunidades. 9

Novas Formas de Pobrezas Aids Dependência Química Desigualdades Solidão Desastres naturais e Ambientais Falta água potável

Novas formas de Pobrezas Trabalho Infantil Falta de Educação Formal Prostituição infantil Violência doméstica Individualismo Falta de crença Consumismo Desagregação familiar

Nosso serviço... A vocação vicentina é seguir Jesus Cristo servindo aqueles que precisam, dando testemunho de sua compaixão e amor libertador, aliviando o sofrimento e a miséria, promovendo a dignidade e a integridade humana em todas as suas dimensões, independente de religião, sexo, meio social, etnia, estado de saúde, política ou cultura...

Abraham Harold Maslow, doutor em psicologia, Nova iorque, 1908-1979 A ação Vicentina promove o bem-estar dos nossos irmãos ? Abraham Harold Maslow, doutor em psicologia, Nova iorque, 1908-1979

Nossos Pobres vivem com dignidade ? Todos os vicentinos estão sensibilizados ?? O que podemos melhorar ? Nossos Pobres vivem com dignidade ? O que é promoção humana?

Passo a Passo da Implantação do Programa Mudanças de Estruturas no âmbito do CM Brasília Fase 1 – 2009/2010 - Entendimento - Análise dos documentos: Reflexões sobre mudanças sistêmica e livro Sementes de Esperança. Fase 2 -2010 - Definição do projeto projeto “Conhecendo e Promovendo a Mudança de Estruturas” Objetivo: sensibilização e conscientização dos vicentinos sobre o Programa e o processo de transformação.

Fase 3 – 2010 e 2011 - Implantação do projeto: Como ? Passo a Passo da Implantação do Programa Mudanças de Estruturas no âmbito do CM Brasília Fase 3 – 2010 e 2011 - Implantação do projeto: Como ? Oficinas/encontros de sensibilização b) Que Materiais ? Produção do documento “Uma Leitura Popular do Programa Mudanças de Estruturas”. c) Onde ? Em cada Conselho Central d) Resultados: Oficinas no âmbito de 12 Conselhos Centrais do CM Brasília, assim como no Encontro Ecafo-CCA-CJ do CM Brasília e no Encontro de lideranças da Região V (CMs de Brasília, Anápolis, Goiânia e Uberaba). Os encontros totalizaram 1.257 participantes.

Passo a Passo da Implantação do Programa Mudanças de Estruturas no âmbito do CM Brasília Fase 4 –2011 - Conhecer a realidades nas bases Objetivo: promover o debate e estimular o vicentino a analisar a realidade, ampliar horizontes, conhecer os fatores que influenciam o entorno das famílias, as causas da pobreza. Colher subsídios para a definição de novas estratégias e produção de novos materiais de reflexão. a)Como ? - distribuição de textos de nas conferências b) Material ? - Leituras Espirituais para as Conferências - Subsídio I - Conhecendo a Realidade - Subsídio II – Em Busca da Caridade (de 1 a 4 = O olhar dos mais ricos sobre os pobres; de 5 a 8 = O olhar da fé sobre o pobre; 9 a 12 = A caridade) c) Resultados: 30% a 40 % de devolução de questionários a Ecafo.

Passo a Passo da Implantação do Programa Mudanças de Estruturas no âmbito do CM Brasília Fase 5 – 2012 – lançamento do Programa Mudanças de Estruturas: Nova Caridade para Novos Tempos Objetivo: ampliar a atuação nas bases vicentinas por meio da constituição de equipes em cada CC; apresentar caminhos de atuação.

Programa Mudanças de Estruturas: Nova Caridade para novos Tempos.

Programa Mudanças de Estruturas: Nova Caridade para novos Tempos. Efatá = Abre-te Equipe de Mobilizadores Objetivos: Apoiar a construção e a implementação dos projetos e ações do Programa Mudanças de Estruturas: Uma Nova Caridade para novos Tempos na região de abrangência do Conselho Metropolitano de Brasília-CMB.

Equipe Efatá = Abre-te Mc 7, 31-35 “E ele, tornando a sair dos termos de Tiro e de Sidom, foi até ao mar da Galiléia, pelos confins de Decápolis. E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele. E, tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua. E, levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te. E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente. E ordenou-lhes que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lhos proibia, tanto mais o divulgavam. E, admirando-se sobremaneira, diziam: Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e talar os mudos. “ Nossos ouvidos precisam abrir pra escutar o que? A nossa língua precisa dizer o que?

Programa Mudanças de Estruturas: Nova Caridade para novos Tempos.

Projeto Conscientização dos Vicentinos Constituição Federal - Leis Sociais a) Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais Cap. I – Dos Direitos e Deveres Individuais e coletivos b)Título VIII – Da Ordem Social Cap. II – Da Seguridade Social Seção II – Da saúde seção III – Da previdência social seção Iv – Da Assistência Social Cap. III – Da Educação, Cultura e Desporto Cap. VI – Do Meio ambiente Cap. VII – Da família, da criança... Cap. VIII -Dos índios Leis Complementares Lei orgânica da Saúde Política Nacional de Saúde Mental Lei Orgânica de Assistência Social Política Nacional de Assistência Social Política Nacional do Idoso Estatuto do Idoso Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência Estatuto dos Portadores de Deficiência Estatuto da Criança e do Adolescente

Projeto Conscientização dos Vicentinos Controle Social Conselhos Municipais – Fundamentação IDH – Índice de Desenvolvimento Humano IDS –Índice de Desenvolvimento Social Sociedade – instituição política Organizações populares Doutrina Social da Igreja e Mística Vicentina a) 10 princípios da DSI como fundamentação da dignidade humana b) Carisma vicentino – Os Pobres são nosso Senhores.

Projeto Inserção = Ação Vicentina Mobilização junto aos Conselhos e Conferências Transmitir e disseminar conhecimentos sobre o programa junto aos Conselhos e Conferências da região. Promover ações de sensibilização/conscientização e formação dos vicentinos sobre promoção humana,

Projeto Conscientização dos Assistidos Mobilização junto aos Comunidades e famílias assistidas Acompanhar e apoiar ações de sensibilização/conscientização junto as comunidades e famílias assistidas (direitos do cidadão, dignidade humana, aumento da auto-estima) Promover o desenvolvimento de ações integradas entre Conferencias e Conselhos em uma mesma comunidade

Projetos Sociais Promoção e implementação de projetos sociais Participação de formação sobre projetos sociais Identificar demandas sociais por meio de oficinas de diagnóstico participativo (vicentinos e comunidades) Identificar projetos sociais locais e buscar a complementaridade de ações

Projeto Rede de Parcerias Promoção e implementação de parcerias Constituir rede on line da equipe de mobilizadores Identificar parcerias com outros agentes sociais. Promover parcerias locais e buscar a complementaridade de ações entre Conferencias e Conselhos. Buscar parcerias e troca de experiências com os ramos da Família Vicentina Organizar banco de dados de “boas práticas”

Passo a Passo da Implantação do Programa Mudanças de Estruturas no âmbito do CM Brasília Fase 5 – 2012 – implantação do Programa Mudanças de Estruturas: Nova Caridade para Novos Tempos a)Como? Formação de mobilizadores/multiplicadores- março 2012. b) Materiais: Apresentações PowerPoint sobre o Programa Mudança de Estruturas: Nova Caridade para Novos tempos Vídeo Ilha das Flores A Caridade de Ontem e hoje e suas exigências c)Resultados: 38 mobilizadores/multiplicadores Plano de Ação de cada CC;

Passo a Passo da Implantação do Programa Mudanças de Estruturas no âmbito do CM Brasília Fase 6 – 2012 – Acompanhamento do Programa Mudanças de Estruturas: Nova Caridade para Novos Tempos a)Como? Encontro/debates. b) Resultados: Julho/2012 – 1° Mesa Redonda – formação e apresentação de resultados Fevereiro 2013 – 1° Encontro de Intercâmbio de Experiências. Outubro 2013 – 2° encontro de Intercâmbio de Experiências

Passo a Passo da Implantação do Programa Mudanças de Estruturas no âmbito do CM Brasília c) Materiais: Cartilha sobre Direitos Sociais Pequena Cartilha-Apresentação do Programa Mudanças de Estruturas Projeto Conscientização dos Vicentinos - Módulo I - Cidadania Projeto Conscientização dos Vicentinos – Módulo II - Doutrina Social da Igreja Dinâmica I - Identificação de Valores Dinâmica II - Identificação de Crenças Dinâmica Mapa da Vida

Materiais dos Conselhos Centrais Efatá em Ação... Materiais dos Conselhos Centrais Questionário aplicado junto as conferencias – CC Santo Antonio-Gama Cidadania em 10 lições-cfd. Jurandir da Silva Martins. Apresentações diversas. 33

Efatá em Ação... ALGUNS RESULTADOS - Conselhos Centrais oficinas de sensibilização de vicentinos (Conselhos Centrais e Particulares) Brasília Divino Espirito Santo Nossa Senhora do Carmo Nossa Senhora do Perpetuo Socorro Santo Antonio Paracatu questionário sobre o Programa Mudanças de estruturas – CC Santo Antonio Mapeamento de necessidades dos assistidos – CC Santo Antonio 34

Efatá em Ação... ALGUNS RESULTADOS - Conselhos Centrais Formação para garçons e garçonetes - 23 formandos, sendo 11 recrutados nas famílias assistidas e 12 entre o assistidos pelo sistema prisional APAC - Paracatu Iniciado curso para formação de empregados domésticos – CC Paracatu iniciada formação em Artesanato nas comunidades de Areal e Riacho Fundo II - CC Nossa Senhora do Carmo Palestras Educativas e de Formação Cidadã para assistidos – CC de Formosa , N.S. Perpétuo Socorro, Santo Antonio 35

Efatá em Ação... ALGUNS RESULTADOS - Conselhos Centrais "Ação Social" com cabeleireiros e manicures, tratamento odontológico, psicológico, assessoria jurídica para as famílias assistidas- CC Perpétuo Socorro e CC Nossa Senhora de Fátima. Biblioteca Vicentina – CC Paracatu Alfabetização de Adultos – CC Divino Espirito Santo Centro Comunitário Vila Rabelo - Formação de salgadeiros, ballet, judô, violão, evangelização e catequese – CC Divino Espirito Santo oficinas sobre acesso as políticas sociais - CC Perpetuo Socorro e Nossa Senhora do Carmo 36

ALGUNS RESULTADOS –Âmbito Geral Externo a SSVP 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social-CONSOCIAL - Controladoria-Geral da União. O objetivo foi promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público. Os eixos propostos no texto-base são: I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; II - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; III - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e IV - Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção. CMB promoveu um debate sob a modalidade de Conferencia Livre, no dia 31 de março de 2012. Debate sobre o Eixo III - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle, por considerarem que esse eixo apresenta vários aspectos relacionados ao trabalho vicentino, assim como há perspectiva de uma ação mais pró-ativa. 37

ALGUNS RESULTADOS –Âmbito Geral Externo a SSVP Forum das Pastorais Sociais. O objetivo trabalhar em conjunto em prol dos mais necessitados. - Reuniões mensais e Forum de debate e formação anuais. Cooperação com a Secretaria de desenvolvimento Social e Transferência de Renda-SEEST, com o objetivo de disseminar informações básicas sobre acesso aos direitos sociais com vistas a formação cidadã para cada vicentino possa ter mais conhecimento e colaborar na melhoria do atendimento aos irmãos que deles precisam. - produção de cartilha e apoio do CRAS no atendimento das famílias encaminhadas pela SSVP Participação da Conferencia Distrital sobre Assistência Social - colaborar nas definições e encaminhamentos de diretrizes que nortearam as políticas e programas nesse campo. 38

A Serviço do Amor “O verdadeiro serviço aos marginalizados e oprimidos começa quando aceitamos que a solidariedade se expressa não trabalhando por, mas estando ao lado das diversas e novas formas de pobreza”!

Ideias para atuação... - Parcerias com grupos da igreja (pastoral da criança, do idoso, carcerária, etc) - apoio do CRAS-Centro de Referencia e Assistência Social - Apoio do Conselho Tutelar Apoio dos Alcoólicos anônimos Ciranda da leitura com crianças e idosos - Palestra obre direitos do cidadão.

Ideias para atuação... - Palestras educativas (cuidados com a saúde, higiene, meio ambiente) - participação em conselhos sociais (de saúde, do idoso, da criança e do adolescente) evangelização; Formação profissional Alfabetização de jovens e adultos Reforço escolar para as crianças Atividades esportes e culturais -

Mudança de Estruturas É um processo que pretende realizar uma transformação radical na vida dos excluídos