Decreto-lei 59/2000 de 19 de Abril – Regime Jurídico das ITED Infra-estruturas obrigatórias; Certificação obrigatória da infra-estrutura; Projectista;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação da proposta do
Advertisements

FORMAÇÃO EM SHST Natália Carvalho.
Estadias de longa duração (Imigração)
Noção de cidadão Membro de um Estado (da civitas)/ pessoa a quem um Estado atribui a sua nacionalidade Cidadania /Nacionalidade: vínculo jurídico-político.
1 O regime da contratação electrónica (Directiva 2000/31/CE )
ordenamento do território e urbanismo
ERIIE Entidade Regional Inspectora de Instalações Eléctricas FEUP 2006/03/31 Mário Pinheiro.
28/05/2004SIADAP Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Definição de Objectivos.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Estrutura de um Processo de Licenciamento
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Passos para a Criação de uma empresa
NOVO REGIME Encontro Técnico Sectorial Lisboa, 23 de Julho de 2010.
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
© Dezembro, 2009 A localização nos sites das entidades empregadoras públicas dos conteúdos relativos ao emprego público.
Dispensa de medicamentos ao domicílio e via Internet
O Exercício da Actividade da Construção Aspectos Legais
Certificação Energética de Edifícios Existentes
Encontro Técnico Sectorial
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
“Noções de Hardware e Redes” Trabalho 1 Grupo 2.
EPOCH - TELECOMSOLUTIONS, Lda. Entidade Certificadora
Trâmites pré-abertura
Procedimento Concursal Portaria 83-A/2009 PRAZOS Publicitação do procedimento Candidatura Exclusão e notificação dos candidatos Resultados e ordenação.
Decreto-lei 59/2000 de 19 de Abril – Regime Jurídico das ITED Infra-estruturas obrigatórias; Infra-estruturas obrigatórias; Certificação obrigatória.
Formação ITED/ITUR CONTEÚDOS E UNIFORMIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
© Luís M.S. Oliveira
ITED NOVAS REGRAS IEFP - Lisboa Jorge Martins Direcção de Fiscalização
1.º Problema: Temos verificado que alguns projectos contêm falhas no dimensionamento das redes de tubagens, nos cálculos das redes coaxiais…, que só são.
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
2012 / Julho – Raul Costa Alves
Certificação ITED 11-DEZ-2007 Hotel Sana Malhoa LISBOA Seminário Anacom.
Formação ITED Problemas e propostas de solução
CÂMARA MUNICIPAL DE ABRANTES 01.FEV.10. mais espaço ao urbanismo Criado com o objectivo de criar maior e melhor acesso entre o munícipe e a Divisão de.
Certificação I T E D Problemas e propostas de solução
Problemas e Propostas de Solução
I T E D Problemas & Propostas de Solução
Direcção de Fiscalização
FORMAÇÃO I T E D Problemas e propostas de solução Seminário ANACOM 11 de Dezembro de 2007 – Hotel Sana Malhoa António Vassalo Director Fiscalização.
1 REFLEXÕES SOBRE RESPONSABILIDADES NO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE ENGENHEIRO CIVIL J. AMORIM FARIA FEUP 2003 / Fevereiro.
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
“ FORMAÇÃO ITED – Problemas e Propostas de Solução” LISBOA 11-Dez-2007 Seminário ANACOM.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Efeitos do registo.
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores CALHA TÉCNICA
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
NOVO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO
Política Nacional do Meio Ambiente
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Finalidade e Objecto do Registo Comercial Enquadramento legal.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Factos sujeitos a registo.
NORMAS DE AUDITORIA Profª Cleide Carneiro.
DIREITO DOS TRANSPORTES AULA 6
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Coordenação Regional de Santa Catarina
Módulo 4 – Legislação desportiva
DOQ-CGCRE-033 (Revisão 00 – AGO/2012) Parte 2 Vanderléa de Souza
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
Programa Jovem Aprendiz
Licença de Uso de Marca (UM)
A contratação colectiva
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
REGIME TRANSIT Ó RIO - MEDIA Ç ÃO DE SEGUROS O novo regime jur í dico Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Procedimentos legais antes da iniciação de uma obra
Transcrição da apresentação:

Decreto-lei 59/2000 de 19 de Abril – Regime Jurídico das ITED Infra-estruturas obrigatórias; Certificação obrigatória da infra-estrutura; Projectista; Instalador; Entidade certificadora.

Infra-estruturas obrigatórias nos edifícios novos; nos edifícios a reconstruir (desde a entrada em vigor do Decreto-lei 59/2000).

Questão: Quais as infra-estruturas obrigatórias? (artigo 4º) - espaços e redes de tubagens necessárias para a instalação dos diversos equipamentos, cabos e outros dispositivos, bem como armários para repartidores de edifícios e caixas de entrada de cabos (...) para ligação a sistemas de acesso fixo via rádio (FWA).

em edifícios com 4 ou mais fracções rede colectiva de cabos e rede individual de cabos para ligação às redes publicas de telecomunicações; sistemas de cablagem para distribuição de sinais sonoros e televisivos do tipo A (via hertziana terrestre) e tipo B (via satélite). em edifícios com 4 ou mais fracções autónomas

Projectista inscrito no ICP-ANACOM Quem pode ser ? engenheiros electrotécnicos, com o grau mínimo de bacharel, do ramo de telecomunicações ou ramo de automação, controlo e instrumentação; técnicos de telecomunicações; técnicos de electrónica industrial; electricistas que provem a respectiva qualificação profissional (necessitam de aproveitamento em curso habilitante).

Projecto acompanhado por termo de responsabilidade dispensa aprovação prévia Especificações técnicas Até novas especificações e prescrições aplicam-se as RITA (artigo 56º Decreto-lei 59/2000)

Entrada em vigor e período de transição Novo manual ITED Data de entrada em vigor : 1 de Julho 2004 novo manual ITED (prescrições e especificações técnicas); procedimentos de registo das entidades certificadoras; procedimentos de avaliação de conformidade das infra- estruturas; novo modelo de certificado de conformidade ITED.

Período de transição: até 31 de Dezembro de 2004

Avaliação de conformidade (prescrições e especificações técnicas) Projectos com data de entrada na Câmara Municipal posterior a 31 de Dez. (1 Jan. 2005) – artº 13º Data de conclusão do projecto, expressamente indicada no mesmo, posterior a 31 de Dez. (1 Jan. 2005) – artº 14º

Instalador inscrito no ICP-ANACOM compete ao dono da obra escolher o instalador Obrigações: empregar nas instalações apenas equipamentos e materiais que estejam em conformidade; - contribuir para assegurar a conformidade das ITED com os requisitos aplicáveis, em todos os trabalhos que realize.

Obrigações do projectista (artigo 11º) prestar esclarecimentos necessários ao dono da obra, instalador e à entidade certificadora para a interpretação correcta do projecto; dar assistência ao dono da obra e ao instalador na selecção dos materiais e componentes a serem utilizados; assegurar, por si ou por seu mandatário, o acompanhamento da obra, assinalando no respectivo livro o andamento dos trabalhos e a qualidade da execução, bem como qualquer facto contrário ao projecto.

A conformidade da instalação das ITED com prescrições e especificações técnicas e com o projecto certificação obrigatória. a ligação às redes publicas de telecomunicações só pode ser efectuada após emissão do certificado de conformidade.

Entidades certificadoras registadas no ICP-ANACOM emitem certificados de conformidade das instalações com prescrições técnicas e com o projecto (de acordo com o nível de qualidade); fiscalizar, em fase de execução, por sua iniciativa ou a pedido do dono da obra ou do instalador, a instalação das infra-estruturas; alertar o director técnico da obra para qualquer facto relevante relativo à execução da instalação, para efeitos de inserção no livro da obra.

104 6 Entidades registadas : Entidades que aguardam registo: Distribuição Geográfica de Entidades Certificadoras Registadas

MODELO DE CERTIFICADO DE CONFORMIDADE   MODELO DE CERTIFICADO DE CONFORMIDADE   Nº CERTIFICADO: Nº INTERNO:    DATA DA CERTIFICAÇÃO: ENTIDADE CERTIFICADORA (Nome e data de registo):  LOCALIZAÇÃO DO EDIFÍCIO (Distrito, concelho e morada completa, com código postal): TIPO E CARACTERIZAÇÃO DO EDIFÍCIO: N.º DE PISOS / TOTAL DE FRACÇÕES AUTÓNOMAS: _______ / _______ RESIDENCIAL  NÃO RESIDENCIAL, PARA USO PROFISSIONAL  MISTO  OUTRO (especificar)  __________________________ MORADIA UNIFAMILIAR  2 OU 3 FRACÇÕES AUTÓNOMAS  4 OU MAIS FRACÇÕES AUTÓNOMAS  NQ - NÍVEIS DE QUALIDADE DA INSTALAÇÃO:   1a  2a  3  1b  2b  1c  IDENTIFICAÇÃO DO RELATÓRIO DE INSPECÇÃO:  ___________________________________________________________________________ DECLARAÇÃO: DE ACORDO COM O ESTIPULADO NO DECRETO-LEI Nº 59/2000, DE 19 DE ABRIL, AS INFRA-ESTRUTURAS DE TELECOMUNICAÇÕES DO EDIFÍCIO ESTÃO CONFORME AS PRESCRIÇÕES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS EM VIGOR, COM O PROJECTO TÉCNICO E COM OS NÍVEIS DE QUALIDADE ACIMA REFERIDOS, PELO QUE PODEM SER LIGADAS ÀS REDES PÚBLICAS DE TELECOMUNICAÇÕES. A ENTIDADE CERTIFICADORA ITED DATA  

deve estar condicionada à exibição Licença de utilização dos edifícios ou fracções (artigo 62º do Decreto-lei 555/99 de 16 de Dez.) deve estar condicionada à exibição do certificado de conformidade ITED.

Projectista – obrigação de colaborar nas acções realizadas pelas entidades responsáveis por vistoria e fiscalização (artigo 11º/d) Instalador – obrigação de participação na vistoria que conduz à emissão de licença ou autorização de utilização de edifício, sempre que para tal seja convocado pela Câmara Municipal (artigo 19º/c) Entidade certificadora – obrigação de participação na vistoria que conduz à emissão de licença ou à autorização de utilização do edifício, sempre que para tal seja convocada pela câmara municipal.

Fiscalização das entidade certificadoras Análise periódica de certificados de conformidade e eventual pedido de relatórios de inspecção associados; Fiscalização da actividade das entidades certificadoras com o acompanhamento em obra (infra-estrutura); Fiscalização para resolução de conflitos e queixas.

MUITO OBRIGADO !