Marketing Estratégico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Advertisements

BENCHMARKING.
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Seleção de estratégias
Negócio Internacional Capítulo 8 Estratégias Colaborativas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócios Internacionais
Comércio Internacional Capítulo 5 Avaliação e Selecção do País International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Práticas de Apoio à Gestão
Administração Estratégica
“Evolving From Value Chain to Value Grid” Frits K
Segmentação Micro-segmentação
COMPETITIVIDADE GLOBAL
4. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS
Análise da Indústria e da Concorrência
Dinosaur (fit for a museum) - Missed their niche - Time to market - Dinamic customer needs/competitors Ostrich ( blind to the future) - Meet todays market.
“Inovação” Trabalho realizado por Grupo 3 Filipe Fialho
Henda Sangabi Joana Cerdeira Nuno Moreiras Pedro Silva Yann Alves Criar alianças ou estabelecer relacionamentos com entidades estranhas à organização pode.
How Apple does it? Henda Sangabi Joana Cerdeira Nuno Moreiras Pedro Silva Yann Alves.
Alianças Estratégicas
VALS A metodologia VALS explora a relação entre atributos psicológicos e comportamento do consumidor Marketing - Licenciatura em Finanças ©Prof. José.
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
Participação do consumidor em serviços
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Pesquisa de Marketing Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
SISTEMA DE GESTÃO CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT -
Estratégias do agronegócio
Estratégias Competitivas
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Resource-Based View Trabalho realizado por Grupo 3 Filipe Fialho Joana Leal de Oliveira Mariana Duarte Teresa Mourão-Ferreira Vera Ferraz da Costa Tipos.
Mestrado em Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia 21 de Novembro de 2003 Reading 1 – Reposicionamento da investigação na indústria Leonardo.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Como estabelecer e organizar
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Desenvolvimento Publicitário
SAD - 2. Processo Decisório - Etapas
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Definição de marketing para o século XXI
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro
Visão baseada em recursos (RBV) e competências essenciais
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
UNIDADE 2. ESTOQUES ESTOQUES Uni 2,Grupo 19U Lara Fernanda Silveira Monica Monges Fuentes Vagner Teixeira Maciel Leonardo Peixoto.
Planejamento e estratégia
Profa. Ms. MÁRCIA SEDEVITIZ –
Análise SWOT Professor: Carlos Cunha Alunos:
MATRIZ BCG.
0 Marketing Caso Prático Compal Prof. José M. Veríssimo.
0 Marketing Caso Prático Marktest Prof. José M. Veríssimo.
0 Marketing Caso Prático Lidl Prof. José M. Veríssimo.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO SWOT E CENÁRIOS José Manuel de Sacadura Rocha
Planejamento e Estratégia
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
Disciplina: Direção Estratégica
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Balanced Scorecard WebQuest Realizado por: Regina Espanhol Vanessa Medeiros 2014 Balanced Scorecard WebQuest Realizado por: Regina Espanhol Vanessa Medeiros.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Objetivos Estratégicos Crescimento: crescimento pela penetração cada vez maior de mercados onde são negociados produtos e/ou serviços que a empresa já.
Lembretes Próxima aula 11/04 – Prova1 A prova será em dupla, SEM CONSULTA (especialmente em aparelhos eletrônicos). Será baseada no Caso Kuhn Flowers (disponibilizado.
Transcrição da apresentação:

Marketing Estratégico Temas de Investigação e Debate Prof. José M. Veríssimo

Aplicação Prática Responder às questões apresentadas nos slides seguintes Apresentar os resultados obtidos em slides Powerpoint Fontes de Informação Google Scholar http://scholar.google.com/ Proquest http://proquest.umi.com/login User: 0X64SXXSNS Pass: Welcome EBSCO http://search.epnet.com User : ISEG Pass: socius Outras páginas web

Temas de investigação e debate # Em que consiste a Matriz BCG? Quais as vantagens e desvantagens? Ilustrar com um exemplo. 1 Em que consiste a Matriz General Electric? 2 Descrever a matriz S (strengths) W (weaknesses) O (opportunities) T (threats)? 3 Interpretar a matriz “Produto Mercado” de Igor Ansoff. Exemplificar. 5 Quais as três estratégias competitivas propostas por Michael Porter? Interpretar e explicar porquê a estratégia de “Stuck in the Middle” será sempre menos competitiva que as restantes. Ilustrar. 6

Temas de investigação e debate: Análise do Ambiente de Marketing # Explicar o modelo da “5 Forças” de Michael Porter. Ilustrar com um exemplo. 1 Explicar a análise PEST (Political, economical, Social, Technological). 2 Descrever as ideias base da “Industry-based View”. 3 Descrever as ideias base da “Resource-based view”. 4

Temas de investigação e debate: Análise dos Recursos Internos # Partindo da perspectiva da Resource-based View identificar os diversos tipos de activos organizacionais (organisational assets). Exemplificar com o ISEG. 1 Partindo da perspectiva da Resource-based View identificar os diversos tipos de capacidades e competências organizacionais (capabilities e competencies). Exemplificar com o ISEG. 2 Explicar o conceito de “core competence” da organização. Ilustrar com exemplos. 3 Partindo da perspectiva da Resource-based View identificar diversos tipos de activos de marketing (marketing assets), dividindo-os entre “customer-based”, “supply chain”, “aliance-based” e “internal-based/support”. 4 Partindo da perspectiva da Resource-based View identificar diversos tipos de capacidades e competências de marketing (marketing capabilities), dividindo-as entre “estratégicas”, “funcionais” e “operacionais”. 5

Temas de investigação e debate: Análise de Clientes e da Concorrência # Identificar e organizar os diferentes métodos de pesquisa de informação sobre clientes. Quais as vantagens e desvantagens dos métodos de pesquisa quantitativos em comparação com os métodos qualitativos? 1 Em que consiste o benchmarking? Em que áreas se pode fazer benchmarking de concorrentes? Sugestão: ver proposta de D.R. Lehmann e R.S. Winer (1991) Analysis for Marketing Planning. 2 Em que consiste a segmentação e quais os passos para a mesma? Quais os tipos de segmentação no mercado b2b e b2c? Exemplificar. 3

Temas de investigação e debate: Criação de vantagens competitivas # Em que consiste a selecção de mercados alvo? Como se determina a atractividade e escolha dos segmentos alvo? Identificar as 3 estratégias alternativas. Ilustrar a selecção de mercados alvo da Compal – Sumos com base na matriz produto /cliente . 1 Quais são as estratégias competitivas genéricas para alcançar uma vantagem competitiva? Explorar os factores que potenciam cada uma delas. Ilustrar com 2 produtos/marcas. Como se podem sustentar as vantagens competitivas? 2 Muitos autores afirmam que as empresas apresentam 5 tipos de estratégias, nomeadamente: crescimento, manutenção, nicho, rentabilização e desinvestimento. Explicar cada uma delas, identificando exemplos de empresas/marcas no mercado nacional. 3

Temas de investigação e debate Alianças e Relacionamentos # A estagnação de muitos mercados, tecnologias cada vez mais complexas, as limitações no acesso a recursos e competências, e as características dos consumidores do século XXI colocam desafios importantes às organizações. Uma opção para responder a estes desafios consiste na criação e desenvolvimento de alianças. Detalhar as possíveis razões de colaboração entre empresas. Que tipos de alianças, ou estratégias de colaboração, podemos encontrar no mercado? Ilustrar com 3 exemplos, detalhando os objectivos e tipos de aliança. 1 Criar alianças ou estabelecer relacionamentos com entidades estranhas à organização pode ser problemático. Quais os riscos que a organização pode correr com a criação de alianças? Ilustre com 3 exemplos de alianças que correram mal, explicando as possíveis causas. Quais os factores críticos de sucesso para que as alianças funcionem e o risco de fracasso seja minimizado? 2 O objectivo do marketing relacional é a criar relações duradouras entre a organização e os seus clientes. Como podem as organizações desenvolver relacionamentos com os seus clientes? Ilustrar com 3 exemplos. Uma das formas mais eficazes de reter clientes é mantê-los muito satisfeitos. Explicar a relação entre expectativas e percepções com base no modelo SERVQUAL de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), A Conceptual Model of Service Quality and Its Implications for Future Research, Journal of Marketing, Fall, p. 41-50. 3

Temas de investigação e debate Inovação # Com base no Capítulo 15 “Competing Through Innovation” do livro base, responder às seguintes questões: Os novos produtos podem ser “Dinossauros”, “Avestruzes”, “Flamingos”, ou “Pérolas”. Comentar Na perspectiva do consumidor, quais são as grandes vantagens dos novos produtos? Ilustrar com 3 exemplos de produtos/marcas nacionais. Quais são as principais causas do fracasso de novos produtos? Ilustrar com 2 produtos que não se conseguiram impor no mercado. 1 Com base no artigo de Harold Evans (2004), What Drives America’s Great Innovators , Fortune, 1 de Novembro, p. 24-25, responder às seguintes questões: Qual a diferença entre invenção e inovação? Grandes inovações do Sec. XX resultaram de coincidências. Ilustrar com exemplos do texto ou outros do conhecimento do grupo. Segundo o artigo, quais são as características dos inovadores? Comentar “ More innovations come from borrowing and combining than from simple innovation” 2 Com base no artigo de Lev Grossman/sCupertino (2005), How Apple Does It , Time, 14 de Novembro, p. 38-42, responder às seguintes questões: O CEO da Apple fala de colaboração e controlo como facilitadores da inovação. Concorda? Porquê? A Apple produz o seu próprio software e hardware para evitar que outras empresas tenham acesso aos seus produtos. Em que condições faz sentido fazer outsourcing de parte dos processo produtivo? Comentar “ If you follow conventional wisdom, Apple is doing it all wrong” 3