Mapas Conceituais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo: Kátia Diehl Magali Rosane Beltrão Rosária
Advertisements

Mapa Conceitual Ferramenta de estruturação do conhecimento.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Interface no Ambiente VIAS K
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento Educacional
Abordagem construtivista dos Mapas Conceituais
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROJETOS DE APRENDIZAGEM
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
Ferramenta de estruturação do conhecimento
Mestrado em Estudos de Linguagens Turma: 2º semestre de 2013 Disciplina: Ambientes Sociotécnicos para Ensino/Aprendizagem de Línguas Profa. Dra. Maria.
Aplicação de mapas conceituais na educação
ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs
Prof. Ms. Anderson Luiz Ellwanger
Introdução à Modelagem Conceitual 2. Mapas Conceituais
Autoria de Aplicações Hipermídia Daniel Schwabe Departamento de Informática PUC-Rio [ Parte 6 ]
O papel do conteudista.
MAPAS CONCEITUAIS.
Determinantes da Aprendizagem
Marco Antonio Moreira Instituto de Física, UFRGS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Aprendizagem Significativa
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Mapa Conceitual.
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Revisão de Literatura.
Mapas conceituais e “Cmaptools”
Livro: Estratégias de leitura
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Resumo Capítulo 4 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas
Prof. Roberto Ruas Alunos: Luciano, Edar
Com certeza, os seus pertences pessoais estão guardados em um guarda-roupa. No entanto, se estão organizados ou não, dependerá de cada pessoa. Mesmo estando.
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Ampliando conhecimentos
Importância da Leitura
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
ESTADO subdivide-se em ExecutivoLegislativoJudiciário Para construção do Mapa Conceitual utilize Barra de Ferramentas situada na parte inferior do programa.
IFPR – Instituto Federal do PR
NTE REGIONAL E SCOLA J OSÉ S ERAFIM R IBEIRO JARAGUARI MS PROGETEC RONAN IVO DE SOUZA.
MAPAS CONCEITUAIS 2014 Maria Aparecida Moura.
Análise de Redes Sociais
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
Indicadores e Segurança Pública: arranjos e modelos institucionais Renato Sérgio de Lima Maio de 2015 Workshop “Estratégias de Monitoramento e Redução.
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
O Chat Como Espaço de (Inter)locuções: uma leitura a partir das idéias de Bakhtin Seminário de Educação a Distância 2010 NUTES/UFRJ.
Iniciando o Cmap Tools Este tutorial se destina a dar uma iniciação ao Cmap Tools, para criação de Mapas Conceituais Seminário Integrador V.
Metodologia da Pesquisa Científica 2 o Grupo Prof. Felipe M. G. França, PhD (Imperial College London, 1994) Programa de Engenharia de Sistemas e Computação,
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
NUTES-UFRJ Laboratório de Tecnologias Cognitivas.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
FERRAMENTAS GERENCIAIS DA QUALIDADE
Seminários Regionais I Próximos Passos. Próximos Passos Mapeamento de Lideranças -Definir metodologia e equipe -Preparar questionário -Aplicar.
Oficina de Desenvolvimento de Lideranças Facilitadora: Profa. Renata Guimarães de Carvalho.
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
Mapa conceptual: una estrategia polimodal en la enseñanza/aprendizaje de lenguas extranjeras. Ministrantes: Cecilia Willi Grasiele Hoffmann Mirella Giracca.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
MEIO AMBIENTE – AQUECIMENTO GLOBAL
Mapas Conceituais: Ferramenta de manuseio do conhecimento Maurício Salgado
ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Transcrição da apresentação:

Mapas Conceituais

Fonte: David Ausubel (1980) Mapas Conceituais são ferramentas gráficas que permitem construir, organizar e representar os conhecimentos. São estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações. Os conceitos são destacados em caixas de texto e a relação entre os conceitos é representado por uma linha ou seta, contendo uma palavra ou frase de ligação que formam as proposições sobre o objeto em estudo. Fonte: Novak e Cañas (2006) A metodologia de construção de Mapas Conceituais está baseada na teoria da aprendizagem significativa, na qual, a pessoa constrói significados (relacionamentos) entre um determinado conceito e conhecimento prévios e os conceitos e conhecimentos derivados. Fonte: David Ausubel (1980)

GC – A captura do conhecimento entre especialistas (I)

GC – A captura do conhecimento entre especialistas (II)

Mapa Conceitual de GC

Aplicações dos Mapas Conceituais Na construção, organização e representação do conhecimento; No mapeamento dos processos do conhecimento; Como metodologia de resolução de casos; No raciocínio baseado em casos; No suporte dos processos decisórios; Na autoria de cursos presenciais e a distância.