Criação de objetos de aprendizagem digital como apoio à educação para o trânsito Josefina Giacomini Kiefer - UPM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Portfólio de Matemática
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Objetos de aprendizagem
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Planejamento geral de um curso
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
A Educação Mediada pela Tecnologia
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
FORUM CATARINENSE PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA NO TRÂNSITO
Visão: Conectar pessoas para um mundo melhor
Experiência Inovadora Estratégias e Políticas Educação Continuada em Geral Descrição de Projeto em Andamento Processos e Resultados: a experiência do Programa.
Escolhendo o nosso Futuro
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
O uso de Objetos de Aprendizagem no ensino de Matemática
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
03/03/2007. CONVÊNIO INTERINSTITUCIONAL Universidade Federal do Ceará Universidade Norte do Paraná.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O papel do conteudista.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
INCLUSÃO DIGITAL ROMPENDO BARREIRAS.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Arquitetando a Educação a Distância
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Criação de objetos de aprendizagem digital como apoio à educação para o trânsito Josefina Giacomini Kiefer - UPM

PANORAMA GERAL Cidade de São Paulo 11 milhões de habitantes 7 milhões de veículos. Trânsito – Ir e vir de pessoas e veículos –Fator de poluição do ar , congestionamentos e acidentes CET – Órgão gerenciador do trânsito Implanta ações de engenharia, fiscalização e educação de trânsito, mas melhorias dependem das escolhas individuais

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO Instrumento para conscientização sobre segurança no trânsito, qualidade de vida e meio ambiente - cidadania Código de Trânsito Brasileiro determina a obrigatoriedade da aplicação de programas de educação para o trânsito nos municípios CAPÍTULO VI - ARTIGO 76 “A Educação para o Trânsito será promovida na Pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.”

O município de São Paulo realiza por meio de ações educativas não-formais desenvolvidas pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET - programas de educação para o trânsito presenciais, direcionados para diferentes públicos, com metodologia específica as características do público-alvo e aos riscos expostos ao interagir no trânsito da cidade. Em 30 anos de existência,no CETET, foram atendidos milhares de crianças, jovens, idosos, motociclistas, entre outros. Contudo, estas ações, apesar da importância e eficácia atingida, não suprem as necessidades quanto ao atendimento de um maior volume e contingente populacional, principalmente com relação a formação de professores como multiplicadores nas escolas Implantação EaD – julho 2010 Até setembro 2014: mais de 45.000 inscritos; 13.000 aguardam atendimento; média semanal 100 novas inscrições

Objetos de Aprendizagem e a educação para o trânsito TICs - aplicação dos mais variados recursos para diferentes fins. O uso destas tecnologias para fins educacionais e instrucionais trouxe aspectos bastante positivos com relação à interação entre aprendizes e educadores, assim como novas possibilidades com relação ao acesso ao conteúdo instrucional e a construção de novos recursos.Neste contexto, podemos citar a importância dos OA - Objetos de Aprendizagem, no suporte à aprendizagem. Para Audino e Nascimento (2010), objetos de aprendizagem são recursos digitais dinâmicos, interativos e reutilizáveis em diferentes ambientes de aprendizagem, elaborados a partir de uma base tecnológica. Desenvolvidos com fins educacionais, eles cobrem diversas modalidades de ensino: presencial, híbrida ou a distância; diversos campos de atuação: educação formal, corporativa ou informal; e, devem reunir várias características, como durabilidade, facilidade para atualização, flexibilidade, interoperabilidade, modularidade, portabilidade, entre outras. Eles ainda apresentam-se como unidades auto consistentes de pequena extensão e fácil manipulação, passíveis de combinação com outros objetos educacionais ou qualquer outra mídia digital (vídeos, imagens, áudios, textos, gráficos, tabelas, tutoriais, aplicações, mapas, jogos educacionais, animações, infográficos, páginas web) por meio da hiperligação. Além disso, um objeto de aprendizagem pode ter usos variados, seu conteúdo pode ser alterado ou reagregado, e ainda ter sua interface e seu layout modificado para ser adaptado a outros módulos ou cursos. No âmbito técnico, eles são estruturas autocontidas em sua grande maioria, mas também contidas, que, armazenados em repositórios, estão marcadas por identificadores denominados metadados.

Segundo Wiley (2000), podemos relacionar a ideia de OA com o átomo, que sendo um elemento pequeno pode ser combinado e recombinado com outros, formando algo maior. Para ele, os objetos de aprendizagem devem ter as seguintes características: serem autoexplicativos, modulares, agregáveis, digitais, interoperáveis e reutilizáveis. Pimenta e Batista (2004) afirmam que os objetos de aprendizagem constituem em: (...) unidades de pequena dimensão, desenhadas e desenvolvidas de forma a fomentar a sua reutilização, eventualmente em mais do que um curso ou em contextos diferenciados, e passíveis de combinação e/ou articulação com outros objetos de aprendizagem de modo a formar unidades mais complexas e extensas. Para Singh (2001), um objeto de aprendizagem é composto de três partes bem definidas. Esta divisão estrutura o objeto, diferenciando-o de outras tecnologias aplicadas à educação. São elas: Objetivo: o que se quer ensinar ao aluno e o que este pode aprender a partir do objeto de aprendizagem; Conteúdo instrucional ou pedagógico: conteúdo necessário para que o estudante atinja seus objetivos; Prática e feedback: registro das interações do aluno com o objeto

Com a inserção dos cursos a distância na CET (animações em flash) – educadores solicitaram o uso em suas práticas de educação presencial, parte dos objetos utilizados nos cursos em EaD. Efeito positivo com relação a reação dos alunos. Criação de uma equipe interna para desenvolvimento destes recursos (educadores+estagiários de design) Criados roteiros para animações de até 90 segundos: educação de trânsito, cidadania e segurança Recursos disponibilizados canal no Youtube Portal de Educação (https://educacao.cetsp.com.br) Inserção na Bus TV – canal privado – 400 onibus em São Paulo (05/2011 a jan/2012). Sondagem feita por meio de questionário, com 150 usuários dos coletivos, apontou 100% de compreensão das mensagens veiculadas, além de 96% e 100% respectivamente, de resposta favorável sobre a percepção da importância do uso deste meio de comunicação e da satisfação em receber a mensagem de forma animada e lúdica.

OBRIGADA!!! josefina@cetsp.com.br Portal educação: https://educacao.cetsp.com.br