1 DisNET Ser digital na UA A experiência de eLearning na Universidade de Aveiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes

Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Novas Tecnologias da Comunicação
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Didáctica da Matemática
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
Universidade de Aveiro
2 Connector Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Desafios e oportunidades do EAD
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Mesa Redonda Corpora e Ensino
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Comunicação Social Criação e Produção de Sites
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Sistemas de Informação e Modelação em Ambiente
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Conselho de Cursos de Engenharia Lic. Engenharia e Gestão Industrial Bolonha/PLE na LEGI Projecto Piloto 2004/05.
Santarém Março a Julho de 2007
Florin Zamfir Portal de Comunidade Educativa – Serviços e Conteúdos Portal da Comunidade Educativa Serviços e Conteúdos Florin Zamfir, Fernando Delgado,
Curso de Especialização em Educação a Distância
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

1 DisNET Ser digital na UA A experiência de eLearning na Universidade de Aveiro

2 DisNET EduNET EduNET DisNET DisNET2002

3 DisNET Objectivos Promoção e avaliação de novas metodologias e tecnologias Promoção e avaliação de novas metodologias e tecnologias Promover comunicação/interacção Explorar flexibilização temporal (ferramentas assíncronas) Simplificar o acesso aos docentes Estimular a produção e a melhoria de conteúdos de suporte à aprendizagem Adaptação à mudança de públicos-alvo Adaptação à mudança de públicos-alvo Diversificação de públicos-alvo Oferta de soluções diversificadas para públicos diversificados Adopção de metodologias de ensino a distância

4 DisNET EduNET Início em Outubro de 1998 Início em Outubro de 1998 Estudantes a tempo inteiro no campus Estudantes a tempo inteiro no campus Orientado para disciplinas semestrais Orientado para disciplinas semestrais Participação voluntária dos docentes Participação voluntária dos docentes Cada docente define a sua própria estratégia Cada docente define a sua própria estratégia Suporte total aos utilizadores: instalação, utilização, manutenção de todos recursos baseados na INternet Suporte total aos utilizadores: instalação, utilização, manutenção de todos recursos baseados na INternet Cursos de pós-graduação e Formação Especializada Cursos de pós-graduação e Formação Especializada Mestrado Desenvolvimento profissional Cursos de graduação/formação inicial Cursos de graduação/formação inicial Comunidades de aprendizagem distribuídas Comunidades de aprendizagem distribuídas Formação de professores

5 DisNET Disciplinas EduNET / / / /2002 1º Semestre2º Semestre Suporte total aos docentes

6 DisNET Contas (logins) EduNET / / / /2002 1º Semestre2º Semestre 4500~5000 estudantes

7 DisNET Estratégias EduNET Disponibilização de conteúdos (complemento de aulas presenciais) Disponibilização de conteúdos (complemento de aulas presenciais) Totalmente baseado na Internet (substituição de aulas presenciais) Totalmente baseado na Internet (substituição de aulas presenciais) Avaliação on-line Avaliação on-line Estudantes (questões e trabalhos) Avaliação de docentes e disciplinas (inquéritos) Tutoriais (materiais multimedia) Tutoriais (materiais multimedia) Portfólios digitais Portfólios digitais Grupos de discussão Grupos de discussão Simulação de ambientes reais de mercado Simulação de ambientes reais de mercado

8 DisNET Resultados EduNET Número crescente de docentes/estudantes/web sites Número crescente de docentes/estudantes/web sites Acesso crescente aos materiais disponibilizados Acesso crescente aos materiais disponibilizados Baixo nível de comunicação/interacção (docentes/estudantes) Baixo nível de comunicação/interacção (docentes/estudantes) Melhoria de resultados nos estudantes em tempo parcial Melhoria de resultados nos estudantes em tempo parcial Maior eficiência na avaliação de grandes números de estudantes Maior eficiência na avaliação de grandes números de estudantes Melhoria na qualidade dos conteúdos Melhoria na qualidade dos conteúdos Eficiência na actualização/difusão de conteúdos Eficiência na actualização/difusão de conteúdos

9 DisNET

10 DisNET CEMED – Centro de MM e de Ensino a Distância Suporte e formação Suporte e formação Consultoria em metodologias Tecnologias Gestão Gestão Servidores Utilizadores Conteúdos Avaliação e monitorização Avaliação e monitorização Promoção Promoção Consultoria externa Consultoria externa Parceria em projectos de I&D (ECIU, UFBa) Parceria em projectos de I&D (ECIU, UFBa) Recursos humanos: 2 full-time, 1 part-time Recursos humanos: 2 full-time, 1 part-time

11 DisNET Exportar a experiência do EduNET para as áreas da educação contínua e formação ao longo da vida Exportar a experiência do EduNET para as áreas da educação contínua e formação ao longo da vida Desenvolver experiência com modelos totalmente a distância baseados em Internet Desenvolver experiência com modelos totalmente a distância baseados em Internet Programa de formação em TICs lançado pela UNAVE em Abril de 1999 Programa de formação em TICs lançado pela UNAVE em Abril de 1999 Ausência de pré-requisitos Atitude orientada para o mercado Estrutura modular Duração: 1 mês ou 2 meses Duração: 1 mês ou 2 meses Certificação por módulo Certificação por módulo Certificado final de Técnico de Multimédia Interactiva dependente de exame presencial Certificado final de Técnico de Multimédia Interactiva dependente de exame presencial

12 DisNET Módulos disponíveis Introdução à Multimédia Introdução à Multimédia Introdução à Internet Introdução à Internet Programação com HTML Programação com HTML Programação com JavaScript Programação com JavaScript Programação com Java/J++ Programação com Java/J++ Web design/Macromedia Flash Web design/Macromedia Flash Desenho digital/Macromedia Freehand Desenho digital/Macromedia Freehand Fotografia Digital/Adobe Photoshop Fotografia Digital/Adobe Photoshop Edição Digital de Aúdio e Vídeo/Adobe Premiere Edição Digital de Aúdio e Vídeo/Adobe Premiere Guionismo Multimédia Guionismo Multimédia Interfaces Multimédia Interfaces Multimédia Autoria Multimédia/Macromedia Director Autoria Multimédia/Macromedia Director Modelação e Animação 3D/3D Studio Max Modelação e Animação 3D/3D Studio Max

13 DisNET Materiais de suporte à aprendizagem Livro(s) de referência Livro(s) de referência Fornecidos opcionalmente aos estudantes Materiais disponíveis no sítio web Materiais disponíveis no sítio web Guia de estudo Calendário Conteúdos/ficheiros adicionais Referências adicionais e web links Guia de utilização do WebCT

14 DisNET Resultados do programa Programa em funcionamento contínuo desde April 1999 Programa em funcionamento contínuo desde April 1999 Mais de 400 estudantes Mais de 400 estudantes Média de módulos/estudante >2 Média de módulos/estudante >2 Estudantes provenientes de todo Portugal, mas também dos países africanos de expressão Portuguesa, Brasil e das comunidades de emigrantes Estudantes provenientes de todo Portugal, mas também dos países africanos de expressão Portuguesa, Brasil e das comunidades de emigrantes Maior expressão de estudantes de regiões menos desenvolvidas Maior expressão de estudantes de regiões menos desenvolvidas Teve início em 4 Novembro 2002 uma edição especial para residentes na Madeira (em colaboração com a Secretaria Regional de Educação do Governo Regional da Madeira/NESI) Teve início em 4 Novembro 2002 uma edição especial para residentes na Madeira (em colaboração com a Secretaria Regional de Educação do Governo Regional da Madeira/NESI)

15 DisNET

16 DisNET DisNET Início em Outubro 2002 Início em Outubro 2002 Programa orientado para grau académico Programa orientado para grau académico Programa de modelo misto: presencial/não presencial Programa de modelo misto: presencial/não presencial Orientado para pós-graduações (Mestrado e Formação Especializada) Orientado para pós-graduações (Mestrado e Formação Especializada) Primeiro curso: Mestrado em Multimédia em Educação Primeiro curso: Mestrado em Multimédia em Educação Aceitação excepcionalmente boa: Aceitação excepcionalmente boa: quase 8 candidatos por vaga Edição especial para residentes na Madeira Expectativa de aumento da oferta em 2003/2004 Expectativa de aumento da oferta em 2003/2004 Expectativa de contribuir em mais de 20% para o total de estudantes em tempo completo da UA em Expectativa de contribuir em mais de 20% para o total de estudantes em tempo completo da UA em 2007.

17 DisNET Maiores dificuldades Aceitação do eLearning/aprendizagem suportada na Internet, como forma de aprendizagem de qualidade (nomeadamente no Ensino Superior) Aceitação do eLearning/aprendizagem suportada na Internet, como forma de aprendizagem de qualidade (nomeadamente no Ensino Superior) Adopção de novos paradigmas de ensino e aprendizagem Adopção de novos paradigmas de ensino e aprendizagem Descoberta e compreensão de novos modelos compatíveis com os novos paradigmas: Descoberta e compreensão de novos modelos compatíveis com os novos paradigmas: Novos papéis de docentes e estudantes Novos métodos de trabalho Novas estratégias de avaliação

18 DisNET Contactos Fernando Ramos | CEMED Universidade de Aveiro Aveiro