CRIAR E DESENHAR UMA EXPERIÊNCIA VIRTUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Matemática para todos Educação Básica
Evolução dos SGBD’s.
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Gerenciamento de Projetos
Planificação do Projecto de SW
INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL
As organizações vistas como cérebros
Ricardo Rego Rui Santos Junho de 2006
Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações
Grupo a Adriano Andrade João Lopes Pedro Abrantes Sudoku, Um Assistente de Jogo.
Interação Homem-Máquina
Metodologias Orientadas a Agentes
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Avaliação de Desempenho de Sistemas Operacionais
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Introdução à avaliação. Os objetivos Discute como os desenvolvedores lidam com as restrições do mundo real Explica os conceitos e termos usados em uma.
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Engenharia de Software
In Investigação científica Campana,A.O. ; Organizador Editora Manole
Windows 7 Windows 7 Office Office Auto-Cad 2007 Auto-Cad Computadores ligados em rede 4 Computadores ligados em rede Máquina fotográfica.
ETHERNET - Engenharia de Tráfego em Redes Ethernet baseadas na Norma IEEE 802.1s MSTP Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações DETI, Universidade de.
Chapter 1 Agile in a Nutshell (Ágil em uma casca de noz)
Engenharia de Software Respostas do Questionário 01
GESTÃO DO CONHECIMENTO
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
Seminário de Engenharia de Usabilidade
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Tópicos em redes e sistemas distribuídos Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
Tecnologias para Apresentação de Publicidade UMa | DME | 2009 Sistemas Multimédia Nuno Santos | Paulo Teixeira |
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
O DESIGN © antónio de campos, 2011.
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
A importância do Planejamento Estratégico
Prototipagem rápida de gameplay
Engenharia de Software
Localização e Tradução Automática
Universidade da Madeira Controlo da Qualidade Da Criação à Certificação Bolsa Bordado Madeira.
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
Planear um Website Principais etapas.
Gabriel Bastos Machado
1/34 Engenharia de Software e Sistemas Alexandre Vasconcelos
Processos do Design 27/09.
O que é Design ? Denomina-se Design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato.
1/37 Engenharia de Software e Sistemas Alexandre Monteiro.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
Planificação do Projecto de SW não é por acaso que é a Aula 13 ;)
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Testes (verificação e validação)
Didática da Informática Universidade da Beira Interior, 11-XI-2004 Luís Aguilar nº14676 CURSOS NA ÁREA DE INFORMÁTICA Computing Curricula 2004 Overview.
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Mundos Virtuais Rafael Reis Nº 6495 Rui Sousa Nº 6127
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
Processos - I. © 2002 Wilson de Pádua Paula Filho Processos - I O que é Engenharia de Software Computador: problema ou solução? Enunciar os problemas.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Avaliação de interface Usabilidade. O processo de avaliação de uma interface não deve ser avaliado como uma fase única dentro do processo de design de.
Escalonamento de Operações de Reconfiguração Dinâmica Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Aluno: Ricardo Ferreira Orientador:
Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola Relatório Final de Execução Trajectórias Artísticas.
Transcrição da apresentação:

CRIAR E DESENHAR UMA EXPERIÊNCIA VIRTUAL Introdução Motivação Requisitos Criar uma aplicação Virtual Processo de Design Documentar, usar e avaliar a experiência Futuro

Criar e Desenhar uma Experiência Virtual INTRODUÇÃO Muitas das vezes deparamo-nos com a necessidade de ver um problema resolvido, mas não temos nem a certeza de como o resolver, qual vai ser o resultado final e muitas das vezes o custo de criar uma primeira solução (protótipo), somente para ver e mostrar uma possível solução final, torna-se por vezes muito dispendioso. Por esse motivo, temos de arranjar um meio que nos permita visualizar, experimentar e estudar esse problema, ultrapassando muitos destes aspectos. A Realidade Virtual pode ser a solução ideal, para investigadores, engenheiros, artistas, designers, testarem e experimentarem muitas das suas ideias e projectos. Daí a necessidade de sabermos como havemos de aplicar a Realidade Virtual ao nosso problema e criarmos a nossa experiência virtual.

MOTIVAÇÃO Melhoria na capacidade de examinar e explorar informação 3D Criar e Desenhar uma Experiência Virtual MOTIVAÇÃO Melhoria na capacidade de examinar e explorar informação 3D Diminuição de custos Lucro Melhorar da qualidade de vida Explorar ideias como expressão artística ou informativa Entretenimento Segurança Marketing

Criar e Desenhar uma Experiência Virtual MOTIVAÇÃO (Exemplos) Explorar ideias como expressão artística ou informativa CRAYOLAND Árvores, flores, um lago, uma cascata e uma casa rodeada por montanhas. Interacção com objectos Sons característicos e posicionados. Small objects (the flowers and rocks) can be picked up and moved. There are numerous positional sounds, such as the quacking of the ducks in the lake, birds chirping in the woods, and bees buzzing. When you walk through the lake, there are splash sounds from your footsteps.

Criar e Desenhar uma Experiência Virtual MOTIVAÇÃO (Exemplos) Entretenimento Parques temáticos de lazer, Exposições, Outros.

Criar e Desenhar uma Experiência Virtual MOTIVAÇÃO (Exemplos) Segurança (Aplicada na Medicina) Possibilidade de simular intervenções cirúrgicas perante um cenário que se pretente o mais fiel possível a uma sala de operações. (Image courtesy of Oregon Health & Science University)

REQUISITOS Conhecer a experiência Estado da Arte Audiência Criar e Desenhar uma Experiência Virtual REQUISITOS Conhecer a experiência Estado da Arte Audiência Avaliar se a RV é a disciplina apropriada para a criação ou recriação da experiência.

CRIAR UMA APLICAÇÃO VIRTUAL CENÁRIOS POSSÍVEIS Criar e Desenhar uma Experiência Virtual CRIAR UMA APLICAÇÃO VIRTUAL CENÁRIOS POSSÍVEIS Adaptando de outro media - Examinar as diferenças entre os dois media; - Explorar os aspectos que não eram usados no media anterior e que podem ser implementados na RV. Adaptando de uma experiência RV já existente - É o modo mais fácil de criar uma aplicação porque requer pequenas alterações para se obter o resultado pretendido.

CRIAR UMA APLICAÇÃO VIRTUAL Criar e Desenhar uma Experiência Virtual CRIAR UMA APLICAÇÃO VIRTUAL Criar uma nova experiência de RV - Apresenta-se como o cenário mais complexo - Deve-se focar bem os objectivos e as várias possibilidades que existem para a sua criação; - Parte-se do princípio que o criador tenha pesquisado, estudo sobre o media antes de começar o projecto; - Experimentação e testes.

CRIAR UMA APLICAÇÃO VIRTUAL Criar e Desenhar uma Experiência Virtual CRIAR UMA APLICAÇÃO VIRTUAL Se considerarmos criar uma aplicação virtual temos de ter em conta os seguintes aspectos: - Familiarizarmo-nos com o meio; - Experimentar o maior número de experiências virtuais e hardware; - Se possível, ter o acesso a sistemas RV e criar experiências simples; - Emergir nestas e noutras experiências o maior tempo possível; - Efectuar pesquisas de outras experiências

Criar e Desenhar uma Experiência Virtual PROCESSO DE DESIGN “The human mind is exquisitely tailored to make sense of the world. Give it the slightest clue and off it goes, providing explanation, rationalization, and understanding.” Donald Norman

PROCESSO DE DESIGN Criar e planear a experiência Criar e Desenhar uma Experiência Virtual PROCESSO DE DESIGN Criar e planear a experiência Definir quais os objectivos da experiência Identificar se a experiência requer um final

Criar e Desenhar uma Experiência Virtual PROCESSO DE DESIGN “One of the most important principles of design is visibility. The correct parts must be visible, and they must convey the correct message.” Donald Norman

PROCESSO DE DESIGN ORIENTAÇÃO Criar e Desenhar uma Experiência Virtual PROCESSO DE DESIGN ORIENTAÇÃO Processo de escolha: Modelos Software Som O mais apropriado possível e adequado às necessidades da experiência que se pretende criar. Para conseguir um bom design, o designer deve estar preparado para avaliar sistemáticamente o estado actual do projecto.

PROCESSO DE DESIGN ORIENTAÇÃO Criar e Desenhar uma Experiência Virtual PROCESSO DE DESIGN ORIENTAÇÃO O designer pode e deve orientar o design da experiência para: O sistema Espaço e Meio Envolvente. Audiência Para além de ter que considerar eventuais situações de possível “tradeoff” e que de certo modo podem limitar a experiência face ao presente da Realidade Virtual e respectiva tecnologia.

PROCESSO DE DESIGN SISTEMA Criar e Desenhar uma Experiência Virtual PROCESSO DE DESIGN SISTEMA Considerar as características, capacidades e limitações do Hardware actual. Capacidade de negociar com fabricantes de hardware a possibilidade de testar hardware recente e em fase de desenvolvimento.

PROCESSO DE DESIGN ESPAÇO E MEIO ENVOLVENTE Criar e Desenhar uma Experiência Virtual PROCESSO DE DESIGN ESPAÇO E MEIO ENVOLVENTE O designer quando desenha a experiência deve considerar as características do espaço-alvo no qual se pretende inserir a experiência criada, bem como limitações de espaço associadas a alguns sistemas RV já existentes no mercado.

PROCESSO DE DESIGN AUDIÊNCIA Criar e Desenhar uma Experiência Virtual PROCESSO DE DESIGN AUDIÊNCIA Identificar qual o público-alvo da experiência RV. Considerar as características físicas e culturais. Experiência para um público específico ou genérico?

PROCESSO DE DESIGN ORIENTAÇÃO Criar e Desenhar uma Experiência Virtual PROCESSO DE DESIGN ORIENTAÇÃO Um dia, Donald Norman decide brincar com o conceito de cafeteira... Se a alça e o bico estivessem do mesmo lado certamente este utensílio estaria ligado a práticas masoquistas.

Criar e Desenhar uma Experiência Virtual PROCESSO DE DESIGN “Imagine trying to draw a picture with a pencil that leaves no mark: there would be no feedback.” Donald Norman

PROCESSO DE DESIGN Usar o conhecimento sobre o mundo e a experiência. Criar e Desenhar uma Experiência Virtual PROCESSO DE DESIGN Usar o conhecimento sobre o mundo e a experiência. Simplificar a estrutura das tarefas. Tornar as tarefas visiveis Comunicar mapeamentos. Explorar o poder das restrições. Projectar para possíveis situações de erro. “Deployment”

Criar e Desenhar uma Experiência Virtual PROCESSO DE DESIGN No final do processo de criação e design da experiênica, a aplicação desenvolvida deve respeitar o já conhecido K.I.S.S., Keep it Short and Simple Tornar a experiência agradável e apetecível do ponto de vista do utilizador.

Considerando “tradeoffs” do design Criar e Desenhar uma Experiência Virtual Considerando “tradeoffs” do design - A complexidade do mundo, tem de ter em conta o custo necessário para obter alta performance de computação; - Deve-se diminuir a complexidade do mundo, nas áreas que o utilizador menos frequentará; - Deve-se persuadir o utilizador para áreas do mundo com maior complexidade;

Documentar, usar e avaliar a experiência Criar e Desenhar uma Experiência Virtual Documentar, usar e avaliar a experiência - Deve-se documentar toda a experiência antes de estar pronta a usar; - Se possível deve monitorizar toda a sua utilização e dar sugestões ao utilizador; - Para avaliar a experiência deve-se ter em conta determinados aspectos como: o lucro, dinheiro poupado, tempo poupado, melhoria nos resultados dos testes.

O FUTURO DA CRIAÇÃO E DESIGN DE RV Criar e Desenhar uma Experiência Virtual O FUTURO DA CRIAÇÃO E DESIGN DE RV O desenvolvimento das potencialidades do hardware, A diminuição do seu custo E a comercialização em massa de aplicações e pacotes de software de design vão permitir a um maior leque de pessoas usufruir e criar experiências virtuais.

Dúvidas?