EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Prof. Ms. Reinaldo Cafeo FINANÇAS Prof. Ms. Reinaldo Cafeo
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
O processo de desenvolvimento do espírito empreendedor
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Comércio Eletrônico Objetivo
COMERCIALIZAÇÃO DE PROJETOS E SERVIÇOS DE TI
Bacharelado em Sistemas de Informação
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ADM28 – Administração Financeira II Professores: Edson de Oliveira Pamplona André Luiz Medeiros Luiz Guilherme Azevedo Mauad
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Tecnologia Ano Letivo º Semestre Copyright © 2014 Laury A. Bueno • Labconsult™
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing.
Profª Rosângela Araujo
Professor: Ademir Antonio Saravalli
Professor: Ademir Antonio Saravalli
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Cultura Organizacional
Flexibilização Curricular
FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Disciplina Introdução a Administração Aula 01 – Introdução à Teoria Geral da Administração - Habilidades do Administrador Profº Me. Rogério Gouveia.
Disciplina Introdução a Administração Aula 02 – Administração e suas Perspectivas Profº Me. Rogério Gouveia.
Disciplina Introdução a Administração Aula 03 – Antecedentes Históricos Profº Me. Rogério Gouveia.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Gestão em Publicidade e Propaganda Aula Inicial Carlos Freire 2013
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
 Empresa  Empresário  Empreendedor;  Plano de Negócios;  Planejamento Estratégico;  Gerenciamento de Recursos Empresariais.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS II Ciência da Computação Prof. Rose Grossi Fagen – UFU Fagen – UFU Aula Aula
Sejam bem vindos!.
PIPA (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas)
1 Empreendedorismo Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
DISCIPLINA OPTATIVA: TOPICOS FEBAC APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO
ENGENHARIA CIVIL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
EMPREENDEDORISMO – Aula 02
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Prof. Luiz Carlos Rosa Junior
Empreendedorismo Prof. Msc. João Neto. Apresentações e Expectativas.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Competências Profissionais
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas (aps): 07

Prof. Paulo Cezar Ribeiro: Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor coordenador geral de extensão da Rede de ensino Doctum e coordenador da Empresa Júnior da Doctum de Vitória. Criou vários projetos para a Rede Doctum como o Trote da Cidadania, Vigilante$ do$ Preço$, Educação Financeira para a Comunidade e o índice de preços para medir a variação do custo da cesta básica da classe média capixaba.

Habilidades e Competências Associadas: I) Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer em diferentes graus de complexidade o processo da tomada de decisão; II) Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional. III) Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

Objetivos - Conhecer o cenário de negócios que envolvem a empresa e o empresário, destacando o empreendedorismo como uma capacidade de inovação e criatividade. - Compreender a importância do perfil empreendedor para a geração de renda e para a sustentabilidade das empresas; - Desenvolver conhecimentos e habilidades necessários ao planejamento de um negócio - Despertar para a importância da contínua atenção às oportunidades de mercado.

Temas de Estudo: UNIDADE I - O EMPREENDEDOR E A REALIDADE DO EMPREENDEDORISMO: 1.1- Conceitos; 1.2- Características do Empreendedor, exemplos de empresários de sucesso; 1.3- Habilidades do Empreendedor; *Esse conteúdo é ACESSÓRIO e as unidades II e III como PRIMORDIAIS para a Disciplina.

UNIDADE II - ANALISANDO O AMBIENTE INTERNO E EXTERNO: 2 UNIDADE II - ANALISANDO O AMBIENTE INTERNO E EXTERNO: 2.1- Importância do planejamento, conceito; 2.2- Negócio e sua finalidade; 2.3- Valores, missão e visão; 2.4- Analisando ambiente interno e externo. Identificação de oportunidades

UNIDADE III - PLANEJANDO O SEU NEGÓCIO: 3 UNIDADE III - PLANEJANDO O SEU NEGÓCIO: 3.1- Criatividade e inovação empreendedora; 3.2- Estratégia de negócio 3.2- Etapas e gestão de um plano de negócio

Estratégias para a Construção do Conhecimento a) Ensino   b) Articulação com a Pesquisa c) Articulação com a Extensão

Instrumentos de Avaliação: A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada em 3 etapas, sendo:   I - trabalhos, avaliações e provas, que constituem os procedimentos pedagógicos adotados pela IES, no valor total de 30 (trinta) pontos, correspondentes à 1ª (primeira) etapa de notas, sendo que, uma prova será obrigatória e individual, no valor de 10 (dez) pontos; II - trabalhos, avaliações e provas, que constituem os procedimentos pedagógicos adotados pela IES, no valor total de 40 (quarenta) pontos, correspondentes à 2ª (segunda) etapa de notas; sendo que, uma prova será obrigatória e individual, no valor de 20 (vinte) pontos; III - na composição da 3ª etapa de avaliação, serão utilizados obrigatoriamente uma prova ou um trabalho acadêmico, no valor de 20 (vinte) pontos; os demais 10 (dez) pontos serão distribuídos a critério do professor da disciplina.

Bibliografia Básica: CHIAVENATO, Idalberto Bibliografia Básica: CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2005. DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Campus, 2003. BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de Empreendedorismo e Gestão. Atlas, 2003.

Bibliografia Complementar: CARAVANTES, Geraldo R. ; PANNO, Cláudia C Bibliografia Complementar: CARAVANTES, Geraldo R.; PANNO, Cláudia C.; KLOECKNER, Mônica C. Administração: teorias e processos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática. 3ªed., São Paulo: Makron Books, 2000. ROBBINS Stephen Paul. Administração: Mudanças e Perspectivas. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003.