Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação
Advertisements

1 MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DIÁRIA
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
Equações de primeiro grau com uma variável.
Trabalho de Educação Matemática- Análise e Álgebra
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
E.M.E.F. “PROFª. THEREZA MACIEL DE PAULA”
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
A escrita dos Números..
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
- Quando for grande quero ser maçã!
Uma linda idéia a ser imitada......
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
ENTRE.
O que é o amor?.
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Percepção do Espaço Pela Criança
O PONTO NEGRO.
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Número e Estruturas Aditivas
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Planejamento da Rotina Semanal
Resolução de problemas: concepções
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Equipe responsável pela produção
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Etapas de uma sequência didática
REFLEXÃO A PRÁTICA NOSSA DE TODOS OS DIAS DEVE SER SEMPRE ILUMINADA PELO OLHAR ATENTO DO PROFESSOR, QUE ESTUDA, INVESTIGA, REFLETE, DISCUTE COM SEUS PARES.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Educação Relato de uma Professora de Matemática: Na semana passada comprei um produto que custou15,80€. Dei ao empregado 20,00€ e tirei da minha carteira.
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Teoria dos Campos Conceituais
Tangram.
Matemática Operações com números naturais:
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Mostrando a vida numérica na aula
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Apresentação e análise das atividades do Programa Ler e Escrever relacionadas com as atividades /habilidades do SARESP 2008.
Transcrição da apresentação:

Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.

Competência de resolução de problemas Compreensão de uma situação que exige resolução. Identificação dos dados Mobilização de conhecimentos. Construção de uma estratégia. Organização e perseverança na busca de resolução. Análise constante do processo de resolução. Validade da resposta e se necessário a formulação de outras situações-problema.

Habilidades que compõem e alimentam as competências. Ler. Escrever. Resolver problemas em Matemática.

Processo metacognitivo Refletir sobre o que fez e pensou. Construir esquemas mais elaborados de pensamento. Organizar mentalmente pensamentos e ações.

Comunicação em matemática Oralidade Representação pictórica Escrita Ambiente da sala de aula

Dificuldades na leitura de problemas Ligada a ausência de um trabalho específico com o texto do problema. Falta de compreensão de um conceito envolvido no problema. Uso de termos específicos da matemática que não fazem parte do cotidiano dos alunos. Palavras que tem significados diferentes na matemática e fora dela ( total, diferença, ímpar, média, volume, produto).

Como superar tais dificuldades: Cuidado com a leitura que o professor faz do problema. Propor tarefas específicas de interpretação do texto de problemas. Planejar as ações com a intenção de levar os alunos a lerem problemas com autonomia e compreensão. Quando os alunos não são leitores, o professor pode ler o texto.

Ampliando possibilidades Propor a leitura individual ou em duplas. O professor pode indicar a cada leitor que tente descobrir sobre o que o problema fala, qual é a pergunta, se há palavras desconhecidas, ou ainda explicar o problema para um colega. Conduzir uma discussão com toda a classe. Criação de um dicionário de matemática.

Problema em tiras Nessa estratégia de leitura, os alunos, em duplas, recebem um problema escrito em tiras, como se fosse um quebra-cabeça que deve ser montado na ordem correta antes de ser resolvido:

Problema em tiras Ele já colou 58 figurinhas. Seu irmão deu a ele 12. Quantas figurinhas ele ainda precisa comprar para completar o seu álbum? João coleciona figurinhas de futebol. O álbum para estar completo deve ter 85 figurinhas. Ele resolveu comprar todas as figurinhas que faltam na sua coleção.

Problemas em tiras As outras já tinham quantidades iguais. Juntaram ____ moedas ao todo. Um grupo de _____ crianças juntou suas coleções de moedas. Quantas moedas tinha cada uma das crianças? Seis delas tinham _____ moedas cada uma. Os números do problema são: 14, 57 e 630.

Outras propostas Que conta resolve?

Semelhanças e diferenças Comparando dois problemas Se dispomos de 47 azulejos para a parede do banheiro e colocarmos 6 azulejos em cada fila, quantas filas poderão ser feitas? Se contarmos para trás de 6 em 6, a partir de 47, qual será o último número enunciado?

Qual é a pergunta? João tem um livro com 120 páginas. Ele já leu 52 páginas deste livro e quer terminar a leitura em 4 dias, lendo o mesmo número de páginas em cada dia. Escolha entre as perguntas a seguir aquela(s) que pode(m) ser respondida(s): Quantos dias ele levou para ler as 52 páginas? Quantas páginas ele deve ler por dia? Quantas páginas ele vai ler nos dois últimos dias? Qual é o nome do livro? Quantas páginas faltam para ele terminar a leitura?

Problemas sem solução Como eu posso dividir igualmente 2 gatos entre 3 pessoas?

Problemas com mais de uma solução Dados seis quadrados iguais, construir uma planificação para o cubo. Existem 11 possíveis soluções para esse problema e, em classe, os alunos podem ser incentivados a encontrar algumas delas.

Problemas com excesso de dados Horripilante Pânicos é uma assombração. Ela tem um cão-fantasma, o Ossinho. Todas as sextas- feiras, eles passeiam pelos cemitérios e viram as cruzes das covas. Às quintas, assombram os vampiros. Nas terças, assustam os monstros. No resto da semana, eles estão mortos de cansaço e descansam. Em quais dias das semana eles descansam, sabendo-se que aos domingos Horripilante lava o seu lençol?

Problemas de lógica

Problemas não-convencionais UMA CARRUAGEM PUXADA POR OITO CAVALOS, SE UM CAVALO OLHAR PARA TRÁS, VAI CONTAR QUANTOS?

Valorizando a diversidade de soluções Durante a semana, minha mãe faz para o almoço três pratos; um deles é arroz ou macarrão, outro é carne ou frango e o terceiro é salada de folhas ou salada de legumes. Quantas formas diferentes minha mãe tem para organizar o cardápio do almoço?