ARTE AMBIENTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Máscaras Africanas.
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
O Plano de Ação Curricular na Escola
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
Formas de Planejamento
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Informática na Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Pastoral da Educação e da Cultura
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
Universidade Federal de Uberlândia
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Perguntas de Modelação
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Deficiência Mental Leve
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Educação e clientela escolar
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
Cristiane Jonas Francisconi
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
PROJETO “EDUCAÇÃO FISCAL” Semana de planejamento O que é Educação Fiscal? “ É um instrumento para a construção e ampliação do exercício da cidadania,
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

ARTE AMBIENTAL

Introdução O tema do nosso trabalho consiste na importância que relaciona a arte com o ambiente. Quisemos também saber mais e melhor sobre o PREAA, Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte e informar os nossos colegas do mesmo.

O QUE É O PREAA? O PREAA, Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte, pretende dinamizar a Educação Ambiental utilizando as expressões artísticas. O Plano 1997/2000 foi a Operação Lágrimas Negras, o Plano 2000/2003 os “Guardiães da Água do Algarve” e o plano 2003/2006 os "Guardiães da Água do Sul”. Tem como destinatários as escolas de todos os níveis de ensino e jardins-de-infância do Algarve. Pretende este programa que as escolas, através das expressões artísticas sensibilizem a sua comunidade local para uma necessidade ou problema no âmbito dos patrimónios natural ou histórico-culturais algarvios; proponham à população mudanças de atitude sobre a consciência dos indivíduos que actuam na vida real, transformar os transformadores. A arte é um processo de construção da identidade, apresenta-se como revelação e possibilita a regularização do sujeito. Se o sujeito resulta das relações sociais às quais está submetido, a linguagem por sua vez acompanha as transformações do mundo dinâmico. A arte, como linguagem simbólica, reflecte essas relações.

A linguagem une, constitui e representa uma sociedade, e através do fazer artístico o homem desvela o mundo e a si mesmo. A arte transmite conhecimento através dos sentidos, da percepção e da cognição, e revela a organização interna da realidade, possibilitando a instauração de novos parâmetros de valorização, que aprimorem a ética das relações e viabilizem a construção da identidade dos sujeitos.

O potencial narrativo das imagens visuais e sua exploração negativa pela mídia contemporânea são elementos que justificam a prioridade de formação de indivíduos capazes de descodificarem os códigos da nova pragmática da imagem virtual. A manipulação de grande parte da opinião pública torna necessário mobilizar todos os meios formativos, que possam contribuir no crescimento do desejo criativo, no desenvolvimento do senso crítico e no discernimento cultural do indivíduo. Frente a uma realidade escolar que revela uma aprendizagem pobre e limitada sobre arte e sua história e ao despreparo dos professores em sala de aula, torna-se necessário destacar a relevância de contextualizar arte e educação, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de um olhar mais crítico e sensível, capaz de apreciar e compreender aquilo que foge aos padrões visuais instituídos culturalmente. A criatividade de uma nação está ligada à capacidade de pensar e teorizar, o que requer uma educação crítica e reflexiva. Convivendo num mundo globalizado pelas novas tecnologias, caracterizado pelo desaparecimento das referências culturais e pela crise das referências éticas e estéticas, necessitamos de uma política educacional, onde uma sólida cultura geral e humanística, nos leve a pensar criticamente o passado histórico e possibilite avaliar a nossa posição actual, para que dessa conjunção surjam alternativas para o futuro, baseadas em nossa realidade híbrida.

“OPERAÇAO CAPITÃO LITRO E MEIO”   Na Escola Secundária Tomás Cabreira, decorreu a Operação Capitão Litro e Meio, no âmbito do Programa Regional Educação Ambiental Pela Arte (PREAA) da Direcção Regional de Educação do Algarve. Esta Operação pretendeu sensibilizar a população estudantil e a população algarvia para a necessidade da aquisição de comportamentos que conduzam a uma eficiente gestão da água na nossa região. Assim, os alunos do 11º ano da turma 06 colocaram uma garrafa de litro e meio cheia de água dentro dos autoclismos de cada casa de banho da escola tendo em vista a poupança deste volume de água em cada descarga. Outros alunos doutras turmas também executaram a Operação Capitão Litro e Meio nas suas casas. Preencheram o folheto que pretende a contabilização das descargas efectuadas em cada agregado familiar. se todos os cidadãos do Algarve participassem, a água poupada durante um ano equivaleria à capacidade da barragem do Funcho. Todas as câmaras da região se associam a este projecto, bem como escolas de diferentes níveis de ensino dos vários concelhos, onde se integra a nossa escola.

Imagens relacionadas com o PREEA

Conclusão Com este trabalho concluímos a definição da PREAA, Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte; referimos a Operação Capitão Litro e Meio, realizada na Escola Secundária Tomás Cabreira. Tivemos dificuldades na pesquisa e na realização do trabalho, principalmente porque não havia muita informação sobre o tema, mas apesar de tudo conseguimos concluir.

Trabalho realizado por: João Santana nº10 Luís Cavaco nº14 Patrícia Bandeira nº18