Professor: Bruno Lessa Pedreira São Pedro.  (Cespe/TRT5/2008) É considerado trabalhador avulso aquele que presta serviços de forma autônoma, com profissionalismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Todo o indivíduo que exerce atividade remunerada é considerado segurado e como tal deve realizar sua contribuição mensal para a Previdência Social.
Advertisements

EMPREGADO Profa. Dra. Grasiele A. Ferreira Nascimento 2009
SOCIEDADE LIMITADA Equipe: Aline Marques Flávia Ribeiro Nayara Santana
Aula 1 e 2.
DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO:
EMPREGADOR, GRUPO ECONÔMICO, REPONSABILIDADE TRABALHISTA
EMPREGADOR, GRUPO ECONÔMICO, REPONSABILIDADE TRABALHISTA
Sucessão de Empregadores
Prof. Dirceu Rodrigues Junior
Prof. Dirceu Rodrigues Jr.
ORGANIZAÇÃO DA ADM PÚBLICA
Filiação e Inscrição.
Lei /2009 Analista Adm.
O CUSTO DO DIREITO PARA A ATIVIDADE EMPRESARIAL
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) reconhece o vínculo empregatício sempre que estiverem presentes os seguintes elementos reunidos: subordinação,
CONTRATO DE TRABALHO DEFINIÇÃO.
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Curso da OAB.
02/04/2017.
Unidade 2- Empregado.
Relações individuais do Direito do Trabalho
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
Prestação de Serviço.
PROFESSOR: CELIO CELLI
DIREITO EMPRESARIAL II
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
Sujeitos da relação de emprego
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO Direito Processual do Trabalho Programa TRT Campinas Prof. Gabriel Lopes Coutinho Filho 1º sem/2015 DIREITO INDIVIDUAL E TUTELAR.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
EMPREGADO e EMPREGADOR
RELAÇÕES DE TRABALHO QUE NÃO CONFIGURAM VINCULO EMPREGATÍCIO
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
CONTRATO DE TRABALHO.
PREPOSTOS Preposto é aquele que, em nome de outrem (preponente), dirige ou se ocupa de seus negócios. È uma espécie de representante. Preponente, no.
Prof. Gabriel Lopes Coutinho Filho 1º sem/2015
RESPONSABILIDADE PASSIVA TRIBUTÁRIA
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
Lavratti.com Slide 1/8 Desenvolvimento de Recursos Humanos Contrato de trabalho 1)A obrigação de prestar serviço pode ser contraída individualmente pelo.
Conceito legal de empregado
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
DO SUJEITO PASSIVO - EMPRESA
Legislação Trabalhista – Parte II
CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO
EMPREGADOR.
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Sujeitos da relação de emprego
NOME EMPRESARIAL.
RELAÇÃO COM OUTROS RAMOS DO DIREITO e FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
Professora Camila Pita Figueiredo
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIV 1
Assistente Administrativo e Financeiro
FÉRIAS: NATUREZA JURÍDICA
Da Prestação de Serviços
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Sociedade em comandita simples Sociedade em comandita simples.
AUXILIARES TÉCNICOS E JURÍDICOS
AULA 2015 Direito Previdenciário
Empregador Definição legal: Art. 2º da CLT
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Não é requisito para ser empregador ter personalidade jurídica.
UERN CURSO: DIREITO Direito do trabalho I - 60 horas/aula Professora: Patrícia Moreira de Menezes Contrato de Trabalho.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito do Trabalho RELAÇÃO DE TRABALHO x RELAÇÃO DE EMPREGO Ponto 3 – EMPREGADO  A relação de emprego.
TERCEIRIZAÇÃO Súmula 331 do TST Nova Redação - Res. 174/ DeJT 27/05/2011 Temos uma relação terceirizada quando a empresa tomadora contrata uma empresa.
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
Transcrição da apresentação:

Professor: Bruno Lessa Pedreira São Pedro

 (Cespe/TRT5/2008) É considerado trabalhador avulso aquele que presta serviços de forma autônoma, com profissionalismo e habitualidade, sem dependência ou subordinação para com o tomador do serviço, atuando por conta própria e assumindo os riscos da atividade por ele desenvolvida.

 (FCC/TRT19/2009) Na sucessão de empresas, a estipulação contratual de clausula de não- responsabilização A)Exclui a responsabilidade trabalhista do sucedido uma vez que o sucessor assume na integralidade os débitos cíveis, tributários e trabalhistas. B)Não possui qualquer valor para o Direito do Trabalho, respondendo a empresa sucedida solidariamente. C)Limita a responsabilidade trabalhista do sucedido até o valor da integralização de suas cotas sociais. D)Não possui qualquer valor para o Direito do Trabalho, respondendo a empresa sucedida subsidiariamente. E)Limita a responsabilidade trabalhista do sucedido até seis meses após a efetivação da sucessão das empresas.

 (Cespe/TRT5/2008) A doutrina considera que, na hipótese de grupo econômico, em que todas as empresas são solidariamente responsáveis pelo adimplemento das obrigações trabalhistas, a anotação da carteira de trabalho e previdência social deverá ser feita somente pelo empregador direto do trabalhador e não por qualquer das empresas integrantes do grupo.

 (FCC/TRT19/2009) De acordo com a CLT, sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção de outra, constituindo grupo econômico, serão, para os efeitos da relação de emprego, A)Solidariamente responsáveis a empresa principal e subsidiariamente cada uma das subordinadas. B)Subsidiariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. C)Solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. D)Subsidiariamente responsáveis a empresa principal e solidariamente cada uma das subordinadas. E)Apenas solidariamente responsáveis a empresa principal.

 (FCC/TRT16/2009) Diana é empregada de uma república de estudantes; Danilo é vigia da residência de João, presidente de uma empresa multinacional; Magali é governanta da residência de Mônica; e Marcio é jardineiro da casa de praia de Ana. Nestes casos, A)Apenas Magali é considerada empregada doméstica. B)Apenas Marcio é considerado empregado doméstico. C)Apenas Magali e Marcio são considerados empregados domésticos. D)Apenas Diana, Magali e Marcio são considerados empregados domésticos. E)Todos são considerados empregados domésticos.

Fim