PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fundação Roberto Marinho
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
CAJAMAR GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCACÃO
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Educação Ambiental - GPEEA
Programa Ler e Escrever
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Organização do Planejamento com os professores
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
II Orientação Técnica PCAGP.
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
A Função do Professor Articulador
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
(. ) Os textos nunca dizem tudo
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
1. Implantação de 1/3 do Planejamento para os professores ; 2. Concurso Público em abril; 3. Acompanhamento Pedagógico intensivo; 4. Reforma do CEI Maria.
Plano de Gestão da Escola
3ª Coordenadoria Regional de Educação
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Centros de Educação em Direitos Humanos
Didática da alfabetização
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Professor Coordenador de Apoio
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Revisita ao PPP.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
O papel pedagógico do órgão gestor
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

PAUTA DO ENCONTRO 23.11 OBJETIVOS: APRESENTAR AS ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA LER E ESCREVER- PRIORIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL APRESENTAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO E REFERENCIAL REFLETIR SOBRE A GESTÃO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DA PAUTA ABERTURA: PROFª IARA PRADO APRESENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO DOS PROGRAMAS APRESENTAÇÃO DOS MATERIAIS E REFERENCIAL DO PROGRAMA PALESTRA COM PROFª NEIDE NOGUEIRA QUESTÕES

LER E ESCREVER –PRIODIDADE NO ENSINO MUNICIAL O QUE PROCURAMOS GARANTIR NAS PORTARIAS PUBLICADAS ?

EXPLICITAÇÃO, ATRAVÉS DE PORTARIA, DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA E SEUS PRINCÍPIOS E ESTRATÉGIAS.(PORTARIA LER E ESCREVER UMA PRIORIDADE DO ENSINO MUNICIPAL)

INDICAÇÃO ÀS UNIDADES EDUCACIONAIS PARA ELABORAREM SEUS PROJETOS PEDAGÓGICOS E PEAS CONSIDERANDO AS AÇÕES DO PROGRAMA ( PORTARIA ORGANIZAÇÃO- A SER PUBLICADA)

GARANTIA DE ESPAÇO NO HORÁRIO COLETIVO PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO PROJETO TODA FORÇA AO 1º ANO –PIC PLANEJADA EM PARCERIA COM DOT-SME

INDICAÇÃO PARA O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO PELO TRIO GESTOR (PORT. ORGANIZAÇÃO)

ORGANIZAÇÃO DIFERENCIADA PARA ATENDIMENTO DOS ALUNOS DO PIC

CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃO DAS CLASSES : TODA FORÇA AO 1º ANO E PIC ( PORTARIA ATRIBUIÇÃO / COMUN.1020-QUE SERÁ REPUBLICADO POR INCORREÇÕES)

RESPEITO A AUTONOMIA DAS ESCOLAS QUE JÁ TENHAM PROJETOS QUE ATENDAM ÀS NECESSIDADES APONTADAS NO PROGRAMA LER E ESCREVER

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA PROFESSORES E ALUNOS COM SUGESTÕES DE TRABALHOS A SEREM REALIZADOS NO PROGRAMA

PARCERIA COM INSTITUTOS SUPERIORES DE EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA APOIO AO PROFESSOR REGENTE DO 1º ANO DO CICLO I (EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO)

GARANTIA DA AMPLIAÇÃO DA CARGA HÓRÁRIA DO ALUNO DO PIC

ELABORAÇÃO DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS REFERENCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO CICLO II

CRIAÇÃO DE GRUPO DE TRABALHO COM DOT P COORDENADORIA E SUPERVISÃO TÉCNICA E DOT-SME ,COM ASSESSORIA, PARA DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA

GRANDES ENCONTROS COM ASSESSORIA , COORDENADORES PEDAGÓGICOS E DEMAIS ENVOLVIDOS NA FORMAÇÃO PARA DISCUTIR OS GRANDES EIXOS DO PROGRAMA LER E ESCREVER NAS DIFERENTES ÁREAS CICLO II

FORMAÇÃO COMPARTILHADA COM DOT-SME, ASSESSORIA E COORDENADORIAS PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO PROGRAMA LER E ESCREVER EM TODAS AS ÁREAS DO CICLO II

COMO SERÁ O ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO /

AS COORDENADORIAS, ATRAVÉS DOS DOT/ P E SUPERVISÃO ESCOLAR, BEM COMO OS GESTORES DAS UNIDADES ESCOLARES ACOMPANHARÃO O ALCANCE DO PROGRAMA NAS ESCOLAS E FORNECERÃO DADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS PARA DOT/SME

TODAS AS ESCOLAS SERÃO OBRIGADAS A PARTICIPAR DOS PROJETOS ?

AS ESCOLAS QUE TIVEREM PROJETOS QUE DÊEM CONTA DAS NECESSIDADES RELATIVAS À CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA DOS ALUNOS APRESENTARÃO SEUS PROJETOS À COORDENADORIA , COM PROPOSTAS DE AÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO.