PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Ciências - 30/11/2011

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Transcrição da apresentação:

PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Ciências - 30/11/2011 ELABORAÇÃO DE ITENS PARA AVALIAÇÕES PADRONIZADAS Ciências - 30/11/2011 SME/ATP/NAE

1° MOMENTO: Apresentação da pauta. 2º MOMENTO: Perfil do Elaborador Estrutura do item Processo inicial de elaboração de itens SME/ATP/NAE

O Perfil do Elaborador O elaborador deve ter domínio da área de conhecimento a ser avaliada. O elaborador deverá entender os processos de desenvolvimento e aprendizagem que caracterizam os estudantes para os quais o item será construído. O elaborador deve ter o domínio da linguagem verbal utilizada pelos estudantes para quem o teste será construído. SME/ATP/NAE

ITEM termo da psicometria (testes psicológicos); “Unidade básica de um instrumento de coleta de dados” procura avaliar uma única habilidade (isola uma tarefa cognitiva); são submetidos a inúmeras regras, para não incorrer em análises equivocadas quanto à tarefa cognitiva observada. SME/ATP/NAE

Elaboração de um item SME/ATP/NAE

BISCOITOS DE QUEIJO INGREDIENTES 300 GRAMAS DE QUEIJO PARMESÃO RALADO 250 GRAMAS DE MARGARINA 300 GRAMAS DE FARINHA DE TRIGO MODO DE FAZER COLOQUE O QUEIJO RALADO E A MARGARINA EM UMA TIGELA. JUNTE A FARINHA DE TRIGO ATÉ DAR O PONTO DE ENROLAR. FAÇA PEQUENAS BOLINHAS COM A MASSA. COLOQUE AS BOLINHAS EM UMA FORMA. LEVE AO FORNO POR 15 MINUTOS OU ATÉ QUE FIQUEM DOURADAS. TEXTO BASE ESTE TEXTO É ENUNCIADO A) UMA RECEITA. GABARITO B) UMA NOTÍCIA. DISTRATOR C) UMA PROPAGANDA. DISTRATOR D) UM VERBETE DE DICIONÁRIO. DISTRATOR ALTERNATIVAS SME/ATP/NAE

Texto base Deve ser motivador ao aluno, propor uma situação-problema a ser formulada no item a partir da utilização de um ou mais textos-base, que poderão ser de dois tipos: formulados pelo próprio elaborador para o contexto do item; referenciados por publicações de apropriação pública. SME/ATP/NAE

Enunciado O enunciado constitui-se de uma ou mais orações e não deve apresentar informações adicionais ou complementares ao texto-base; ao contrário, deverá considerar exatamente a totalidade das informações previamente oferecidas. SME/ATP/NAE

Alternativas As alternativas de respostas devem convidar o aluno a resolver o problema pela escolha da resposta correta, por isso o gabarito não pode dar margem a dúvidas. SME/ATP/NAE

Gabarito O gabarito indica, inquestionavelmente, a única alternativa correta que responde à situação-problema proposta. SME/ATP/NAE

Distratores Os distratores são respostas plausíveis que têm a função de atrair quem não sabe e escolhe sem fundamento a resposta que lhe parece certa ou que o impressiona. Para evitar acertos ao acaso, os distratores têm que ser plausíveis. SME/ATP/NAE

Justificativas As justificativas fazem parte do protocolo de apresentação do item, devendo ser formuladas separadamente para cada uma das alternativas. Visam não somente indicar qual a resposta correta e as demais incorretas, como também oferecer elementos que permitam compreender o acerto ou o equívoco implícito na resolução da situação-problema abordada no item. SME/ATP/NAE

Elaboração de Itens Selecione uma habilidade da Matriz de Referência. Construa a situação-problema, atentando-se para a realidade cotidiana do público-alvo. Dê preferência a fontes primárias, originais e sem adaptações, caso utilize textos-base referenciados, de acordo com as normas da ABNT. SME/ATP/NAE

Se o texto não for integral, deve-se identificá-lo como “fragmento”. Se o texto sofrer qualquer alteração, deve-se identificá-lo como “adaptado”. Utilize, preferencialmente, textos não muito extensos, levando em consideração o tempo de leitura do item durante a realização do exame. SME/ATP/NAE

Elabore itens inéditos (não publicados, divulgados ou utilizados em sala de aula). Elabore, sempre que possível, até três itens abordando o(s) mesmo(s) texto(s)-base, desde que os itens contemplem diferentes habilidades. SME/ATP/NAE

Evite abordagens de temas ou citações que suscitem polêmicas (afirmações, situações, usos, exemplos, vocabulário, objetos, informações), sejam de viés cultural ou discriminação e preconceito em relação a gêneros, etnias, profissões, crenças, religiões etc.; não utilizar propaganda de produtos ou marcas. SME/ATP/NAE

Evite a abordagem de temas controversos entre os próprios especialistas da área. Evite utilizar ou redigir texto-base, enunciado e alternativas que possam induzir o participante do teste ao erro (“pegadinhas”), nem dicas que levem à resposta correta. SME/ATP/NAE

Elabore o enunciado: utilize termos impessoais como: ”considera-se”, “calcula-se”, “argumenta-se” etc.; não utilize termos como: “falso”, “exceto”, “incorreto”, “não”, “errado”, uma vez que o importante é avaliar o que o estudante aprendeu, e não investigar sobre o que ele não aprendeu. SME/ATP/NAE

não utilize termos como “sempre”, “nunca”, “todo”, “totalmente” ou outra expressão determinante. não utilize sentenças como: “Pode-se afirmar que”, É correto afirmar que”, “Qual das alternativas”, “A alternativa que indica”, etc. SME/ATP/NAE

Construa as alternativas: com paralelismo sintático e semântico, extensão equivalente e coerência com o enunciado; independentes umas das outras, de maneira que não sejam excludentes, negando informações do texto, nem semanticamente muito próximas; SME/ATP/NAE

dispostas de maneira lógica (sequência narrativa, alfabética, crescente/decrescente etc.); não é permitido o falseamento de afirmações forçado pela inclusão de termos de negação como o emprego das palavras “NÃO” ou do prefixo “IN-“, “tudo”, “todas”, “geralmente”, “apenas”, entre outros; SME/ATP/NAE

evite alternativas demasiadamente longas; associações óbvias, ou opções que sejam idênticas ou semelhantes às palavras contidas no enunciado; evite alternativas demasiadamente longas; inconsistências gramaticais que deem ao examinado pistas para achar a resposta; evite a repetição de palavras que aparecem no enunciado; não use: “todas as anteriores”, “nenhuma das anteriores”; SME/ATP/NAE

o gabarito deve estar exposto de forma clara, ser única alternativa correta e não deve ser mais atrativo que os distratores; os distratores não devem ser absurdos em relação à situação-problema apresentada; construir alternativas de maneira que o aluno tenha que recorrer ao procedimento contido na habilidade proposta, impedindo, portanto, que ele acerte o item por exclusão; SME/ATP/NAE

Construa as justificativas para as alternativas com argumentação consistente, que explique o erro ou o acerto, de maneira que não sejam tautológicas.   SME/ATP/NAE

Considere o tempo médio de três minutos para a resolução do item. Indique o nível de dificuldade estimada do item (fácil, médio ou difícil) com base na sua experiência docente. Considere o tempo médio de três minutos para a resolução do item. SME/ATP/NAE

Observações importantes O enunciado deve conter todas as informações necessárias, para que o estudante resolva o item. Importante é evitar que o estudante erre o item porque não compreendeu o que lhe estava sendo perguntado (enunciado). Certifique-se de que o comando está efetivamente de acordo com o descritor. SME/ATP/NAE

Os itens devem ter uma linguagem apropriada aos estudantes do período de escolarização avaliado. A diversificação das fontes abre novas possibilidades de tratar o conteúdo. Vale lembrar a importância de se considerarem fontes relacionadas ao cotidiano dos estudantes. SME/ATP/NAE

Não utilizar livros didáticos. Cuidar para que os conceitos, fatos, terminologia etc. tenham caráter universal. Elaborar itens com vocabulário, objetos e situações conhecidos nacionalmente. SME/ATP/NAE