GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012

Cronograma Projetos educomunicativos: o que são, por que e como implementá-los A escola como ecossistema comunicativo / O papel do gestor de projetos educomunicativos / Os fluxos de comunicação na escola Porque e como escrever um projeto Instrumentos de avaliação / Gestão do conhecimento / Gestão de recursos e de produtos da Comunicação

Projetos educomunicativos: o que são, por que e como implementá-los? Conceito Metodologia Projeto Educomunicativo Implementação Objetivos

Para reflexão: O que é um projeto? Por que trabalhar com projetos? Como implementar um projeto na escola? Qual a natureza de um projeto educomunicativo?

Trabalho em grupo Estudo de caso

Retomando O que é um projeto? É uma ação coletiva motivada pelo desejo de transformar uma situação. Por que trabalhar com projetos? Projetos podem resultar em políticas públicas ao demonstrar boas práticas pedagógicas, ou ser parte da execução de política pública existente (Portaria 5.792/09 e Lei Educom 13.941/05). Além de contar com recursos financeiros, reforçam a gestão democrática da sociedade.

Como implementar um projeto na escola? 1. Analisar a realidade social, na qual a comunidade escolar está inserida, e identificar as necessidades e os desejos de mudança. 2. Compreender os processos histórico e social que deram origem à situação que se quer mudar (é mais fácil desatar um nó quando sabemos como ele foi amarrado). 3. Compreender as relações institucionais, comunitárias e grupais que podem influenciar o desenvolvimento de um projeto. 4. Planejar uma intervenção, considerando as possibilidades e os limites de uma transformação. ESTAS SÃO ALGUMAS DAS COMPETÊNCIAS DO GESTOR DE PROJETOS.

Qual a natureza de um projeto educomunicativo? É uma intervenção planejada em espaços educativos para melhorar a comunicação humana. Três características conjuntas o definem: Educação para e pelos meios Incentivo ao Protagonismo infanto-juvenil Zelo pela liberdade responsável de expressão

Objetivos almejados: Promoção do diálogo entre os vários agentes do processo educativo Desenvolvimento de habilidades e competências pré-existentes mas, até então pouco estimuladas, como liderança e trabalho em grupo Ampliação da capacidade de expressão dos indivíduos Apropriação dos recursos midiáticos, partindo dos interesses e das necessidades de quem deles se utiliza Uso da tecnologia para a mediação de conflitos e promoção de valores humanos e solidários na escola

Objetivos almejados: Discussão de temas transversais como sexo, direitos e cidadania (ECA), violência, meio ambiente (sustentabilidade) de forma natural, ou seja, franca e aberta Promoção da gestão participativa dos meios de comunicação, da informação e do próprio espaço escolar Comprometimento maior dos sujeitos com a transformação social

Identificando necessidades e desejos de mudança TAREFA Qual modelo de ensino está sendo reforçado pela COMUNICAÇÃO na escola: Modelo centrado no professor? Modelo centrado no aluno? Modelo centrado nas ferramentas? Modelo centrado nas relações? Quais as implicações disso?   O uso das ferramentas: Enfatiza o conteúdo, o resultado ou o processo?  Estimula o raciocínio e a reflexão? Problematiza? 

Identificando necessidades e desejos de mudança TAREFA 3. Qual a concepção de COMUNICAÇÃO que está sendo reforçada: linear/unidirecional ou circular/participativa? 4. Explora-se a diversidade de linguagens que os meios oferecem? As linguagens são bem combinadas, integradas? 5. A COMUNICAÇÃO tem permitido transformar receptores passivos em produtores ativos de mensagens midiáticas?

Fontes UNA PEDAGOGÍA DE LA COMUNICACIÓN Mario Kaplún PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE COMUNICAÇÃO Ismar de Oliveira SOARES http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/131.pdf A DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS PELO PROJETO EDUCOM.RADIO: UM SONHO POSSÍVEL Eliany Salvatierra MACHADO Cláudia LAGO Maria Izabel de Araújo LEÃO http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/15.pdf EDUCOMUNICAÇÃO E PEDAGOGIA DE PROJETOS: ABORDAGENS E CONVERGÊNCIAS Lílian Bhruna Pinho de ANDRADE Richard ROMANCINI http://www.slideshare.net/FatimaCosta10/educomunicao-e-pedagogia-de-projetos UNA PEDAGOGÍA DE LA COMUNICACIÓN Mario Kaplún

Quem somos? FORMADORES COORDENAÇÃO • Alda Ribeiro • Anderson Zotesso • Isabel Santos • Izabel Leão • Márcia Coutinho • Marciel Consani • Paola Prandini • Paula Carolei • Paulo Teles • Richard Romancini • Salete Soares • Silene Lourenço COORDENAÇÃO  Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão)  Leonardo Moncorvo (apoio)  Isabela Rosa da Silva (apoio)  Diego Balbino (apoio)