O rádio e a lei Setembro - 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. DECRETO Nº 6.249, DE 20 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre a criação.
Entidade da Administração Indireta; Instituída pelo Poder Público;
Responsabilidade Ética do Médico
Escola Nacional de Administração Pública -ENAP maio de 2005
A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas
EDIÇÃO DE ÁUDIO (fundamentos)
Podcast e transmissão de rádio via internet
Programa Nas Ondas do Rádio
Rádio: Gênero publicitário
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
PORTIFÓLIO & MIDIATECA
Linguagem Audiovisual
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Blog Abril de 2010 Programa Nas Ondas do Rádio. O que é um blog? Blog é um site (fica hospedado em um endereço virtual, URL). O nome vem de web log. Sua.
Como elaborar um projeto
Gêneros e formatos radiofônicos
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
A Radiação Não Ionizante e a atuação da Anatel
Atividades e atos administrativos
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Seminário Ministério das Comunicações Anatel e Abert
Manoel Carlos Neri da Silva
Aula – 16/10/12 – Redes de Computadores e Telecom
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
Processo Legislativo Sumário
LEIS SOBRE POLUIÇÃO SONORA E VISUAL
Textos para leitura A nova televisão brasileira.
Seminário CBR Agência Nacional de Telecomunicações Regulação x Regulamentação Marcos Oliveira Rio, 27/07/2006.
REGULAÇÃO E CONCORRÊNCIA
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Estrutura Administrativa
1 Diferentes modelos de regulação da radiodifusão  Estados Unidos  Grã-Bretanha  Brasil Políticas de Comunicação Jornalismo – PUC Campinas.
AGÊNCIAS REGULADORAS Origens históricas da regulação: –Primeira fase: FEUDALISMO; –Segunda fase: ESTADO MODERNO; Revoluções burguesas; Estado Social de.
Política Nacional do Meio Ambiente
Rádio Pirata Anos 50/60 Jovens ingleses, inconformados com o monopólio estatal, e revoltados com a programação das emissoras oficiais, resolveram montar.
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da República Argentina
Radiodifusão Comunitária e legislação
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Rádio Comunitária e a influência da Política Alun: Renan Faustino DISCURSO DA MÍDIA ELETRÔNICA – 2013/1 Pós Graduação UniBH Prof. Marcilio Lana.
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
DIREITO E JORNALISMO EMPRESA JORNALÍSTA Conceito Características Base legal.
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 9.612, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 Regulamento Institui o Serviço de Radiodifusão.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DIREITO Definição 1. Aquilo que é justo.
Direito: o que é, como funciona. Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 1.
VII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes junto às Instituições Federais de Ensino Superior Manaus – Maio de 2011.
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
1ª Reunião Técnica dos Gerentes Operacionais de Fiscalização – REGOF Gerência de Acompanhamento Abril / 2008.
Transcrição da apresentação:

O rádio e a lei Setembro - 2010

Profissional na área e direitos autorais Nesta Aula: Profissional na área e direitos autorais Ética e Legislação O RÁDIO

CONCEITOS

O que é Legislação ? É o conjunto de leis que regulam um assunto em particular. No nosso caso, trataremos da Legislação da Radiofonia no Brasil, ou seja, do conjunto de leis que regulam serviços de radiodifusão brasileiro.

O que são serviços de radiodifusão? São os serviços que promovem a transmissão de sons (radiodifusão sonora) e de sons e imagens (televisão), a serem direta e livremente recebidas pelo público em geral, o que é denominado "comunicação eletrônica". No Brasil, esses serviços têm, legalmente, finalidade educativa e cultural e são considerados de interesse nacional.

Tipos de serviços de radiodifusão I - Quanto ao tipo de transmissão:  a) de sons (radiodifusão sonora) b) de sons e imagens (televisão) II - quanto à área de serviços:  a) local b) regional c) nacional III - Quanto ao tipo de modulação:  a) amplitude modulada (AM) b) freqüência modulada (FM) IV - Quanto ao tipo de funcionamento:  a) de horário limitado b) de horário ilimitado

V) Quanto à modalidade 1. Radiodifusão comercial 1. 1. TV 1. 2. RTV 1 V) Quanto à modalidade  1. Radiodifusão comercial 1.1.TV 1.2.RTV 1.3.Rádio 1.3.1.AM 1.3.2.Ondas médias 1.3.3.Ondas tropicais 1.3.4.Ondas curtas 1.4.FM 2. Radiodifusão educativa 2.1.TV Educativa 2.2.RTV Educativa 2.3.Rádio educativa 3.Radiodifusão comunitária

Categorias de Rádio

Constituição Federal de 1988 estabelecia no art Constituição Federal de 1988 estabelecia no art. 21, incisos, XI e XII que, compete à União: XI – explorar, diretamente ou mediantes concessão a empresas sob controle acionário estatal, os serviços telefônicos, telegráficos, de transmissão de dados e demais serviços públicos de telecomunicações, assegurada a prestação de serviços de informações por entidades de direito privado através de rede pública de telecomunicações explorada pela União: XII – explorar, diretamente ou mediantes autorização, concessão ou permissão: a) os serviços de radiodifusão sonora, de sons e imagens e demais serviços de telecomunicações; b) os serviços e instalações de energia elétrica.

RADIODIFUSÃO COMERCIAL Modalidades de outorga* para a execução dos serviços de radiodifusão comercial:  Há 2 modos de conceder a outorga de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens (televisão): permissão e concessão. A permissão é utilizada para a outorga de serviço de radiodifusão de caráter local e é assinada pelo Ministro das Comunicações. Já a concessão é utilizada para a outorga de serviços de caráter regional e é de responsabilidade do Presidente da República. * concessão de lei ou ordenamento dada por alguém que detém poder

RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA  O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em frequência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidade da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.

A Lei Nº 4.117, DE 27 DE  AGOSTO DE 1962 institui o Código Brasileiro de Telecomunicações. A Lei Nº 9.472, DE 16 DE JULHO DE 1997 Lei Geral de Telecomunicações dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações, a criação e funcionamento de um órgão regulador e outros aspectos institucionais, nos termos da Emenda Constitucional n º 8, de 1995.

A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel A Anatel foi incumbida de administrar a utilização do espectro de radiofrequências (e, portanto, as emissoras de rádio e TV), regulamentando e fiscalizando seu uso.

Dentre as atribuições da Anatel, merecem destaque: implementar, em sua esfera de atribuições, a política nacional de telecomunicações; expedir normas quanto à outorga, à prestação e à fruição dos serviços de telecomunicações no regime público; administrar o espectro de radiofreqüências e o uso de órbitas, expedindo as respectivas normas; expedir normas sobre prestação de serviços de telecomunicações no regime privado; expedir normas e padrões a serem cumpridos pelas prestadoras de serviços de telecomunicações quanto aos equipamentos que utilizarem; expedir ou reconhecer a certificação de produtos, observados os padrões e normas por ela estabelecidos; reprimir infrações dos direitos dos usuários; e exercer, relativamente às telecomunicações, as competências legais em matéria de controle, prevenção e repressão das infrações da ordem econômica, ressalvadas as pertencentes ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O que é Ética? Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. No nosso caso, trataremos da Ética do radialista, ou seja, do conjunto das regras que regem as atividades concernentes à radiofonia.

Códigos de Ética Código de Ética das Rádios Comunitárias (RadCom) Código de Ética da Radiodifusão Brasileira (Abert)

O exercício profissional na área A Lei 6.615 de 16/12/1978 regulamenta a profissão de radialista

O direito autoral Direitos autorais são as denominações utilizadas em referência ao rol de direitos aos autores de suas obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas). A LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. DIREITOS AUTORAIS E A EDUCAÇÃO

Programa Nas Ondas do Rádio http://nasondasdoradio.ning.com midianaescola@gmail.com Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessoria Alda Ribeiro Carlos Eduardo Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Mauro Cordeiro Paola Prandini Salete Soares Silene Lourenço