Formação Coordenadores Pedagógicos CEI’s Indiretos e Conveniados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

A Formação do Coordenador Pedagógico: desafios e práticas
Formação Sala de Leitura e Filosofia
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Formação Coordenadores Pedagógicos CEI’s Indiretos e Conveniados
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
A formação do Coordenador Pedagógico- desafios e práticas
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
A Rede Em Rede: A Formação Continuada na Educação Infantil
Vídeo Educar – Rubem Alves
PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS
TURNO INTEGRAL.
Avaliação Institucional
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Projeto Político-Pedagógico
Essa é minha escola.
Programas sociais para a infância
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
De 11a 17 de agosto de 2013 Comemoramos a Semana Nacional da Família. Momento de refletirmos sobre os rumos que estamos escolhendo para as nossas famílias.
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Pedagogia Universitária
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Cuidar e Educar: Papel de quem?
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Altinópolis.
Todo dia é dia de educação!
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Portfólio de Estágio Supervisionado
Literatura Infantil Pedagogia – 7º período
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Aula com base nos textos:
TURNO INTEGRAL.
CRECHE ÁGAPE/ 2014.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Eu sou um poeta.
CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015.
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: DESAFIOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO PAULISTANA. CARACTERÍSTICAS: PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
O Que Podemos Aprender com Crianças e Palhaços? Wellington Nogueira 26/08/2013.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
“Como administrar melhor o tempo da equipe de gestão escolar”
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
1. Implantação de 1/3 do Planejamento para os professores ; 2. Concurso Público em abril; 3. Acompanhamento Pedagógico intensivo; 4. Reforma do CEI Maria.
Como educador e educando Franciscano Aparecida
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
RETROSPECTIVA 2013 PROEMI/ Jovem de Futuro Escolas Ciclos I e II 196 Escolas 62 mil Estudantes Escolas Ciclo III + 76 Escolas + 16 mil Estudantes.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Objetivo da escola Oferecer educação de qualidade para os estudantes Conhecer as necessidades da escola Papel do gestor mobilizar, coordenar, liderar.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 02/12/2010 Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Formação Coordenadores Pedagógicos CEI’s Indiretos e Conveniados O Coordenador Pedagógico e a educação da Primeira Infância 2º Encontro de 27/08/2013

Poemas de Manoel de Barros

Manoel Wenceslau de Barros, nasceu em Cuiabá em 19 de Dezembro de 1916 Manoel Wenceslau de Barros, nasceu em Cuiabá em 19 de Dezembro de 1916. Atualmente mora em Campo Grande é Advogado, Fazendeiro e Poeta. Hoje como poeta é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais originais do século e mais importantes do Brasil.

Apontamentos da avaliação do encontro anterior

SER CP.... DESAFIO COMPROMISSO COMPROMETIMENTO OBSERVAÇÃO PESQUISA MEDIAÇÃO CONSTRUÇÃO REFLEXÃO

Um olhar para a rotina do Coordenador Pedagógico

RETOMANDO A CONVERSA...

Devolutiva da atividade da Rotina do CP

Por que é importante para o CP ter uma rotina?

Alguns apontamentos sobre rotina... A rotina revela o papel do CP na Unidade (escolhas e princípios); Surge das necessidades da Unidade (PPP);

Organiza os tempos: - para observar, olhar para as necessidades das crianças e do grupo; - para a ação do CP( planejamento, pesquisa, formação e acompanhamento)

Revela os compromissos do CP enquanto Gestor do Currículo da Pequena Infância e formador de um grupo;

Desde pequenina aprendi a viver da terra e respeitar o tempo de cada estação. Brincava na beira dos rios, tomava banho de chuva e ser feliz era o maior compromisso de toda a criança. Esta saudade do que tive (...), hoje retrato em cada uma de minhas obras. Sandra Guinle

Segundo momento do encontro Em pequenos grupos