Vem brincar comigo! Turno da tarde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
Contando Histórias… Isto é uma ARTE….
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Como a Criança Pequena se Desenvolve
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
DIVERSIDADE E VALORES:
"Para Sara, Raquel, Lia e para todas as crianças“ Poema de Carlos Drummond de Andrade Fotos : cotidiano da Prima.
O conteúdo.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Autonomia e governo de si
Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade e a alegria de aprender que é em vocês natural. Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos;
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
FASCINANTE PARA MIM É....
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
PAIC 2013.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A importância do ato de Ler
Diretrizes da Educação Infantil MEC
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Ludicidade... 1ª brincadeira (PC e Dicionário)
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
A Importância da musicalização
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
SOCIEDADE FEMININA DE ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA......
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Construção de um jogo de boliche
Para não esquecer Marita Martins Redin.
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
OBJETOS E FENÔMENOS TRANSICIONAIS
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Os sentimentos de cada um
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Transcrição da apresentação:

Vem brincar comigo! Turno da tarde. “Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”. Carlos Drumond

Justificativa Cada vez mais o ser humano vem se esquecendo de coisas essenciais que nos caracterizam enquanto humano – o simbolizar, o imaginar, o fantasiar, o brincar. A brincadeira tem em si mesma a condição de nos mobilizar, de permitir que sejamos espontâneos e inteiros. Temos nos distanciado disso, pois vivemos em ritmo acelerado, em busca cada vez mais de informação e conhecimento, indo na contramão, do experienciar, de viver plenamente o instante e de sentir prazer.

Até mesmo com as crianças vemos isso se repetir, pois desde muito pequenas vivem num mundo repleto de obrigações. Queremos garantir um espaço onde o Fazer, Viver, Experienciar e a Brincadeira aconteçam de fato, permitindo às crianças “ser criança” recuperando histórias, jogos e brincadeiras que têm origem nas nossas infâncias (reavivar a criança que existe em nós) e em outras infâncias: que passam de geração para geração, se assim permitirmos. Além disso, a cultura popular está presente nos jogos, músicas e brincadeiras de cada povo, recuperando-os estaremos criando o sentimento de pertencimento a um grupo e promovendo a sua continuidade; afinal este é o sentido da humanidade. Perpetuar-se através da cultura e da sua recriação.

Objetivos Gerais Possibilitar que as crianças sejam alertas, curiosas, que confiem na sua capacidade de imaginar coisas e dizer o que realmente pensam (auto confiança e confiança no grupo). Estimular a iniciativa. Propiciar oportunidades para que estabeleçam relações de troca com o outro, compartilhando experiências. Incentivar a participação de todos, promovendo valores humanos como, empatia, solidariedade, colaboração, respeito, integração das diferenças, paciência, tolerância. Estimular o cuidado e o respeito pela natureza.

Objetivos Específicos Integrar as classes do mesmo turno (integral) promovendo a interação entre as diferentes idades. Discutir e respeitar regras, recriando-as e negociando-as de comum acordo com os colegas. Imitar e representar as interações presentes na sociedade, reinventando-as através da brincadeira, vivenciando papéis que lhe sejam mais interessantes. Ampliar o repertório de jogos, brincadeiras e histórias.

Envolver os pais e a comunidade escolar através de pesquisas e na organização da horta (Apoio ONG 5 elementos). Ouvir histórias, criando a “hora do conto” possibilitando momentos de fruição. Ampliar o repertório musical Expressar-se através das diversas linguagens como gestual, musical, dança, artes plásticas, desenho, etc. Estimular o contato com diferentes materiais como massas diversas, areia e terra. Estimular a alimentação saudável.

“As crianças hoje têm pouco tempo de ócio, pouco tempo de fantasia, e é isso que nos dá riqueza humana”. Maria Rita Kenlh