Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Introdução Educação, trabalho e cidadania Formação do trabalhador
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
Programa Nas Ondas do Rádio
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
EDIÇÃO DE ÁUDIO (fundamentos)
Podcast e transmissão de rádio via internet
Programa Nas Ondas do Rádio
Rádio: Gênero publicitário
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Linguagem Audiovisual
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Mapa Mural da Sustentabilidade
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
Documentação de projetos
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Blog Abril de 2010 Programa Nas Ondas do Rádio. O que é um blog? Blog é um site (fica hospedado em um endereço virtual, URL). O nome vem de web log. Sua.
Como elaborar um projeto
Gêneros e formatos radiofônicos
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6)
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Conceitos de Educação a Distância
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Projeto Político-Pedagógico
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Projeto Jornal Mural Professores
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Profa. Reane Franco Goulart
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011 Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

Nesta Aula A escola como ecossistema comunicativo; O papel do gestor de projetos educomunicativos; Os fluxos de comunicação na escola.

Retomando...

IDENTIFICANDO NECESSIDADES E DESEJOS DE MUDANÇA TAREFA: IDENTIFICANDO NECESSIDADES E DESEJOS DE MUDANÇA Qual modelo de ensino está sendo reforçado pela COMUNICAÇÃO na escola: modelo centrado no professor? Modelo centrado no aluno? Modelo centrado nas ferramentas? Modelo centrado nas relações? Quais as implicações disso?   O uso das ferramentas enfatiza o conteúdo, o resultado ou o processo?   Estimula o raciocínio e a reflexão? Problematiza? Qual a concepção de COMUNICAÇÃO que está sendo reforçada: linear/unidirecional ou circular/participativa? Explora-se a diversidade de linguagens que os meios oferecem? As linguagens são bem combinadas, integradas? A COMUNICAÇÃO tem permitido transformar receptores passivos em produtores ativos de mensagens midiáticas?

A partir das observações feitas, refletir: Como o conceito de educomunicação vem sendo apropriado (compreendido e replicado) pelos educadores? Podemos identificar práticas educomunicativas nas escolas? Justificar, exemplificar. Qual é o perfil do gestor de projetos educomunicativos (professor-mediador)?

A Educomunicação define-se como “um conjunto de ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos.” (SOARES, 2010) O QUE ISSO QUER DIZER?

(A escola como) ECOSSISTEMA COMUNICATIVO Locus da ação educomunicativa Espaço de convivência e de ações comunicativas. Pode ser mais ou menos fechado, mais ou menos flexível. Pode promover ou não a gestão participativa. Educomunicação: opção pelo diálogo aberto e franco como metodologia de ensino, aprendizagem e convivência. A relação dialógica vai além da tecnologia adotada. Surge da escolha por uma forma de convívio humano.

Nesse contexto, a ESCOLA passa a ser: Espaço de troca (e não de transmissão de um para muitos) de saberes, experiências, informações, percepções e sentimentos; Lugar de interação de elementos humanos e técnicos como lousa, giz, livro, computador etc. (e não de submissão de seres humanos à técnica).

A EDUCOMUNICAÇÃO é entendida como: Conjunto de AÇÕES sustentadas por PRESSUPOSTOS TEÓRICOS com o objetivo de MELHORAR A COMUNICAÇÃO HUMANA e, portanto, as relações sociais. Essas ações visam: DEMOCRATIZAR O ACESSO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, promovendo a compreensão de suas linguagens e de seus processos de produção; ESTIMULAR INTERAÇÕES presenciais e à distância por meios analógicos e/ou digitais; Propiciar à Educação um ESTUDO AMPLO E CONTÍNUO DOS MEIOS E DAS INTERAÇÕES COMUNICATIVAS que influenciam o ambiente escolar.

O GESTOR de projetos educomunicativos (professor-mediador) assume o papel de: Sujeito capaz de: identificar conflitos em um ecossistema comunicativo; refletir sobre suas origens; propor intervenções com o objetivo de superá-los, valendo-se de conhecimentos sobre as tecnologias da comunicação e dos processos de produção e de recepção de mensagens.

No momento em que as potencialidades das tecnologias interativas acenam para a quebra da unidirecionalidade e da centralização das comunicações, o conceito de comunicação dialógica, relacional e transformadora de Freire oferece uma referência normativa revitalizada, criativa e desafiadora para todos aqueles que acreditavam na prevalência de um modelo social comunicativo humano e libertador. (LIMA, op.cit., 2001. p.69) Parte1 Parte 2 PAULO FREIRE (1921-1997) A matriz de sua teoria está presente no pensamento de vários outros teóricos da comunicação que subsidiam a reflexão sobre a Educomunicação.

Voltando... Como o conceito de educomunicação vem sendo apropriado (compreendido e replicado) pelos educadores? Podemos identificar práticas educomunicativas nas escolas? Justificar, exemplificar. Qual é o perfil do gestor de projetos educomunicativos?

Atividade Representar, por meio de um fluxograma, o ecossistema comunicativo da escola, identificando os canais, os atores e as direções dos fluxos de comunicação que exercem influência sobre o ambiente escolar. Apontar os “lugares” onde ocorrem “ruídos” na comunicação. Discutir com o grupo a possibilidade de uma intervenção educomunicativa com o objetivo de reduzir os “ruídos” na escola.

O "ECOSSISTEMA COMUNICATIVO" DO EDUCOM.RÁDIO Fontes: O "ECOSSISTEMA COMUNICATIVO" DO EDUCOM.RÁDIO Teresa Melo http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/68.pdf CONCEPÇÃO DIALÓGICA E AS NTIC: A EDUCOMUNICAÇÃO E OS ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS Ademilde Silveira Sartori Maria Salete Prado Soares http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/86.pdf   ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS Profº Dr. Ismar de Oliveira Soares http://www.cesnors.ufsm.br/professores/carolcasali/projetos-em-educomunicacao/ecossistemas%20comunicativos.pdf

Equipe de Assessoria Programa Nas Ondas do Rádio Realização http://nasondasdoradio.ning.com midianaescola@gmail.com Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessoria Alda Ribeiro Anderson Zotesso Isabel Santos Izabel Leão Márcia Coutinho Marciel Consani Paola Prandini Paula Carolei Paulo Teles Richard Romancini Salete Soares Silene Lourenço Vânia Ribeiro