MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.

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MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO

Data: 17/07/2014. Módulo: M 13 – Atividade prática Data: 17/07/2014 Módulo: M 13 – Atividade prática Tempo: 1h20min ou 1h50min. Conteúdo: Números e operações 1º momento – Apresentação e discussão das regras do jogo Tempo previsto: 10m - JOGO: TRAVESSIA DO RIO – Pág 53, caderno 1 Este jogo possibilita o desenvolvimento do cálculo mental e a criação de estratégias baseadas na observação de que há somas que saem com maior frequência e somas que saem com menor frequência.

REGRAS: -Cada jogador coloca as suas fichas, nas casas de uma das margens do rio, da maneira que quiser, podendo pôr mais do que uma ficha na mesma casa, deixando, portanto, outras vazias. -Alternadamente, os jogadores lançam dados e calculam a soma obtida. -Se a soma corresponder a uma da casa onde estejam as suas fichas passa-se uma delas para o outro lado do rio. -Ganha quem primeiro conseguir passar todas as fichas para o outro lado. Número de jogadores: 2 participantes

2º momento – confecção e execução do jogo Tempo previsto: 35m  Dividir a turma em grupos de 06 integrantes para entrega dos materiais e para que possam jogar. 3º momento – Sistematização dos trabalhos Tempo previsto: 15 min Entregar para cada grupo o quadro “Refletindo sobre o jogo- Travessia do rio” para o registro das considerações das duplas tendo como referência o caderno 1 (p. 53-58) - (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO / Alfabetização em Matemática- Brasília 2014) e o manual de jogos ( Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa /JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA - Brasília 2014 – P.45). 1) Quais os conhecimentos matemáticos necessários para a realização do jogo? 2) Em relação ao ensino da matemática, quais os objetivos propostos no jogo? 3) Qual o eixo temático contemplado? 4) Identifique os conteúdos presentes na atividade.

4º momento – Plenária Tempo previsto: 20 min As duplas deverão apresentar o quadro. Recursos Materiais:  1 tabuleiro que simula um rio e suas margens (com casas numeradas de 1 a 12)  12 fichas verdes e 12 fichas vermelhas  2 dados comuns com faces numeradas de 1 a 6, sendo um vermelho e outro azul.

vezes

JOGO: TRAVESSIA DO RIO Este jogo possibilita o desenvolvimento do cálculo mental e a criação de estratégias baseadas na observação de que há somas que saem com maior frequência e somas que saem com menor frequência. REGRAS: -Cada jogador coloca as suas fichas, nas casas de uma das margens do rio, da maneira que quiser, podendo pôr mais do que uma ficha na mesma casa, deixando, portanto, outras vazias. -Alternadamente, os jogadores lançam dados e calculam a soma obtida. -Se a soma corresponder a uma da casa onde estejam as suas fichas passa-se uma delas para o outro lado do rio. -Ganha quem primeiro conseguir passar todas as fichas para o outro lado. Número de jogadores: 2 participantes