Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE UBERLÂNDIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EF LUENTES.
Advertisements

MONITORAMENTO DE AGROTÓXICOS NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
SÃO PAULO e a POLÍTICA NACIONAL de RESÍDUOS SÓLIDOS 21 de outubro de 2010 DECONT – Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Verde.
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
ENGENHARIA AMBIENTAL.
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
PLANO DE GESTÃO.
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
CNAEs VII ENAT.
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
Estudo de Viabilidade para Inserção Segura de PCD na Construção Civil
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Departamento de Engenharia-DIPLAN - Atual
Goiânia, 16 de dezembro de 2009.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
EFLUENTES INDUSTRIAIS NO SISTEMA DE ESGOTO
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
Painel: Aspectos destacados
Agência Nacional de Águas Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos Contrato de Gestão: Evolução e novos indicadores Fernanda Laus Brasília,
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Cobrança pelo Uso da Água
PROJETO AMBIENTAL INTEGRADO II
Sistema Estadual de Meio Ambiente
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
INADEQUAÇÕES NAS ESTRUTURAS HIDROSSANITÁRIAS VISTORIADAS - PREMEND
Departamento de RH – Qualidade de vida
O SANEAMENTO BÁSICO EM UBERLÂNDIA NO CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO DO BRASIL DE 1967 A 2013   Júber Donizete Gonçalves.
Os Novos Marcos Regulatórios
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
O SAAE CRIADO PELA LEI 1.925/2005. OBJETIVO: OFERECER SERVIÇOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO. É UMA AUTARQUIA MUNICIPAL, COM PERSONALIDADE JURÍDICA.
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
A Pampulha A PAMPULHA ENGENHARIA é uma empresa especializada em Obras de Mineração, Saneamento, Transporte de Fluidos Combustíveis, Irrigação, Obras Civis,
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Uberlândia (MG), 6 de maio de 2014
11 A FISCALIZAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS E O INMETRO
AUTOVISTORIA 14/11/2013.
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level AUTOVISTORIA CASS 20/02/2014.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Regularização Ambiental dos Portos
Planejamento do Projeto
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental Departamento.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Assuntos 02/20 Processos ativos Processos ativos Gestão de lâmpadas fluorescentes e mistas Gestão de.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
REUSO DE EFLUENTES DE VEÍCULOS EM LAVA JATO
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Autor: Eng.ª MÁRCIA TREVISAN VIGORITO XIX Exposição de Experiências.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrantes: Silvia G da Conceição FEVEREIRO/2009 Processo de Regularização Ambiental.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DE GUAXUPÉ-MG
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
Licenciamento Ambiental: sua efetividade/necessidade no Município de Vitória.
Direito ambiental Aula 5 Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: Padrões e zoneamento econômico- ecológico.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE UBERLÂNDIA AVANÇOS E MELHORIAS COM A PUBLICAÇÃO DO DECRETO 13.481/2012 QUE REGULAMENTA O PROGRAMA DE RECEBIMENTO E MONITORAMENTO DE EFLUENTES NÃO DOMÉSTICOS – PREMEND

Corpo Técnico - autores Tatiane Andrade Pereira(1) Bióloga pela Universidade Federal de Uberlândia –MG, Engenheira Ambiental pela Universidade de Uberaba, UNIUBE – Uberlândia (MG). Especialista em Engenheira Ambiental pelo Instituto PROMINAS. Coordenadora do Núcleo de Efluentes Não Domésticos do Departamento Municipal de Água e Esgoto , DMAE – Uberlândia (MG); trabalha na Autarquia há quase 3 anos. Gabriela Oliveira Campos Borges(1) Engenheira Civil pela Universidade de Uberaba, UNIUBE - Uberlândia (MG). Coordenadora do Núcleo de Planejamento de Obras do Departamento Municipal de Água e Esgoto, DMAE – Uberlândia (MG), desde 2010. Geraldo Silvio de Oliveira Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), Especialista em Gestão de Recursos Hídricos do Brasil pela mesma Universidade. Trabalha na Autarquia há 17 anos. Alexandre Silva Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Diretor Técnico do Departamento Municipal de Água e Esgoto, DMAE – Uberlândia (MG).

PROGRAMA DE RECEBIMENTO E MONITORAMENTO DE EFLUENTES NÃO DOMÉSTICOS (PREMEND)

Equipe Técnica - PREMEND Dois Coordenadores: 1 para o Núcleo de Efluentes Não Domésticos (núcleo) e outro para Núcleo de Planejamento de Obras (vistorias); Dois servidores de carreira para as coletas; Um servidor de carreira para vistorias; Um servidor de carreira para vistoria / coleta / motorista; Um servidor de carreira para o cargo de motorista; Três estagiários: um para vistorias e outro para vistorias e administrativo, ambos graduandos em Engª Civil e outro para administrativo, graduando em Direito.

INTRODUÇÃO Estados no Brasil que têm adotado este modelo na prática de recebimento de efluentes não domésticos São Paulo; Minas Gerais; Rio Grande do Sul; Goiás Paraná.

A ETE “Uberabinha” foi inaugurada em 2003 Início de operação Altas cargas orgânicas (DQO, DBO) Sinalizando a chegada de efluentes não domésticos

Fontes: as indústrias instaladas no município conectadas ao sistema de esgotamento sanitário Apontando a necessidade de regulamentação e monitoramento para recebimento de efluentes não domésticos Criação e implantação do “Programa de Recebimento e Monitoramento de Efluentes Não Domésticos” - PREMEND

O PREMEND foi instituído pelo Decreto Municipal No 10 O PREMEND foi instituído pelo Decreto Municipal No 10.643 de 16 de abril de 2007, que foi revogado pelo N° 13.481 de 26 de junho 2012. Destinado às pessoas físicas e jurídicas instaladas no Município de Uberlândia que produzem e lançam efluentes não domésticos no sistema público de esgoto provido de estação de tratamento.

OBJETIVOS DO PREMEND Preservar o sistema público de esgotos contra corrosão, incrustação e obstrução; Evitar a ocorrência de explosões e inflamabilidade; Reduzir os riscos relacionados à saúde dos funcionários do DMAE que operam o sistema público de esgotos;

METODOLOGIA ETAPAS PARA INSCRIÇÃO DE USUÁRIOS ESPECIAIS ENTREGA O RAE O USUÁRIO É CONVOCADO PRAZO: 60 DIAS ATENDE CONTRATO DE EFLUENTES NÃO DOMÉSTICOS DMAE AVALIA DOCUMENTAÇÃO PRAZO: 60 DIAS NÃO ATENDE O USUÁRIO SERÁ AUTUADO, DEPENDENDO DO RAMO DE ATIVIDADE, K. DMAE PODE FISCALIZAR ALTERANDO O FATOR K PARA K1. APÓS UM ANO, NÃO ATENDEU, K2 = 1,5*K1. APÓS UM ANO NÃO REGULARIZOU O K VIGENTE SERÁ ALTERADO PARA K2=1,2*K1

Importante Os recursos arrecadados com o PREMEND são utilizados para cobrir os custos adicionais para tratamento de efluentes com características não domésticas na ETE “Uberabinha”, subsidiando os custos do tratamento e manutenção do sistema; Salienta-se que o DMAE não exige um tratamento completo para o efluente líquido do estabelecimento tal como se fosse para ser lançado num curso d’água, mas sim um tratamento suficiente e necessário à adequação de sua carga orgânica, tornando-a compatível com a carga orgânica típica para esgotos domésticos, que garanta a preservação do sistema de esgotamento sanitário;

EMPRESAS SÃO ENQUADRADAS POR RAMOS DE ATIVIDADES Grupo I: Indústrias de alimentos, bebidas e atividades afins Grupo II: Indústrias químicas, de processamento e atividades afins Grupo III: Postos de combustíveis, Lava jatos, Oficinas e atividades afins Grupo IV: Construção civil, marmorarias, serrarias e atividades afins Grupo V: Hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios e atividades afins. Grupo VI: Comércio de alimentos, restaurantes, açougues e atividades afins. Grupo VII: Indústria metalúrgica e atividades afins Grupo VIII: Outras Indústrias não enquadradas nos grupos anteriores.

RESULTADOS Aceitação do PREMEND pelas empresas estabelecidas no Município 277 empresas não apresentaram o RAE empresas foram cadastradas compulsoriamente Há 807 empresas cadastradas 305 empresas estão dentro do prazo empresas aderiram “voluntariamente” 225 empresas completaram o processo de adesão

Ideia Errônea do PREMEND

Obrigados!! Contato: premend@uberlandia.mg.gov.br Fones: (34) 3223-4818 / 3233-4770