A Tomada de Decisão segundo o comportamento Empreendedor:

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Transcrição da apresentação:

A Tomada de Decisão segundo o comportamento Empreendedor: UFRGS A Tomada de Decisão segundo o comportamento Empreendedor: Uma survey na Região das Missões. Orientadores: Prof. Dr João Luis Becker Prof. Dr Henrique Freitas Mestrando: Juárez de O Chagas

Agenda - Tema Justificativa Objetivos Método Benefícios dos Resultados Potenciais Cronograma das Atividades

Micro, Pequenas e Médias Empresas da Região das Missões 1. Tema Micro, Pequenas e Médias Empresas da Região das Missões Empreendedorismo Risco Processo Decisório

d) Importância das Pequenas e 2. Justificativa a) Processo Decisório b) Empreendedorismo c) Educação d) Importância das Pequenas e Médias Empresas

3. Objetivo Geral Administradores Cenário: Região das Missões Ambiente: Micro, Pequenas e Médias Empresas Identificar Caracterizar Comportamento Empreendedor Perfil Decisório Administradores

Adaptação do Instrumento para a coleta de dados visando: 3.1 Objetivos Específicos Adaptação do Instrumento para a coleta de dados visando: Identificação do Comportamento Empreendedor. Mancuso (1994) Definição do Perfil Decisório. Macadar (1998) e Zanela (1999); Desenvolvimento de um ferramental gerencial para que uma pessoa ou organização possa testar ou verificar seu estilo empreendedor e identificar seu perfil decisório.

2. Justificativa a) Processo Decisório Ponto básico da atividade administrativa. Importante para a sobrevivência da organização. A decisão ocupa o maior tempo do administrador.

2. Justificativa b) Empreendedorismo O indivíduo traz para a empresa o repertório adquirido do seu grupo social que influi no seu comportamento e na sua forma de tomar decisão. Entretanto, existem pessoas que apresentam características empreendedoras desde muito cedo.

2. Justificativa c) Educação Qual a importância da escola na formação de um empreendedor? Pode funcionar muito mais como um fator de inibição do que estímulo. Precisa fazer revisões curriculares e alterar a forma de relacionar-se com a comunidade em que está inserida.

d) Importância das Pequenas e Médias Empresas 3. Justificativa d) Importância das Pequenas e Médias Empresas As pequenas e médias empresas da região das Missões são responsáveis pela maioria das ofertas de empregos e representam a maior parte dos estabelecimentos produtivos. Pouco se sabe sobre os seus administradores.

4. Método - Survey Aplicação Corte transversal Tipo - Exploratória Instrumento - Questionário Tipo de amostragem Amostra não probabilística – por conveniência Obs: Poderão ocorrer fatores que levem a opção por amostragem não probabilística, por conveniência. Seleção da Amostra Critério: nº de empregados Amostra: Empresas com no mínimo 2 Empregados Tamanho: 110 empresas Unidade de Amostragem: Indivíduo Sem restrição de idade ou sexo. População-Alvo População de Administradores das micro, pequenas e médias empresas, da região das Missões, filiadas ao SEBRAE

4. Método – Etapas da Pesquisa 1 Revisão da Literatura Definição da abordagem e adaptação dos constructos Processo Decisório e Empreendedorismo 2 3 Validação e Aperfeiçoamento da adaptação dos Instrumentos Coleta de Dados Processamento e Análise dos Dados Definição da Amostra Aplicação dos Instrumentos de coleta já validados Tabulação dos Dados Cruzamento dos Dados Apresentação dos Resultados 4

5. Benefícios dos Resultados Potenciais 1 - Entidades de classe: Realização de cursos e treinamentos visando o crescimento pessoal dos seus associados no que tange a processo decisório e empreendedorismo. 2 - Poder Público - Subsídios para a elaboração do planejamento do desenvolvimento da região das Missões. 3 - URI – Contribuição com subsídios para a Re-orientação do Currículo do Curso de Administração com vistas a formar administradores com o perfil de acordo com as novas exigências do mercado.

Interpretação dos Dados 6. Cronograma das Atividades Coleta de Dados 15 /09/1999 1º /10/1999 Análise dos Dados Interpretação dos Dados Redação do Relatório Defesa da Dissertação Maio 2000