Writing across the curriculum.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Advertisements

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN


Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
Histórico da Tutoria.
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
TEXTO ARGUMENTATIVO - PRÁTICA
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Feedback Realimentação ou retroalimentação
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
WAC Writing Across the Curriculum
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
Linguagem, alfabetização e letramento
II Simpósio Sul-Brasileiro de Editoração Científica (II SISBEC)
Introdução à Filosofia SYLLABUS
Atividades PPI – Logística III.
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
Planejamento PNAIC 2014.
LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
ESTUDOS DIRIGIDOS SEGUNDO SEMESTRE DE 2013.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Leitura de Textos Científicos
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Writing across the curriculum.
Técnicas e Projeto de Sistemas TÉCNICO SUBSEQUENTE ANA PAULA ALVES DE LIMA 1 TÉCNICAS E PROJETO DE SISTEMAS – TÉCNICO SUBSEQUENTE.
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Tópicos em Arquitetura e Hardware
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
1.3 Comunicação e indivíduo
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
Prof. Benedito Salazar Sousa
Etapas de uma sequência didática
Contrato pedagógico Comunicação verbal midiática Segundo semestre 2010 Professora Doutora Míriam Cristina Carlos Silva.
Português para Engenheiros
Reflexões sobre Produção Textual
Tecnologias / Produção de texto
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Laboratório de Mecânica
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
TIRAR NOTAS -É parte integrante da vida de cada um quer a nível pessoal como profissional. -É uma etapa intermédia, acontece antes de uma produção escrita.
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
TÍTULO (Fonte: Arial; Tamanho: 40) Autores (INSTITUIÇÃO); Co-autores (INSTITUIÇÃO); (Fonte: Arial; Tamanho: 28 )
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Outras sugestões para revisão textual Conferência individual com a professora: é importante que você converse individualmente com o aluno-autor, ajudando-o.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
SENAC/SE CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS PROFESSOR DR. ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS COSTA  Conceito de texto;  Língua falada e língua escrita; 
DICAS DE PORTUGUÊS E INTERPRETAÇÃO. *Leia o enunciado e leia o comando sem desviar a atenção.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Autor 1 ; Autor 2; Autor 3; Autor 4 ; Autor 5 e Autor 6;
Transcrição da apresentação:

Writing across the curriculum. WAC Writing across the curriculum.

O Que É? Escrever para pensar; Trabalhar habilidades comunicativas; Escrever sobre textos das disciplinas do próprio curso dos alunos; Escrever com estruturas e estilos textuais próprios da área de saber dos alunos.

Professora Jennifer Craig

WAC em MIT 1st year writing – alunos não aprovados na produção de textos obrigatória para ingressar na universidade. (nota de 0 a 6 – obrigatoriedade para média até 3) Writing Center – equipe de professores à disposição dos alunos, para atendimento invidual, presencial, mediante agendamendo. LabWrite – atendimento on-line Cada um dos cursos conta com uma equipe WAC.

WAC em MIT O professor WAC sempre acompanha o professor titular da disciplina na avaliação de projetos, seminários, apresentações orais e produção de textos. O WAC possui variadas formas de aplicação: Leitura e escrita individual, Leitura e escrita em equipe, Acompanhamento nos TCCs, Apresentações orais.

WAC no UNISAL A - Projeto piloto no curso de Direito (2013) – reformulado para 2014. B - Introdução do WAC nas engenharias – 3º semestre. C – Projeto WAC na Pedagogia 2014.

OBSERVAÇÕES GERAIS Textos manuscritos. Textos redigidos presencialmente. Textos curtos. Textos individuais. Resultados para cada aluno. Resultados nas disciplinas de outros professores.

WAC NO DIREITO e PEDAGOGIA Folha única para todas as atividades de escrita: facilita a observação do progresso e o feedback. QR Code: devolutiva em áudio para o aluno. Textos, vídeo-aulas e áudio-aulas em grupo do facebook: https://www.facebook.com/groups/145686576791 8722/ Todas as atividades são avaliadas. Código de correção na Pedagogia: duas oportunidades para escrever o mesmo texto. Nota só depois da reescrita.

CÓDIGO DE CORREÇÃO 1. Ortografia; 2. Acentuação; 3. Pontuação; 4. Regência Verbal e Nominal; 5. Concordância Verbal e Nominal; 6. Crase. Observações sobre estilo são inseridas ao lado do texto.

WAC NA ENGENHARIA 2013 – Leitura, discussão e produção de texto, com aumento gradativo de palavras, à medida que os encontros aconteciam. O assunto foi o mesmo na produção dos quatro textos. Feedback individual, pessoal, ao aluno, que deveria refazer o texto, corrigindo-o 2014 – Leitura, discussão e produção de texto. Correção do professor por meio de códigos para que o aluno identifique o erro e corrija-o. A nota é dada após a correção feita pelo aluno. Feedback individual, pessoal, ao aluno.

SUGESTÃO PARA PROFESSORES O que você menos entendeu na leitura de hoje? Que valor tem este conhecimento? Como é que o que você está estudando tem aplicabilidade no mundo ao seu redor?

SUGESTÃO PARA PROFESSORES Síntese das ideias do autor. Perguntas para o autor. Você sabe o que é? O que pensa sobre?

CONSIDERAÇÕES FINAIS