Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como se familiarizar com seu banco de dados usando o SPSS
Advertisements

PACOTE OFICCE 2003.
Aula de hoje Execução de Cálculos; Referências; Criando Gráficos;
Introdução ao MS-Excel
Informática Aplicada.
Informática Aplicada.
Informática Aplicada.
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Estatística Básica Utilizando o Excel
15 Introdução à Manipulação de Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas são tabelas usadas para comunicar informações de forma clara, precisa e sucinta.
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 2a. Aula - Estatística Descritiva.
MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição?
Como se familiarizar com seu banco de dados Como se familiarizar com seu banco de dados usando o SPSS Profa. Suzi Camey Depto de Estatística - UFRGS.
Excel Básico.
Profa Úrsula Lisbôa Fernades Ribeiro
Microsoft Excel noções iniciais
Microsoft Excel Planilha Eletrônica
Folha de Cálculo TIC 10.
Curso sobre Planilha Eletrônica Este é o primeiro capítulo do nosso curso sobre a Planilha Eletrônica EXCEL 2010, da Microsoft. As planilhas eletrônicas.
Regra de Três Simples e Composta
Folha de cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo
Tópico 3: Como Inserir Fórmulas – Parte II Informática Básica.
Na barra de mensagem, clique em Habilitar Edição,
Microsoft Office Excel
Folha de Cálculo Como Dar Nome a Uma ou mais Células?
Aula – Introdução ao Excel. Nesta aula serão apresentados os conceitos básicos sobre o Microsoft Excel.
FOLHA DE CÁLCULO.
Passos utilizados numa regra de três simples:
Como calcular a nota final
Profº: Dionísio Sá Regra de Três
COMPLEMENTO DAS AULAS.
INF1503 – Processamento de Dados (Economia)
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Microsoft Excel Folha de cálculo
Microsoft Office Excel 2010
Microsoft Office Excel 2010
Informática André alencar.
Exercício - 1. Criar no SPSS o banco de dados com as informações fornecidas 2. Salvar o banco com o nome atividade física na pasta pos pilates 3.
FTAD Formação Técnica em Administração
POTENCIAÇÃO E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Tópico 3: Como Inserir Fórmulas Informática Básica.
Planilha Eletrônica - Excel
Criando uma formatação
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
Medidas de localização
Interpolação e Ajuste de Curvas
Série Geográfica (espaço).
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Exercícios (Algoritmo Narrativo, Fluxograma e Pseudocódigo) RESOLVIDO
Monitor: Williams Rodrigues
“Monsenhor José Paulino”
Noções de Estatística - I
Automação de Escritório II Excel
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para.
FOLHA DE CÁLCULO.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Microsoft Excel.
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Planilhas Eletrônicas
Profª Dalila Borges Justino Lins
AULA DE Nº 08 FUNÇÃO SE FLUXO DE CAIXA PROGRAMADO (MACROS) MONITORES: WILLIAMS / DAVID
Sobre a Prova Prof. André Aparecido da Silva
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
Coordenação de Ensino - Duque de Caxias OpenOffice Calc Fórmulas e Funções.
REGRA DE TRÊS REGRA DE TRÊS SIMPLES
Razões e Proporções Razão, Proporção, Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais e Regras de três Simples e Compostas.
Profª Juliana Schivani TABELAS.
Folha de cálculo - EXCEL. O que é a folha de cálculo Folha de cálculo integrada: – Funções de base de dados – Possibilidade de criação de gráficos – Ferramentas.
Transcrição da apresentação:

Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I Vanessa Luiza Tuono Jardim

Fórmulas Permitem fazer e refazer cálculos Para a Planilha, fórmula é um conjunto de operações matemáticas e lógicas que fornecem um resultado

Fórmulas Comece sempre a fórmula com (igual) = Sinais matemáticos usados nas fórmulas + somar - subtrair * multiplicar / dividir ^ elevar à potência % Multiplica por 100

Como colocar uma fórmula na planilha Para criar uma fórmula deve-se saber onde se localizam as informações que serâo usadas no cálculo. 1. Digitar os dados 2. Clicar na célula onde desejar que apareça o resultado 3. Na Barra de Fórmulas digitar um sinal de igualdade (=) 4. Clicar na célula que contém o primeiro valor que entra na fórmula. (O endereço dela aparecerá na Barra de Fórmulas). Na Barra de Fórmulas digitar um operador matemático 5. Clicar em <Enter>. (A fórmula aparecerá na barra de fórmula e o resultado na célula ativa). É importante notar que as fórmulas não aparecem na planilha, mas somente o seu resultado.

Exercícios 1. Digite a planilha da figura do Exemplo 1 acima no Calc. Coloque as fórmulas corretamente, utilizando o endereço dos números, e verifique os resultados. 2. Agora altere os valores unitários, retirando 1,00; 5,00 e 0,50 substituindo-os por 0,98; 5,25 e 0,75. É necessário redigitar as fórmulas? Por que?

Algumas funções estatísticas O resultado de certos parâmetros amostrais, tais como máximo, mínimo, média, mediana, moda, variância e desvio padrão, é obtido muito facilmente no Calc. Supondo que os dados estejam no intervalo B12 a B16 as fórmulas ficarão assim: desvio padrão =DESVPAD(B12:B16) máximo =MÁXIMO(B12:B16) média =MÉDIA(B12:B16) mediana =MED(B12:B16) moda* =MODO(B12:B16) mínimo =MÍNlMO(B12:B16) variância =VAR(B12:B16)

Fórmulas mais usadas Clique em fx Ou no menu, Inserir > Função

Atividade 1 Vamos montar a seguinte tabela:

Atividade 2 Criar uma fórmula para média de cada aluno

Fórmulas mais usadas Função SE Exemplo: na planilha de notas dos alunos, colocar um campo chamado SITUAÇÃO Nesse campo será escrito APROVADO se a média do aluno for igual ou maior do que 7,0 E REPROVADO se a média do aluno for menor do que 7,0.

Fórmulas mais usadas Função SE Manualmente =SE(B2>=7;”aprovado”;”reprovado”) Ou pelo Menu, Inserir> Função>Lógica > SE

Atividade 3 Usando Função: Calcule a média de cada aluno Calcule a média total da turma

Cálculo de Medicação Regra de três       A regra de três simples é um processo prático para resolver problemas de razão e proporção, que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três. Devemos, portanto, determinar um valor a partir dos outros já conhecidos.   Passos utilizados em uma regra de três simples: 1. Agrupar as grandezas da mesma espécie em colunas, mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes. 2. Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. 3. Montar a proporção e resolver a equação.

Questão   Uma solução oral foi preparada contendo 20 mg de cloridrato de femproporex por 5 mL de solução. Quantos mg de fármaco estão contidos em 40 mL desta solução ? Calcule usando a planilha de Excel 

IMC O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Gráfico IMC

Atividade Criar uma tabela e um gráfico com a distribuição dos IMCs Levantar os dados da turma Levantar os dados dos servidores que estiverem no IFSC Separar sexo M e F