2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.

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Transcrição da apresentação:

2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen EA - UFRGS

2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Agenda 1 – Políticas de Expansão do Governo Federal 2 – Diretrizes para a Operacionalização da Expansão 3 – Expansão: o exemplo da UNIPAMPA 4 – Expansão: Escolhas Estratégicas para a UFRGS

2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho – Políticas de Expansão do Governo Federal REUNI – Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Decreto 6069, ) EAD (UAB) PROEP – Programa de Expansão da Educação Profissional e PROEJA - Educação Profissional de Jovens e Adultos

2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho – Políticas de Expansão do Governo Federal Princípios: –ampliação do acesso e permanência na educação superior (REUNI, Decreto 6069, ); –disponibilização de recursos – recursos humanos, infra-estrutura, equipamentos, serviços – por meio de Programas de Apoio Específicos: REUNI, Editais UAB, Pró-docência, PROEP e PROEJA.

2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho – Diretrizes para a Operacionalização da Expansão Evasão (meta = máx.10% em 2012) Oferta de cursos noturnos Relação professor alunos (meta = 1 para 18 em 2012) Conceito de professor equivalente Ampliação da política de inclusão e assistência estudantil Ampliação da mobilidade Atualização da estrutura acadêmica e das metodologias de ensino e aprendizagem: espírito das diretrizes curriculares (não há mais currículo mínimo, há liberdade na estruturação dos projetos políticos pedagógicos dos cursos) Graduação não voltada à profissionalização precoce e especializada Articulação Ensino Médio GRADUAÇÃO Pós-Graduação

2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho – Exemplo: a UNIPAMPA 10 Campi, distância geográfica, estrutura descentralizada 400 professores e 400 técnicos Previsão de 12 mil alunos e mais de 50 cursos e graduação Escolhas estratégicas: –Projetos políticos pedagógicos: Modos de integração dos cursos ? Bacharelados multidisciplinares ? –Cursos tecnológicos ? –Mobilidade alunos e docentes ? –Uso de metodologias de ensino e aprendizagem: EAD,... –Estrutura organizacional ?

2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho – Expansão: Escolhas Estratégicas para a UFRGS Reorganização didático-pedagógica e operacional dos cursos atuais: –atualização dos planos político-pedagógicos dos cursos, adequação à duração mínima; –integração, flexibilização dos currículos; –oferta e demanda de disciplinas: horários condizentes, número mínimo de disciplinas/semestre a serem cursadas pelos alunos; –redução da evasão: nos cursos e via ingresso extra- vestibular.

2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho – Expansão: Escolhas Estratégicas para a UFRGS Análise do ambiente das instituições federais: –expansão das vagas, novas IFES: FFFCMPA, UNIPAMPA, CEFETS; –alunos UFRGS hoje: (51% PoA, 9% Grande PoA, 31% Interior RS, 9% outros estados (Pesquisa 2002)) Análise inter-relação GRADUAÇÃO – PÓS-GRADUAÇÃO e PESQUISA Inovações a considerar: –Identidade dos cursos da UFRGS: atratividade, diferenciação –Bacharelados multidisciplinares ? (ver exemplo da Universidade Federal do ABC) –Cursos tecnológicos ? –Política de expansão da UFRGS mais indutiva ?: EAD, cursos específicos mais especializados ou complementares à oferta de hoje, no. vagas por curso criado; –Mobilidade estudantil; –Alianças com outras IFES?