Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
FACULDADE METROPOLITANA
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
Qualidades não específicas necessárias ao mundo do trabalho
DADOS PESSOAIS Gênero Faixa Etária Deficiência Raça País 20/11/07.
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia: Apectos Gerais
Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Bacharelado em Sistemas de Informação
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
O Curso de Bacharelado em
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
2009.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.
Curso Técnico em Meio Ambiente
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Pedagogia Universitária
Mestrado em Tecnologia Programa de Posgraduação em Tecnologia da UCPEL.
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Autoavaliação Institucional e a CPA
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
UFV.
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
Ministério da Educação
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas Formação, Cultura e Crítica para um Mundo em Mutação.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Políticas de valorização dos profissionais da educação
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Documentos e Propostas legais
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais Coordenador: Walter Martins Rodrigues Vice-coordenador: Antônio Gomes Nunes

Desafio da UFERSA: construir de uma Universidade excelência no semi-árido brasileiro Quadro real: A escassez de vagas na universidade pública Qualidade do Ensino público Superior Carência de profissionais qualificados Carência de Pesquisa Hiato entre ensino médio e superior

Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T): inovação no ensino superior Breve relato na histórico Origem da UFABC A proposta do BCT da UFERSA Novos caminhos Cursos de segundo ciclos ligados ao BCT Desafio pedagógico

Histórico do BCT-UFERSA Inspirado no BCT da UFABC Impulsionado pelo REUNI e necessidade de expansão da UFERSA. 1) Aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno; 2) Redução das taxas de evasão; 3) Ocupação de vagas ociosas

O curso O BCT é o primeiro ciclo de Formação superior Os cursos de Engenharias, licenciaturas e outros bacharelados podem compor um segundo ciclo de formatação O terceiro ciclo será a pós-graduação. O primeiro ciclo permite acesso ao segundo ou teceiro ciclo.

Características do curso O BCT da UFERSA tem duração de três anos ou três anos e meio (diurno/noturno). Neste novo modelo proposto, os primeiros dois anos são de disciplinas básicas de cunho científico comum a todas as engenharias agregadas e de caráter obrigatório. O ingresso nos cursos de segundo ciclo depende do rendimento no BCT.

Objetivo geral Os egressos deste curso atuarão de forma crítica e inovadora frente aos desafios da sociedade, tendo sólida formação geral e científica. Capacitar os egressos para em relação às bases de conhecimentos relacionadas atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos ambientais, sociais, políticos, econômicos e culturais.

Bacharelado de Ciência e Tecnologia: A grande inovação da UFABC Surge a partir do Processo de reestruturação da Universidades Européias visando: Objetiva garantir a formação em nível superior em 3 anos e garantir: Bases para pós graduação, ou para graduação em diversas áreas (flexibilidade) Permitir mais reflexão na escolha profissional (profissionais motivados) Permitir dinâmica na atualização profissional (educação contínua)

UFABC No ano de 2004 o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 3962/2004 que previa a criação da Universidade Federal do ABC. Essa Lei foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2005, com o Nº 11.145 e datada de 26 de julho de 2005. O Projeto Acadêmico da UFABC procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.

A fase eletiva do curso Vigora no últimos dois semestres (540 h); A escolha das eletivas leva em conta o rendimento no curso. Critérios de Coerência e compatibilidade entre as diferentes turmas da mesma disciplina são importantes. Interação interdisciplinar é necessária. O agrupamento de eletivas é dinâmico.

Cursos de segundo ciclo As disciplinas optativas a serem escolhidas pelos estudantes terão quantidade limitada de vagas, direcionando-os para um dos seguintes bases: Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Energia, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Engenharia do Petróleo, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Sistema de Informação

A UFERSA decidiu pelo BC&T em sua proposta de reestruturação O BC&T incluído na Proposta Reuni da UFERSA prevê: A formação em três anos dê grandes vantagens para o estudante Fortalecer as bases de Matemática, Física, Computação e Cognição Preparar o estudante de forma escalonada e permite flexibidade na formação

Síntese O candidato ingressa no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), fará uma graduação em 3 ou 3,5 anos. Depois dessa formação básica, existem opções de graduação em engenharia, licenciaturas ou sistema de informação (Angicos).

Organograma # Pode ser feito em outras instituições

Dificuldades evidenciadas Forte base em ciência: Matemática e Física, exigida e o ensino médio. (Nivelamento) -Valorizar o conhecimento As práticas laboratoriais: Diversos laboratórios estão sendo estruturados e construídos Novas propostas pedagógicas, ensino mais integrado não foi assimilado a contento Acompanhamento por tutores ainda não foi feito A gestão do curso e a interface entre turnos e campus.

Muito Obrigado! O desafio continua...