Revisão 3º Trimestre. Sugestões para estudar  Ler e elaborar perguntas;  Relacionar o que lê com exemplos, inclusive de atividades que poderiam ser.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
Advertisements

Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Português Brasileiro: Questões atuais
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Fundamentação Teórica
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Avaliação da Aprendizagem em Processo
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Curso de Gêneros Textuais
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
Plano Nacional de Leitura

Técnicas de Apresentação
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
Linguagem, alfabetização e letramento
CRÔNICAS.
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Caderno Interfaces Curriculares
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
Planejamento PNAIC 2014.
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Escolas Prioritárias Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Prof.ª Irislane Figueiredo
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
A tradução como retextualização
Programa de Formação Continuada
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A objetividade na avaliação de textos escritos na escola
ENSINO FUNDAMENTAL I Módulo 3 Produção Final Módulos 1, 2 e 3.
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Estratégias de leitura
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Replicação Metas Curriculares de Português
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Ponto de partida Capítulo 3
CIED I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO Grupo de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo Linguística Textual: LINGUÍSTICA TEXTUAL:
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
INTRODUÇÃO ..
Etapas de uma sequência didática
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Elementos da comunicação
A Linguagem E seus termos.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Projetos e Sequências Didáticas
TRABALHO COLABORATIVO
Transcrição da apresentação:

Revisão 3º Trimestre

Sugestões para estudar  Ler e elaborar perguntas;  Relacionar o que lê com exemplos, inclusive de atividades que poderiam ser realizadas;  Elaborar mapa conceitual.

Capítulo 15 Retomar todo o percurso da produção textual: - tema e situação da escrita; - finalidade da escrita; - destinatário; - escolha do gênero ; - pré-texto: objetivo; -

- revisão do texto: qual é a importância dessa atividade, de quais formas pode ser realizada a revisão. Relacionar com o capítulo 18: de que forma atividades de revisão podem auxiliar no estudo da análise linguística. o Texto “A produção de narrativas de terror” Texto com poucos conceitos, mas há exemplo de atividades e de sequência de atividades para produção textual.

Texto “O texto como unidade e objeto de ensino” (Zanini, 2009)  As variáveis no ensino de LP  LDB e o objeto de ensino da Língua Materna: não decore datas, mas compreenda, em determinado período, o que era priorizado  Características das sugestões dadas pela autora de transposição didática Texto propício para pensar em questões práticas.

Capítulo 18 Considerar os elementos linguísticos estudados em “gramática” como ferramentas utilizadas na comunicação. O que é ensinar gramática significativamente? Qual a sugestão de ensino de gramática por meio de textos, incluindo a correção. Quais as considerações sobre ortografia.

Texto adaptado dos Parâmetros Curriculares Nacionais de LP. Coincide com o ponto de vista do capítulo 18? Características das atividades epilinguísticas e metalinguísticas. Segundo o texto, o que é relevante ao estudar “gramática”? Texto propícia para realizar anotações críticas.