Revisão 3º Trimestre
Sugestões para estudar Ler e elaborar perguntas; Relacionar o que lê com exemplos, inclusive de atividades que poderiam ser realizadas; Elaborar mapa conceitual.
Capítulo 15 Retomar todo o percurso da produção textual: - tema e situação da escrita; - finalidade da escrita; - destinatário; - escolha do gênero ; - pré-texto: objetivo; -
- revisão do texto: qual é a importância dessa atividade, de quais formas pode ser realizada a revisão. Relacionar com o capítulo 18: de que forma atividades de revisão podem auxiliar no estudo da análise linguística. o Texto “A produção de narrativas de terror” Texto com poucos conceitos, mas há exemplo de atividades e de sequência de atividades para produção textual.
Texto “O texto como unidade e objeto de ensino” (Zanini, 2009) As variáveis no ensino de LP LDB e o objeto de ensino da Língua Materna: não decore datas, mas compreenda, em determinado período, o que era priorizado Características das sugestões dadas pela autora de transposição didática Texto propício para pensar em questões práticas.
Capítulo 18 Considerar os elementos linguísticos estudados em “gramática” como ferramentas utilizadas na comunicação. O que é ensinar gramática significativamente? Qual a sugestão de ensino de gramática por meio de textos, incluindo a correção. Quais as considerações sobre ortografia.
Texto adaptado dos Parâmetros Curriculares Nacionais de LP. Coincide com o ponto de vista do capítulo 18? Características das atividades epilinguísticas e metalinguísticas. Segundo o texto, o que é relevante ao estudar “gramática”? Texto propícia para realizar anotações críticas.