MPS.BR Melhoria de Processo do Software Brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Qualidade de Software Aula 7 / 2010
Advertisements

Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Professor Roberto Petry
Gerenciamento de projetos, MPS.BR e qualidade em software
Processo Lacen de Desenvolvimento de Software
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro SUMÁRIO MPS.BR Meta 1: Resultados Dez2003-Dez2005 Meta 2: Resultados Dez2003-Dez2005 Conclusão.
Experiência da SWQuality com a Implantação e Organização de Grupos de Empresas utilizando os Modelos MPS.BR e CMMI Ana Cristina Rouiller, DSc Ana Liddy.
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
SUMÁRIO Introdução: Programa MPS.BR e Modelo MPS
Projeto: mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro
Qualidade de Processo de Software MPS.BR
Reutilização de Software
CMM(Capabililty Matury Model)
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Modelos de Maturidade.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Processo e Método de Avaliação MPS
Reunião de Abertura – Avaliação MPS.Br
1 Avaliação MPS.BR [ Nome da Unidade Organizacional] [Data]
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Trabalho de Engenharia de Software II
Qualidade de Software Aula 7 / 2014/1 Prof. Dr. Luís Fernando Garcia
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Cap 2 – Processo de Software
Capacitação em Processos de Software
MPS.BR Alessandro Oliveira dos Anjos Hellen Raile Oliveira de Lemos
MPT.Br Benefícios qualidade visibilidade melhoria contínua custo/
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
Gerenciamento de Projetos, MPS.BR e Qualidade em Software
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
Trabalho de Qualidade de Software
Prof. Alexandre Vasconcelos
IF696 - Integração de Dados e DW
Visão Geral do MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro)
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Modelos de Maturidade de Processos de Software
[ Nome da Unidade Organizacional] [Data]
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Projeto mps Br: melhoria de processo do software Brasileiro
Reunião de Abertura – Avaliação MPS.Br
MPS-Br.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Rio Verde - Goiás - Brasil
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Melhoria do processo de software brasileiro
Qualidade de Processo de Software CMM e CMMI Aldo Rocha.
Cronotacógrafo:Programa de Cadastramento e Credenciamento de Postos pelo Inmetro -Dados atuais- São Luís, 21 de maio de 2014.
Apresentação da Disciplina
- CMMI- Capability Maturity Model Integration
<Nome da Unidade Organizacional> <Data>
1 Avaliação MPS.BR [ Nome da Unidade Organizacional] [Data]
Jeneffer Cristine Ferreira
Qualidade de Software MPS-BR
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI.
Qualidade de Software O que é ‘Qualidade de Software’?
Melhoria de Processo do Software Brasileiro Aliny Figueirêdo Meira Recife, 2007.
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Leonardo Batista de Queiroz
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Avaliação MR-MPS-SW [ Nome da Unidade Organizacional] [Data]
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

MPS.BR Melhoria de Processo do Software Brasileiro Andrezza Kharla Fagundes Antonio Queiróz Alisson Mauricio

O que é o MPS.BR ? O MPS.BR é um programa coordenado pela SOFTEX - Associação para Excelência do Software Brasileiro, que visa aumentar a competitividade de pequenas e médias empresas brasileiras, através da melhoria de seus processos de desenvolvimento de software. O MPS.BR é um alternativa brasileira ao modelo norte-americano CMMI - Capability Maturity Model Integration do SEI - Software Engineering Institute.

Motivação para se criar um modelo MPS.BR Níveis de Maturidade; Custos da Avaliação(CMMI); Custos adequados a realidade brasileira(MPS.BR).

Modelos MPS.BR O programa MPS.BR está dividido em três (3) Modelos: Modelo de Referência (MR-MPS), Método de Avaliação (MA-MPS) Modelo de Negócio (MN-MPS).

1. MR-MPS- Modelo de Referência para MPS.BR O MR.MPS define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Apresenta 7 níveis de maturidade, o que é um diferencial em relação aos outros padrões de processo, são eles: G - Parcialmente Gerenciado F - Gerenciado; E - Parcialmente Definido; D - Largamente Definido; C - Definido; B - Gerenciado Quantitativamente; A - Em Otimização;

Níveis de maturidade do MR-MPS para MPS.BR Cada nível possui suas áreas de processo, onde são analisados os processos: Níveis e suas Áreas Processos Fundamentais aquisição, gerência de requisitos, desenvolvimento de requisitos, solução técnica, integração do produto, instalação do produto, liberação do produto Processos Organizacionais gerência de projeto, adaptação do processo para gerência de projeto, análise de decisão e resolução, gerência de riscos, avaliação e melhoria do processo organizacional, definição do processo organizacional, desempenho do processo organizacional, gerência quantitativa do projeto, análise e resolução de causas, inovação e implantação na organização Processos de apoio garantia de qualidade, gerência de configuração, validação, medição, verificação, treinamento

Capacidades dos Níveis de Maturação São obtidos os resultados dos processos analisados, onde cada nível de maturação possui um número definido de capacidades a serem vistos. Níveis de Maturação AP 1.1 O processo é executado; AP 2.1 O processo é gerenciado; AP 2.2 Os produtos de trabalho do processo são gerenciados; AP 3.1 O processo é definido; AP 3.2 O processo está implementado; AP 4.1 O processo é medido; AP 4.2 O processo é controlado; AP 5.1 O processo é objeto de inovações; AP 5.2 O processo é otimizado continuamente.

Níveis de maturidade do MPS.BR

2. MA-MPS-Método de Avaliação para MPS.BR Tem como objetivo orientar a realização e avaliação dos processos. Essa avaliação é feita de acordo com o registro ISO/IEC 15504. Avaliação (3 a 8 pessoas, sendo:) Equipe de Avaliação 1 avaliador líder  1 avaliador adjunto (no mínimo) 1 técnico da empresa (no mínimo) Duração 2 a 4 dias Validade 3 anos Estrutura de Avaliação Planejar e preparar avaliação Plano de Avaliação / Descrição dos indicadores de processo;  Conduzir Avaliação  Resultado da avaliação; Relatar resultados  Relatório da avaliação;  Registrar e publicar resultados  Banco de dados Softex

3. MN-MPS- Modelo de Negócio para MPS.BR Descreve as regras de negócio para a implementação do modelo MPS.BR nas empresas ou grupos de empresas. O documento deve ter todos os dados da empresa contratante desde o estado atual em que se encontra com: Ênfase na experiência em processos de software; Estratégia de implementação de modelo; Estratégia para seleção e treinamento para seleção de consultores para implementação do MPS.BR; Estratégia para seleção e treinamento de avaliadores; Lista de consultores de implementação treinados no modelo e aprovados em prova especifica; Lista de avaliadores treinados no modelo e aprovados em prova específica;

3. MN-MPS- Modelo de Negócio para MPS.BR O MN-MPS  descreve regras de negócio para: Implementação do Modelo de Referência MR-MPS pelas Instituições Implementadoras (II); Avaliação seguindo o Método de Avaliação MA-MPS pelas Instituições Avaliadoras (IA); Organização de grupos de empresas para implementação do MR-MPS e avaliação MA-MPS pelas Instituições Organizadoras de Grupos de Empresas (IOGE);

Cursos para Certificação realizados pela Softex Curso de Introdução C2 Curso de Implementação C3 Curso de Avaliação C4 Curso de Aquisição

Provas para Certificação Agentes Softex Cidade SOFTEX Campinas-SP ITS São Paulo-SP FUMSOFT Belo Horizonte-MG RIOSOFT Rio de Janeiro-RJ SOFTSUL Porto Alegre-RS Entre outras

Futuro do MPS.BR Implementar o MPS.BR para melhoria em empresas brasileiras; Disseminação em diversos locais do país; Capacitação no uso do modelo e credenciamento de instituições implementadoras e avaliadoras do modelo, especialmente, instituições de ensino e centros tecnológicos; O MPS.BR já é uma realidade, em alguns anos, existe um projeto de implantação em seis países da América Latina (Chile, Argentina, Costa Rica, Peru, Uruguai e Cuba).

Empresas brasileiras com avaliação MPS.BR Nível Empresas A CPM BRAXIS/UNITECH – BA (válido até: 30.set.13) POLITEC – DF (válido até: 27.mai.12) STEFANINI – SP (válido até: 29.set.12) B Nenhuma empresa nível B C Domínio – CE (válido até: 26.mai.14) E-Governe – PR (válido até: 13.set.14) FÓTON – DF (válido até: 18.mai.13) Informal – RJ (válido até: 16.nov.14) MONTREAL – RJ (validade até 14.dez.13) D IMA – SP (válido até: 12.mai.12) E FORMALIS – ES (validade até 14.dez.14) INFORMAL INFORMÁTICA – RJ (válido até: 19.mai.12) IVIA – CE (válido até: 19.nov.12) UNUN (INTEQ) – CE (válido até: 6.out.14) F Poligrah – SC (válido até: 14.jul.14) PROCENGE – PE (válido até: 05.fev.12) PROVIDER – PE (válido até: 26.mar.12) RCN – CE (válido até: 23.abr.12) G GESTEC – RN (validade até 03.out.13) NATALSOFT – RN (validade até 06.out.13) Nefrodata – MG (válido até: 9.ago.14) Neo-IT – SP (válido até: 12.set.14)

Referências http://www.softex.br/_home/default.asp http://www.softwareprocess.com.br/index.php?id=97 http://www.facilinformatica.com.br/Geral/Noticias.aspx/597 Link pra lista de empresas com essas avaliações: http://www.blogcmmi.com.br/avaliacao/lista-de-empresas-mps-br-no-brasil