Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação da disciplina
Advertisements

ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA: PANORAMA E FUNDAMENTOS
PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)
REFLEXO DO ENSINO NA ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO NA ÁREA DA QUÍMICA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Prof(a): Patrícia Braz
Prof(a): Patrícia Braz
Assistência Farmacêutica no SUS.
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Engenharia da Produção
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
ENGENHARIA QUÍMICA PROF. MARCELO PRATA VIDAL COORDENADOR:
Curso de Engenharia Mecânica
Curso de Engenharia de Computação
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
O Profissional de Engenharia Química
Decreto nº de 24 de abril de 2007
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Ministério da Educação
Engenharia da Produção
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL UNESC - 27/02/2010
EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ARBORIZAÇÃO URBANA
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
Introdução a Engenharia de Alimentos
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Engenheiro Projetista ?
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
Como é recrutado o profissional da qualidade
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE
CIL- Comissão Interunidades de Licenciaturas - USP Presidente: Prof. Dr. Paulo Takeo Sano Vice-Presidente: Profa. Dra. Edna Maura Zuffi.
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Curso: Instituições do Direito Acimarney Freitas
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
ENG500 - Introdução à Engenharia Química
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Introdução a Engenharia de Alimentos
Introdução à Engenharia Bioquímica
É possível definir a Engenharia Química como a aplicação dos conceitos de engenharia para: Projetar, Desenvolver, Operar, Manejar, processos e produtos.
29/05/2015 Ciclo de Debate sobre Educação Profissional em Saúde na Fiocruz - Desafios do mercado de trabalho para a formação técnica em Biotecnologia Tatiane.
Impossível viver sem ela.
Universidade Federal do Pampa Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Qualificação Profissional
HISTÓRICO Egito Revolução industrial Guerras mundiais Era contemporânea.
O químico pode trabalhar não só nos laboratórios, mas em todas as atividades que exigem o acompanhamento de um profissional.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
Universidade Federal do Pampa Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Documentos e Propostas legais
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal Rural do Semi-Árido Engenharia Química

Engenharia Química Engenharia química é o ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia , física e matemática para projetar, construir, e operar plantas químicas que convertem matérias-primas em produtos finais através de processos químicos, biológicos ou físicos.

Perfil do Candidato Engenharia Química Facilidade para lidar com números Senso Prático e Criatividade Interesse em química física e matemática Escrever e comunicar-se bem

Engenharia Química Engenheiro Químico Profissional apto para projetar, desenvolver e operar processos químicos Buscam solucionar os problemas do processamento químico minimizando o impacto ambiental e custo financeiro

Características Iniciativa Habilidade Atualização Comunicação Engenharia Química Características Iniciativa Habilidade Atualização Comunicação

Engenharia Química Curiosidades A E.Q. foi concebida inicialmente na Inglaterra e seu desenvolvimento principal foi nos EUA, impelida pelas indústrias químicas pesadas e petroquímicas. O exercício da profissão de Engenheiro Químico é regulado pela lei federal 5194, de 24/12/1966, regulamentada pelo decreto federal 620, de 10/06/1969.

1900 -1950: empresas privadas de pequeno porte INDÚSTRIA QUÍMICA E ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA NO BRASIL 1900 -1950: empresas privadas de pequeno porte 1925: Primeiro curso de EQ: EPUSP 1950-1960: criação da Petrobrás; início da implantação da petroquímica 1952 (2 cursos), 1953 e 1954: 4 novos cursos 1960-1980: expansão da petroquímica, diversificação do parque químico - 1963: criação da Petroquisa e consolidação da pós-graduação (COPPE/UFRJ)

DISTRIBUIÇÃO ATUAL DE CURSOS POR REGIÃO

Industria Alimentícia Engenharia Química Atuação Biotecnologia Tintas e vernizes Materiais de construção Fertilizantes Carbonífera Industria Química Industria Farmacêutica Industria Alimentícia Açúcar Inseticidas Indústria Petroquímica Industrias Têxteis Plásticos Cosméticos Borracha Vidro Álcool Madeira Pigmentos Fibras sintéticas Produtos de Limpeza

Engenharia de Processos Engenharia Química Engenharia de Processos Processo A EQ moderna desenvolveu-se na vertente de Engenharia de Processos (Process Systems Engineering – PSE). Produto Surge o conceito de Engenharia do Produto (“Product Engineering”).

Processo Produção da Cachaça Engenharia Química Conjunto de operações física e transformações químicas que visam obter produtos finais a partir de matérias primas Processo CANA MOAGEM BAGAÇO CALDEIRAS CALDO TRATAMENTO Produção da Cachaça MOSTO FERMENTAÇÃO DECANTAÇÃO FERMENTO VINHO DESTILAÇÃO ENVASE CACHAÇA

salário-mínimo comum vigente (...)” Engenharia Química Curiosidades Salário (Lei 4.950-A): “fica fixado o salário-base mínimo de 8 (oitos) vezes o maior salário-mínimo comum vigente (...)” As 10 maiores conquistas do engenheiro Químico: 4. PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS EM LARGA ESCALA 3.O REATOR HUMANO 8. ALIMENTOS 9. PETROQUÍMICA 10. BORRACHAS SINTÉTICAS 6. FIBRAS SINTÉTICAS 2. O PLÁSTICO 1. O ÁTOMO 8. MEIO AMBIENTE 7. AR LIQUEFEITO

Valquíria Daher Mercado de Trabalho Engenharia Química Mercado de Trabalho “As áreas de atuação deste ramo são amplas, pois o engenheiro químico está presente onde houver processos físico-químicos relacionados com a elaboração de produtos. Assim, seu envolvimento com a indústria vai desde o projeto das fábricas, para a pesquisa em laboratório, até a comercialização dos equipamentos. Além disso, ele sabe avaliar as consequências ambientais e econômicas que envolvem todo o processo de industrialização.” Valquíria Daher

Diretrizes curriculares: Competências e Habilidades Art. 4º A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: I - aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; II - projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; IV - planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; V - identificar, formular e resolver problemas de engenharia; VI - desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; VI - supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

Diretrizes curriculares: Competências e Habilidades VII - avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; VIII - comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; IX - atuar em equipes multidisciplinares; X - compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais; XI - avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; XII - avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia; XIII - assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

PARÂMETROS CURRICULARES-BCT

QUADRO DE PROFESSORES DA ENGA QUÍMICA EDNA MARIA MENDES AROUCHA EVERARDO FERREIRA PRAÇA FRANCISCO KLEBSON G. DOS SANTOS HUMBERTO NEVES MAIA DE OLIVEIRA JULIANA ROCHA VAEZ KALYANNE KEYLE PEREIRA GOMES MARCELO PRATA VIDAL MARIA VADEREZ PONTE ROCHA MARINALVA OLIVEIRA FREITAS MARTA LÍGIA PEREIRA DA SILVA PAULA KATHERINE LEONEZ DA SILVA RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE VÍLSON ALVES DE GÓIS ZILVAM MELO DOS SANTOS

Engenharia Química Mensagem Final Ser engenheiro químico é a profissão perfeita para quem ter amor incondicional pela química, pelas aulas de laboratório, gosta de cálculos, é capaz de cumprir prazos e trabalhar em equipe. A profissão une os conhecimentos naturais com a engenharia e também permite que o profissional trabalhe numa perspectiva de “minimizar os impactos ambientais sem perder o foco econômico” (Daher, 2007:66).