Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Diversidade, desafio, mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar
Tecnologias da Informação e Comunicação
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Diante a Era Tecnológica.
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
O Aluno a Distância.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Por quê o computador na educação?
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Orientações para a GESTÃO 1 Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Quando falamos em aprender...
Tecnologia e Educação.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
O uso de novas mídias nas escolas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Santarém Março a Julho de 2007
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Encontro de Coordenadores de BE EB 2,3 e ES - Concelho de Sintra
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Medidas educativas para alunos com NEE
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Análise de uma ferramenta ou recurso
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
Prof. Aron Roberto Ferreira
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
1. 2 Encontro de Coordenadores de BE – EB23 e ES – Sintra
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
UT AUSTIN | PORTUGAL PROGRAMA DOUTORAL EM MEDIA DIGITAIS Por: António Maneira 1 Fórum de Projectos de Investigação em Educação 2011/12.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
M.A.B.E. – O que é? Documento baseado noutros modelos já existentes, adaptado à realidade da escola portuguesa; Permite identificar se os objectivos para.
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual Sessão 1 Fátima Dias e Teresa Semedo

The Machine is Us/ingUs Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual «O aluno atual deseja ser o “capitão” da sua própria aprendizagem. Mas isso implica a sua orientação nesta viagem da informação. O professor bibliotecário é o guia que tudo fará para que o aluno chegue a bom porto.» Lourense H. Das (texto 4) The Machine is Us/ingUs

Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual A biblioteca escolar, através do professor bibliotecário, tem vindo a desempenhar um papel transversal na escola, particularmente pela dinâmica na motivação para a leitura; Nos últimos anos deparou-se com um novo desafio formativo; Ajudar professores e alunos a aprenderem através de recursos variados; Saber pesquisar, avaliar a qualidade da informação encontrada e sintetizar ideias, passaram a ser consideradas competências cruciais.

Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual Aprender a procurar informação; Aprender a comunicar; Aprender a colaborar; Aprender a participar na sociedade.

Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual Papel do professor bibliotecário Segundo Campello (2009): Se inicialmente o papel educativo do bibliotecário se centrava na promoção da leitura, esse papel tem vindo a diversificar-se para um uso mais eficiente da variedade de recursos educativos na aprendizagem, tendo como objetivo preparar os alunos para se tornarem capazes de aprender autónoma e criticamente.

Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual Os três segmentos dos parâmetros de literacia informacional Competência informacional, centra-se na capacidade de aceder, avaliar e usar informação; Aprendizagem independente, consiste na capacidade de procurar e usar informação de maneira independente; Responsabilidade social, atitude ética em relação à informação e à partilha de práticas informacionais. Ver os 9 parâmetros de literacia informacional e respectivos indicadores em Campello (2009, pp. 23-24).

Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual O trabalho da biblioteca alicerça-se em três ideias: Colaboração- Significa o envolvimento do professor bibliotecário, com os professores, na planificação, implementação e na avaliação das actividades relacionadas com a biblioteca; Liderança- esclarecendo como se pode aprender, tirando partido da diversidade informacional, proporcionando uma ação didática articulada em torno da BE; Tecnologia- aconselhamento dos professores na integração da tecnologia, para uma melhor rentabilização de estratégias de ensino ou de aprendizagem.

Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual Há uma mudança de paradigma…. … há que… Criar a ponte entre professores e alunos através do uso adequado da tecnologia; Motivar os professores a irem introduzindo diferentes recursos e ferramentas da Web 2.0 nas suas práticas; Alterar as práticas, para trabalho colaborativo (sempre que possível). … os professores, na generalidade… Aprenderam de uma forma tradicional; Centrada no manual; No caderno; Eles são a “Geração do papel” ; Têm que se adaptar à geração Net; Aos recursos da Web; Aos novos equipamentos da escola: computadores, projetor multimédia, quadro interativo.

Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual Assim, o professor bibliotecário propõe-se: Ajudar a “geração do papel” (muitos dos professores) a ir mudando para a Era digital, a saber rentabilizar recursos online nas suas aulas, a usar e a criar atividades interativas; Ajudar alunos que deveriam ser da geração Net a aprender online.

Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual BE 2.0 À BE cabe, para além das habituais tarefas, um papel mais participativo na inclusão digital dos elementos da escola: Professores Alunos Direção da Escola … The Machine is Us/ingUs