Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES 1 1 Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Brasília, 19 de novembro de 2010. PROGRAMA NACIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Advertisements

Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Seminário Nacional do Programa Nacional de Crédito Fundiário
NORMA DE EXECUÇÃO SRA Nº 01, DE 19 DE JUNHO DE 2011
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros PNAFM – 2ª Fase.
Avaliação do Plano Plurianual
PRESTAÇÃO DE CONTAS.
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Gestão de Competências CAIXA
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
ALEXANDRE MELILLO – prev: 15min.
Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Ministério da Fazenda / Unidade de Coordenação de Programas.
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
6º Encontro de Coordenação do PNAM Resultados do 5º. Encontro de Coordenação do PNAFM – Santa Luzia – MG – Outubro 2005.
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
Processo de Elaboração do PLOA 2011
COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA
AUDITORIA EM CONVÊNIOS. CONVÊNIOS EM NÚMEROS CONVÊNIOS EM NÚMEROS convênios – estados/municípios/entidades privadas 30 bilhões de reais.
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
COORDENAÇÃO DE ANÁLISE DO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO
DIOPS X-PRESS FLUXO DE CAIXA MENSAL
Secretaria Executiva do Núcleo Sistêmico Segurança(SENS)
PAC Mobilidade - Copa 2014 Operações Pró-Transporte
SIAP CONTRATOS e CONVÊNIOS SCG-WEB
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
COORDENAÇÃO DE OPERAÇÃO
Parcelamento Especial de ICMS no Rio Grande do Sul ASPECTOS RELEVANTESApresentação André Crossetti Dutra 19/08/2010 Sua parceria nos negócios.
Roteiro de condução da reunião
Representação do BID no Brasil
PROGRAMA PNAFM Coordenação Financeira.
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS VISITAS TÉCNICAS Terceiro Ciclo Brasília – 11/12/2013 Previsão:
VISITAS TÉCNICAS PNAFM SEGUNDA FASE Campo Grande, 04 a 06 setembro 2012 PRIMEIRO CICLO 2012 JULHO/AGOSTO ALEXANDRE MELILLO – prev: 15min.
GESTÃO FINANCEIRA DO PNAFM
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP Síntese das Atividades de 2010 Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho.
Prestação de Contas.
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
VISITAS TÉCNICAS PNAFM SEGUNDA FASE Fortaleza, 10 a 12 dezembro 2012 SEGUNDO CICLO 2012 OUT/NOV/DEZ/2012 ALEXANDRE MELILLO – prev: 10min.
PROGRAMA PNAMF Coordenação Financeira.
COORDENAÇÃO GERAL DE ACOMPANHAMENTO OPERACIONAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO Processo de Capacitação Brasília, Janeiro de 2010.
Retirada de patrocínio – Banco IBI e IBI Promotora de Vendas
Sistema de Elaboração, Execução e Monitoramento de Programas
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
PROFAZ O QUE É? PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO TRIBUTÁRIO DO ICMS INSTITUÍDO POR LEI ESTADUAL.
Verifica PRE-REQUISITOS
Termo de Compromisso de Gestão TCG
NOVA LEI DO CONSÓRCIO LEI nº /08, do Senado Federal.
Plano de Trabalho para 2005 Natal / RN, 02 de setembro de 2004 Ministério dos Transportes Fórum Nacional de Secretários de Estado de Transportes C I D.
Monitoramento e Avaliação dos Projetos PNAFM - 2ª Fase
CADIN/RS.
PNAFM - 3º Encontro de Coordenação do PNAFM
05/03/2007Prateleira de projetos - Saneamento Básico 1 Prateleira de projetos – saneamento básico Proposições do.
Fundo Rotativo Revisar os papeis das UEM, CAIXA e UCP Analisar as causas dos baixos níveis de desembolso dos projetos Discutir alternativas para incrementar.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
Programação Orçamentária 2005 Cláusula Décima-Quarta alínea “a” do contrato de Subempréstimo Condição para liberação de recursos aos municípios Prazo:
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
DIRETORIA DE TRANSFERÊNCIA DE BENEFÍCIOS - DIBEN Superintendência Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - SUDEN Gerência Nacional de Políticas.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 PRESTAÇÃO DE CONTAS PNAGE Brasília, 06 de dezembro de 2006.
Coordenação-Geral de Finanças
2º Encontro de Coordenação do PNAFM em 2003 Objetivos: Preparar os municípios para : Aplicar os Procedimentos de Aquisição e Contratação do Programa Utilizar.
Demonstrações Financeiras Analisar dificuldades observadas em 2003 Definir procedimentos para 2004 Rever conceitos PNAFM - 3º Encontro de Coordenação do.
Licença de Uso de Marca (UM)
Administrador Público – CRA/DF
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Transcrição da apresentação:

Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES 1 1 Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Brasília, 19 de novembro de PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS ENCERRAMENTO DOS PROJETOS MUNICIPAIS PNAFM 1ª FASE

Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Ofício Circular/UCP/DIGES/SE/MF nº 05, de Objetivo: Orientar as UEM´s a respeito das providências que deverão ser adotadas para o encerramento da execução dos projetos municipais. Informação: O disposto no Ofício Circular em questão será ajustado às novas diretrizes e forma de execução via CAIXA. 2

Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Pontos principais a serem observados: Liberação de recursos na modalidade de Antecipação do Fundo Rotativo: –OF 05/09 – solicitação com antecedência para que o crédito ocorra em até 120 dias antes do encerramento do prazo de execução. –Portaria STN: veda repasses em prazo inferior a 90 dias antes do encerramento do prazo de execução. –No processo de descentralização de atividades, a CAIXA está orientada para observar o prazo estabelecido pela STN. Findo o prazo de vigência contratual, o saldo dos recursos antecipados e não utilizados deverá ser devolvido sob a forma de amortização extraordinária, em até 60 dias; 3

Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Pedidos de Reembolsos: –OF 05/ A Solicitação de Reembolso deverá ser encaminhada com antecedência suficiente para que a liberação ao Município ocorra no máximo em até 60 dias após o encerramento do prazo de execução; –O Novo Normativo deverá disciplinar o conceito de antecedência suficiente para até 30 dias após o encerramento do prazo de execução Revisão de Projetos: Última revisão deverá ser solicitada até Março/2011, conforme já explicitado pela Coordenação Técnica da UCP. –A partir dessa data, o Município não poderá utilizar a regra de flexibilização prevista no Manual de Gestão Financeira

Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Prorrogação de Prazo: O município que necessitar de extensão de prazo para a conclusão da execução do projeto poderá solicitar a prorrogação, observando que o prazo final de encerramento da execução do Programa é 31/12/2012. Caso o pedido de prorrogação de prazo vincule a uma revisão de projeto, observar o prazo estabelecido para revisões de projetos (Março/2011); 5

Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Recursos não utilizados pelo Projeto: Os municípios que encerrarem a execução do projeto sem a liberação da totalidade dos recursos da fonte BID devem providenciar o aditamento do contrato de sub-empréstimo junto à CAIXA, de forma que o novo valor do contrato corresponda ao somatório das liberações recebidas pelo município. –O Novo Normativo deverá estabelecer que o referido Aditamento somente será obrigatório no caso do Município decidir encerrar o projeto antes do término do prazo de execução previsto no contrato de subempréstimo em vigor 6

Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Demonstrações Financeiras Finais do Projeto: A prestação de contas final do projeto deverá ser apresentada à UCP no prazo de até 60 dias, a partir do prazo final de utilização dos recursos do subempréstimo e deverá conter: a) Justificativa de Gastos de Encerramento do Projeto, demonstrando que o pari passu de aplicação dos recursos da contra partida financeira e da contrapartida global do projeto está equilibrado; b) Posição Final do Fundo Rotativo do Projeto, conciliada por meio do SIGFIN e acompanhada dos extratos da conta vinculada e da conta (s) da (s) aplicação (ões); c) Demonstrações Financeiras Básicas; e d) Demonstrações Financeiras Complementares. 7

Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Demonstrações Financeiras Finais do Projeto - Observação: Se após a remessa da prestação de contas final à UCP for necessário promover ajustes nos gastos do projeto, em decorrência de glosas recomendados pelos órgãos de controle, a prestação de contas final do projeto deverá ser apresentada à UCP acompanhada da comprovação da devolução da parcela de recursos do financiamento utilizados no pagamento de gastos considerados não elegíveis. 8

Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Amortização do Subempréstimo: A primeira parcela de amortização do financiamento será cobrada no primeiro vencimento dos encargos financeiros, depois de transcorridos seis meses do final do prazo de execução do projeto. Relatório de Acompanhamento Final do Projeto: O último relatório de acompanhamento do projeto deverá ser apresentado à UCP no prazo de até 60 dias do encerramento do projeto, facultado à UCP solicitar informações complementares que vierem a ser demandadas pelo BID, para a elaboração do relatório de encerramento do PNAFM. 9

Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Estratégia de execução de projeto Prorrogação de todos os contratos de subempréstimos até 31/12/12. Elaboração de um Plano de Trabalho com agenda detalhada e cronograma visando a conclusão física do projeto até 30/06/12: –Início de período eleitoral em 03/07/12; –Últimos 6 meses pagamentos/ajustes finais e preparação das Demonstrações Financeiras e Relatórios Técnicos; –O alcance desse alvo garante que não haverá qualquer transtorno em relação à liberação de desembolso/reembolso. 10

Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Obrigado Equipe UCP/DIGES (61) – FAX (61)