Misturas Azeotrópicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE
Advertisements

Misturas e Soluções.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS.
- 8 - Diagramas de Fases.
Este material está disponível no endereço:
Métodos de Separação de Misturas.
O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. PROFª. Norilda Siqueira.
Propriedades coligativas
Propriedades Físicas das Soluções
MISTURAS Consideração inicial: A mistura não pode ser iônica. (Ex.: H2O + CH3CH2OH; CH3COCH3 + CH3OH; etc) Medidas de concentração: Concentração molar.
Sistema de dois componentes
Propriedades das Substâncias Puras
REAÇÕES QUÍMICAS – EQUILÍBRIO CAP 13
SOLUÇÕES – MAIS DE UM COMPONENTE VOLÁTIL
SOLUÇÕES – A SOLUÇÃO IDEAL E AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS
EQUILÍBRIO DE FASES EM SISTEMAS SIMPLES
EQUILÍBRIO ENTRE FASES CONDENSADAS
TMA 01 Misturas Simples Diferenciação entre substâncias Puras e misturas simples Assume-se em geral que em misturas simples não existe reação Termodinamicamente.
O que você deve saber sobre
SOLUÇÕES By ducha.
CONTEUDOS 1- Propriedade dos gases 2- A primeira Lei : Conceitos
PROPREDADES COLIGATIVAS
Transformações Físicas das Substâncias Puras
Misturas Binárias : A e B
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
PROCESSOS FÍSICOS DE SEPARAÇÃO
Mudanças de Estado Físico da Matéria
HISTÓRICO DE QUEM PASSA NA FEDERAL Presença no mínimo de 95 % das aulas. Presença em todos simulados. Estudar por volta de 7 horas diárias sem contar as.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - USP
C M B H C F B / Química Parte II Cap Otacílio
Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.
Escalas Termométricas.
“Classificação da matéria”
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
Conceitos Fundamentais Entendendo a composição da matéria
Propriedades Coligativas
Diagrama de Fase.
AL 1.3 – Identificação de uma substância e avaliação da sua pureza
MATÉRIA, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Propriedades Coligativas
Aula 2 Lays Omena – Química.
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS QUÍMICA PROF. CARLOS.
MATÉRIA, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Substâncias e Misturas
Soluções aquosas e concentrações.
Estados de agregação da matéria
Simuladores de Processos: Destilação
MISTURA SIMPLES.
FARMACOGNOSIA I - FCF USP
Volumetria Procedimentos gerais.
Departamento de Engenharia Química e do Ambiente
Fernando Luiz Pellegrini Pessoa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Soluções Chang Cap 11, 12.
DESTILAÇÃO Profa. Kelly Tafari Catelam Operações Unitárias
Substâncias Puras e Misturas Fenômenos Químicos
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Extração Líquido-Líquido
solução Uma solução é uma mistura homogénea.
Soluções e Expressão das concentrações
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
OPERAÇÃO UNITÁRIA : DESTILAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Misturas Azeotrópicas Existem muitos sistemas binários que apresentam desvios muito grandes à lei de Raoult–Soluções não ideais. Para soluções não ideais, as curvas de p.e apresentam máximos ou mínimos que correspondem, respectivamente, aos mínimos e aos máximos das curvas de pressão de vapor. A uma solução com composição correspondente a um máximo ou a um mínimo do diagrama de p.e. dá-se o nome de mistura azeotrópica ou azeótropo. Quando a mistura azeotrópica tem um desvio positivo à lei de Raoult o azeótropo ponto de ebulição mínimo. Quando a mistura azeotrópica tem um desvio negativo à lei de Raoult o azeótropo ponto de ebulição máximo.

Desvio positivo à lei de Raoult Se a pressão total de vapor de uma mistura tiver um máximo para composições intermédias, o p.e. da mistura nessa composição será inferior ao dos seus componentes quando puros (ou a qualquer outra mistura) e o vapor terá a mesma composição que o líquido no estado de equilíbrio. Ex: Benzeno+Metanol, Etanol+Água.

Desvio negativo à lei de Raoult Se a pressão total de vapor de uma mistura tiver um valor mínimo para composições intermédias, o p.e. da mistura nessa composição será superior ao dos seus componentes quando puros (ou a qualquer outra mistura) e o vapor terá a mesma composição que o líquido no estado de equilíbrio.

b = o vapor terá a mesma composição que o líquido, cuja a T=cte Componentes puros aparecerão no destilado, e o azeótropo no frasco. Componentes puros aparecerão no frasco, e o azeótropo no destilado. Azeótropo máximo Azeótropo mínimo b = o vapor terá a mesma composição que o líquido, cuja a T=cte

Equilíbrio Líquido-Vapor em Sistemas Azeotrópicos Realizando a destilação fracionada de um sistema de dois líquidos que formam uma mistura azeotrópica, a partir da construção de um diagrama de temperatura versus composição (diagrama líquido-vapor). Experimentalmente, isto foi feito (1) verificando-se a temperatura de ebulição da mistura com um termômetro em contato direto com o vapor e o líquido, e (2) determinando-se a composição do resíduo e do destilado por meio do índice de refração, o qual é função da concentração das substâncias. O par de líquidos utilizado foi acetona e clorofórmio.

Dados experimentais: A partir de um aparelho de destilação simples, diversas amostras de destilado e de resíduo, com composições diferentes de acetona e clorofórmio, foram recolhidas para determinação de seus índices de refração. No total, analisou-se 8 (oito) alíquotas de destilado, incluindo de acetona pura (amostra n°1), e 7 (sete) porções de resíduo retiradas do balão de destilação. Além dos índices de refração, para cada amostra-problema anotou-se também a temperatura de ebulição da mistura binária.

Embora se conheçam os volumes de clorofórmio adicionados em cada amostra numerada, a concentração relativa de CHCl3, em cada alíquota recolhida tanto de resíduo quanto de destilado, não é sabida. Para determinação, pois, desta concentração nas amostras-problema, primeiramente, construiu-se uma curva padrão a partir dos índices de refração da acetona pura e do clorofórmio puro.

Como exibido na figura, a mistura apresenta um azeótropo de máximo na composição 70,2% molar de clorofórmio com temperatura de ebulição 63,62 °C.