Currículo e Formação Docente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Currículo na Educação Infantil
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
Pedagogia da pesquisa-ação
Currículo Escolar Operações
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
cenários e perspectivas.
I- Concepção de Educação
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo : Noções introdutórias
PNEDH e compromisso do Estado
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Construindo uma identidade profissional
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Parâmetros Curriculares Nacionais
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PERSPECTIVAS PARA 2009.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Pedagogia de Integração Abordagem por competência
Definições situacionais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ARN O processo de construção consiste de um movimento para outro, através de um período de conflito induzido por uma anomalia.
Atuais Propostas Curriculares.
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
O Currículo Modelado pelos professores
Professor: José Medina
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
O CURRÍCULO COMO CONFLUÊNCIAS DE PRÁTICAS
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Currículos e Programas
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Currículo e Formação Docente AULA 01

O que é Currículo? Etimologicamente o termo “currículo” encontra a sua raiz na palavra latina curriculum, derivada do verbo currere, que significa caminho ou percurso a seguir. O currículo constituiu um dos fatores que possui maior influência na qualidade do ensino. Este aparente consenso, esconde um equívoco. Não existe uma noção mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adotadas  O currículo continua a ser frequentemente identificado, com o "plano de estudo".

O que é Currículo?

O que é Currículo? Tendo em conta os níveis de decisão em matéria de organização, gestão e desenvolvimento curricular, o currículo pode ser compreendido de acordo com significados distintos.

Algumas Definições "O currículo aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações"  (Sacristán, 2000:46) Teorias Curriculares Tradicionais

Algumas Definições "O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, valores, comportamentos e orientações...” (Silva, 2001:78) - Teorias Curriculares Críticas 

Algumas Definições "...o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder. O conhecimento não é aquilo que põe em xeque o poder: o conhecimento é parte inerente do poder (...), o mapa do poder é ampliado para incluir os processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade " (Silva, 2001:148-1149)- Teorias Curriculares Pós-críticas 

Currículos Alternativos Currículo Formal; Currículo Informal; Currículo Oculto.

Componentes do Currículo

Quem elabora os Currículos? Prescrições Governamentais - Nacionais; Prescrições Governamentais - Estaduais; Plano Pedagógico Escolar; Autonomia do Professor.  

Parâmetros Curriculares Nacionais Os PCN são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.  

Currículo Básico Estadual (CBE) O Governo do Espírito Santo é responsável pelo CBE de cada matéria. O documento é o resultado do trabalho de 1,5 mil professores e profissionais da Educação. Setenta por cento deste documento é destinado ao Currículo Básico Comum (CBC) e 30 % à parte diversificada, o que contempla a identidade local da escola.  

O que são afinal Competências? “A competência implica a capacidade de ajustar os saberes a cada situação – por isso eles têm de estar consolidados, integrados e portadores de mobilidade. A competência é um conceito sistémico, uma organização inteligente e activa de conhecimentos adquiridos, apropriados por um sujeito, e postos em confronto activo com situações e problemas.” Roldão, M. (2003)

Referências Bibliográficas ALONSO, Luisa G. e outros. A Construção do Currículo na Escola: Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1o. Ciclo Básico. Porto, Porto Editora,1994. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura. As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar.Porto Alegre, ARTMED, 1993. SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000:119-148.  SILVA, Tomaz Tadeu da. Quem escondeu o currículo oculto. In  Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999: 77-152. ROLDÃO, M. (2003), Gestão do Currículo e Avaliação de Competênias- As questões dos Professores, 1ª Edição, Editorial Presença, Lisboa.