SEJA BEM-VINDO NATANAEL MIRANDA DOS ANJOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Advertisements

CONTABILIDADE GERAL.
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
Abril/2007. Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros.
Plano Simplificado de Previdência Social PSPS
CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO.
1 A Importância da Regulamentação da Lei Geral na Cidade de São Paulo Frente Parlamentar em Defesa das MPEs/MEI/Cooperativas 21/05/2010.
Secretaria de Comércio e Serviços Coordenação-Geral dos Serviços de Registro Mercantil PROCESSO DE REGISTRO E LEGALIZAÇÃO PROCESSO DE REGISTRO E LEGALIZAÇÃO.
Em BH é exigido por lei: Em caso de evento em local público, o empreendedor responsável deverá apresentar à Secretaria de Administração Regional Municipal.
O EMPREENDEDOR INDIVIDUAL.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.
SANTANA DO IPANEMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA SANTANA DO IPANEMA ALAGOAS.
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
SEBRAE O RDC e a participação dos Pequenos Negócios
2009.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
PLP 591/2010 – Alteração da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL Alterações propostas à Lei Geral da MPE LC 123/2006 (PLP.
PROJETO INTEGRAR PROJETO INTEGRAR.
Certificado Digital NF-e Nota Fiscal eletrônica
Nota Fiscal Paulista, NFe e NFe Serviço
Cadastro de Cartão Posto de Combustível.
Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)
REDESIM.
Compras Governamentais
Sistema Público de Escrituração Digital Nota Fiscal Eletrônica.
Reduzir os custos dos serviços públicos para o cidadão. OBJETIVOS Facilitar a vida do empreendedor.
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL M E I SUBPREFEITURA CAPELA do SOCORRO
AÇÕES EM ANDAMENTO – CGSIM
PROGRAMA GÁS LEGAL É SIMPLES SER LEGAL.
Dra.Valéria Ota de Amorim ne
DISCIPLINA: Constituição de novos empreendimentos Aula 5 – II PARTE Assunto: O Plano de Negócios segundo o modelo do SEBRAE Prof Ms Keilla Lopes Mestre.
Portal do Empreendedor
Os passos para a abertura de uma empresa
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
Retaguarda – Cadastro de Empresa IdentificaçãoRET_020 Data Revisão28/10/2013.
Ministério da Previdência Social Empreendedor Individual A importância de ser legal 26 de maio de 2009 Comissões de Finanças e Tributação; de Assuntos.
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
1 LC nº 123/ A importância das MPEs Pessoal ocupado (IBGE) Empregos formais criados no Brasil nos 10 últimos anos (BNDES) Estabelecimentos comerciais,
Os Novos Marcos Regulatórios
Recursos e Fontes de Financiamento
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS Instrutora: Angélica
ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTËNCIA SOCIAL – SEMAS COORDENAÇÃO GERAL DE PROGRAMAS ESPECIAIS E COMPLEMENTARES.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Agenda Equipes Custo Pessoal.
Abertura de Empresa de Sociedade Limitada
Atividades realizadas para implantação da CNAE-Fiscal
Ministério da Previdência Social 9º Encontro de Mulheres Pague Menos Fortaleza, 25 de julho de 2009.
Ministério da Previdência Social SIMPLES NACIONAL O empreendedor individual, a micro e a pequena empresa Pernambuco, 22 de outubro de 2009.
Empreendedor Individual e Empresário Individual
EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Seminário de Desburocratização do Registro e Legalização de Empresas no Estado de Rondônia 17 e 18 de Agosto de 2005 Sistema de Codificação CNAE-Fiscal.
Micro Empreendedor Individual
CELSO TORQUATO JUNQUEIRA FRANCO
EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DANIEL PEREIRA DOS SANTOS.
O EMPREENDEDOR INDIVIDUAL.
Disciplina: Organização do Trabalho
Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O QUE O.
Ciclo de Debates “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil – Ano III” Tema: Políticas Municipais Geradoras Renda e Trabalho 01 de Outubro.
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS.
MODELO DE CONVERGÊNCIA NACIONAL
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS. MEI – MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL EIRELI LTDA OUTRAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS.
E mpresa J únior Prof. Me. Fábio Fernandes. O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno.
Transcrição da apresentação:

SEJA BEM-VINDO NATANAEL MIRANDA DOS ANJOS SECRETÁRIO ESPECIAL DO MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS 1. Cobertura Previdenciária Social para empreendedor e sua família; 2. Acesso ao crédito; 3. Possibilidade de emissão de Nota Fiscal para PJ; 4. Participação em licitação pública; 5. Compra e venda em melhores condições. 2

PORQUÊ DA CRIAÇÃO DA SECRETARIA DO MEI? 1. Programa Social do Governo Municipal; 2. Articular parcerias com a Sociedade Civil e outras esferas do Governo; 3. Articular e integrar ações no âmbito da administração municipal; 4. Decreto nº 51.190, de 20 de janeiro de 2010;   3

OUTRAS ATIVIDADES DE SERVIÇOS PESSOAIS NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE CNAE SEM EXIGÊNCIA 247 Editor de Livros, \Comerciante de móveis, artesão de bijouterias, costureira, pintor... CNAE COM EXIGÊNCIA DE ALF 42 Adestrador de Cães, ourives, montador de móveis, carroceiro, retoficador de motores ... CNAE COM EXIGÊNCIA DE ALF e VS 14 Fabricante de desinfetantes, açougueiro, peixeiro, proprientário de lanchonete, dedetizador... CNAE COM EXIGÊNCIA DEVS Doceira, marmiteiro, cabeleireiro, queijeiro, fabricante de conservas, padeiro... FORMALIZAÇÃO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO CNAE 347 ATIVIDADES 430 CNAE SEM EXIGÊNCIA 247 CNAE COM EXIGÊNCIA DE ALF 42 CNAE COM EXIGÊNCIA DE VS CNAE COM EXIGÊNCIA DE ALF e VS 14 CNAE COM IMPEDIMENTO NA CIDADE DE SÃO PAULO 2 Editor de livros, Comerciante de móveis, Artesão de bijouterias, Costureira, Pintor... Adestrador de cães, Ourives, Montador de móveis, Retificador de motores .. Doceira, Marmiteiro, Cabeleireiro, Queijeiro, Fabricante de conservas, Padeiro... Fabricante de desinfetantes, Açougueiro, Peixeiro, Proprietário de lanchonete, Dedetizador... Fabricante de fogos de artifício e Mototaxista 9609-2/99 Astrólogo OUTRAS ATIVIDADES DE SERVIÇOS PESSOAIS NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE Carregador de malas Colocador de piercing Engraxate Lavador de estofado e sofá Tatuador 4

CNAE - PROIBIDOS MOTIVO FORMALIZAÇÃO FOGOS DE ARTIFÍCIO ALTO RISCO CNAE SEM EXIGÊNCIA 247 Editor de Livros, \Comerciante de móveis, artesão de bijouterias, costureira, pintor... CNAE COM EXIGÊNCIA DE ALF 42 Adestrador de Cães, ourives, montador de móveis, carroceiro, retoficador de motores ... CNAE COM EXIGÊNCIA DE ALF e VS 14 Fabricante de desinfetantes, açougueiro, peixeiro, proprientário de lanchonete, dedetizador... CNAE COM EXIGÊNCIA DEVS Doceira, marmiteiro, cabeleireiro, queijeiro, fabricante de conservas, padeiro... FORMALIZAÇÃO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO CNAE - PROIBIDOS MOTIVO FOGOS DE ARTIFÍCIO ALTO RISCO MOTOTAXISTA TODOS EM ZER 97.000 SQL 5

ATIVIDADES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS CNAE SEM EXIGÊNCIA 247 Editor de Livros, \Comerciante de móveis, artesão de bijouterias, costureira, pintor... CNAE COM EXIGÊNCIA DE ALF 42 Adestrador de Cães, ourives, montador de móveis, carroceiro, retoficador de motores ... CNAE COM EXIGÊNCIA DE ALF e VS 14 Fabricante de desinfetantes, açougueiro, peixeiro, proprientário de lanchonete, dedetizador... CNAE COM EXIGÊNCIA DEVS Doceira, marmiteiro, cabeleireiro, queijeiro, fabricante de conservas, padeiro... FORMALIZAÇÃO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO 17762 MEIs ATIVIDADES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS 1 CABELEIREIROS 2096 2 COMÉRCIO VAREJISTA DE ARTIGOS DO VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS 1382 3 DEPILADORA, MANICURE, PEDICURE, MAQUIADOR... 1227 4 TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE COMPUTADOR 835 5 ALFAIATE E COSTUREIRA 777 6 DIGITADOR : PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE APOIO 602 7 ENGRAXATE, TATUADOR, CARREGADOR DE MALAS, COLOCADOR DE PIERCING E LAVADOR DE ESTOFADO E SOFÁ... 571 8 COMÉRCIO VAREJISTA DE COSMÉTICOS, PRODUTOS DE PERFUMARIA E DE HIGIENE PESSOAL 569 9 SERVIÇOS DE ORGANIZAÇÃO DE FEIRAS, CONGRESSOS, EXPOSIÇÕES E FESTAS 548 6

ATIVIDADES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS CNAE SEM EXIGÊNCIA 247 Editor de Livros, \Comerciante de móveis, artesão de bijouterias, costureira, pintor... CNAE COM EXIGÊNCIA DE ALF 42 Adestrador de Cães, ourives, montador de móveis, carroceiro, retoficador de motores ... CNAE COM EXIGÊNCIA DE ALF e VS 14 Fabricante de desinfetantes, açougueiro, peixeiro, proprientário de lanchonete, dedetizador... CNAE COM EXIGÊNCIA DEVS Doceira, marmiteiro, cabeleireiro, queijeiro, fabricante de conservas, padeiro... FORMALIZAÇÃO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO 17762 MEIs ATIVIDADES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS 10 COMÉRCIO VAREJISTA ESPECIALIZADO DE EQUIPAMENTOS E SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA 528 11 INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO ELÉTRICA 460 12 SERVIÇOS AMBULANTES DE ALIMENTAÇÃO 13 DOCEIRA, MARMITEITA E SALGADEIRA 452 14 COMÉRCIO VAREJISTA DE SUVENIRES, BIJUTERIAS E ARTESANATOS 449 15 OBRAS DE ALVENARIA 442 16 COMERCIANTE DE ARTIGOS, EMBALAGENS, EXTINTORES DE INCÊNDIO, FLORES, PLANTAS E FRUTAS ARTIFICIAIS, PRODUTOS PARA FESTAS E NATAL, PRODUTOS RELIGIOSOS 402 17 SERVIÇOS DE PINTURA DE EDIFÍCIOS EM GERAL 391 18 ATIVIDADES DE CONTABILIDADE 374 7

DIFICULDADES ELIMINADAS PARA MEI 1- BUROCRACIA PASSOS PARA ABRIR UMA EMPRESA – MODELO TRADICIONAL Custo Tempo Tempo, dias Custo, % da renda per capita Etapas Verificar o nome da Empresa Registrar nome comercial Registrar na Junta Comercial Inscrever no CNPJ Inscrever na Sec. Fazenda Estadual Obter autorização estadual para emissão NF Inscrever no CCM Pagar TFE Obter autorização municipal para emissão NF Imprimir talonário de NF Solicitar licença de funcionamento Submeter à inspeção municipal Inscrever no FGTS Inscrever empregados no PIS Comunicar as contratações no Ministério do Trabalho 8

DIFICULDADES ELIMINADAS 3104 ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS 2 - COMO ABRIR UMA EMPRESA COMO MEI – MODELO ATUAL COMO E ONDE ME INSCREVO? www.portaldoempreendedor.gov.br 17762 MEIs SP 3104 ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS INFORMAÇÕES SEBRAE 0800 570 0800 Previdência 135 9

EFEITO DOS ALTOS CUSTOS E DA BUROCRACIA MORTALIDADE DAS EMPRESAS NO BRASIL 49,4 % 59,9% 56,4% 4 anos de vida 3 anos de vida 2 anos de vida PESQUISA SEBRAE

CONDIÇÕES Empreendedor Individual EXIGÊNCIAS PARA SE TORNAR MEI Receita Bruta de até R$ 36 mil/ano Até 1 empregado Sem participação em outra empresa (sócio ou titular) 11

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS 10 CM Salário maternidade 12 CM Auxílio doença 12 CM Aposentadoria por invalidez 180 CM Aposentadoria por idade Zero Auxílio acidente Zero Pensão por morte Zero Auxílio reclusão Compras e vendas em conjunto Emissão de Nota Fiscal para Pessoa Jurídica Participação em licitações públicas 12

Precauções para se inscrever como MEI ATENÇÃO Precauções para se inscrever como MEI Lembre-se que toda a atividade a ser exercida, mesmo na residência, necessita de autorização prévia da Prefeitura que nesse caso também será gratuita. A obtenção do CNPJ e a Inscrição na Junta Comercial não substituem as normas de ocupação dos municípios que devem ser observadas e obedecidas. 13

OBRIGADO PELA PRESENÇA ! NATANAEL MIRANDA DOS ANJOS SECRETÁRIO ESPECIAL DO MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL