Eletrônica Digital Funções e Portas Lógicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arquitetura de Computadores 3º SEMESTRE FALM – Faculdade Luiz Meneghel Cedido por: Prof. João Angelo Martini Universidade Estadual de Maringá Departamento.
Advertisements

Aula 1 Eletrônica Digital Ferramentas de Simplificação de Circuitos Lógicos Digitais Prof. Wanderley.
Lógica booleana e implementação de funções booleanas
INTRODUÇÃO À LÓGICA DIGITAL
Os inversores são circuitos estáticos (não tem partes móveis) que convertem potência DC em potência AC com frequência e tensão ou corrente de saída desejada.
SISTEMAS DIGITAIS FUNÇÕES E PORTAS LÓGICAS
Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos
Lógica Booleana A álgebra booleana é baseada totalmente na lógica. Desta forma, os circuitos lógicos executam expressões booleanas. As expressões booleanas.
VISÃO GERAL Profa. Fernanda Denardin Walker
PORTAS LÓGICAS Prof. Wanderley.
ÁLGEBRA BOOLEANA Prof. Wanderley.
Eletrônica Digital Projeto de Circuitos Combinacionais Aritméticos
Eletrônica Digital Álgebra de Boole e Simplicação
Portas e Funções Lógicas, Tabelas Verdade e Circuitos Lógicos
Ivan Saraiva Silva Aula 1 - Álgebra Booleana
Uma chave é normalmente aberta e a outra normalmente fechada
Eletrônica Digital Circuitos Combinacionais: O seu estado (os valores) de todas as saídas depende apenas dos valores das entradas neste mesmo instante.
Eletrônica Digital Projeto de Circuitos Combinacionais
Vamos Agora Obter Expressão Booleana a partir do Circuito
Circuitos Combinacionais Portas Lógicas
Organização e Arquitetura de Computadores
Simplificação de Expressões Booleanas e Circuitos Lógicos
Minimização de Circuitos Lógicos
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 5
ÁLGEBRA DE CHAVEAMENTO
Cálculo da Freqüência de Operação do Relógio
CIRCUITOS LÓGICOS UNIDADE 1 SISTEMAS DE NUMERAÇÃO
Conceitos de Lógica Digital
Teoremas Booleanos e Simplificação Algébrica
Visão Geral da Álgebra de Boole
Conceitos de Lógica Digital
Fábio de Oliveira Borges
Exercício 1 (POSCOMP ) De acordo com o teorema de De Morgan, o complemento de X + Y . Z é: X + Y . Z X . Y + Z X. (Y + Z) X . Y . Z.
Infra-Estrutura de Hardware
ELETRÔNICA DIGITAL II PORTAS LÓGICAS Prof.: Leo
Circuitos Lógicos e Álgebra de Boole
Circuitos Combinacionais Exercícios 2 POSCOMP e ENADE
Operadores Relacionais e Lógicos
OPERAÇÃO LÓGICA NOT INVERSOR
Sistemas Microprocessados e Microcontrolados
Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores - SDAC
Aula 1: Introdução aos Sistemas Digitais
Turmas A e B SEGUNDO BIMESTRE MATERIAL PARA ESTUDO
PORTAS LÓGICAS.
Aula 1 Eletrônica Digital Codificadores/Decodificadores e Multiplexadores/Demultiplexadores Prof. Wanderley.
Aula -2 Técnica Digitais Álgebra Booleana. Técnica digital 1) Uma idéia que liga a eletrônica ao cálculo da álgebra da matemática. Tem por principal objetivo.
CIRCUITO ELÉTRICO.
Programação Computacional Aula 4: Álgebra Booleana
Algoritmos e Programação I
ÁLGREBRA DE BOOLE E SIMPLIFICAÇÃO DE CIRCUITOS
Lógica Booleana IES-2015a George Simon Boole ( )
Álgebra Booleana Faculdade Pitágoras Prof. Edwar Saliba Júnior
Introdução à Engenharia de Computação
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Álgebra de Boole.
Álgebra de Boole Circuitos Digitais
Colégio da Imaculada Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática
Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos Em 1854, George Boole introduziu o formalismo que até hoje se usa para o tratamento sistemático da lógica, que é.
Sistemas Digitais I Descrevendo circuitos lógicos Prof. Marlon Henrique Teixeira out/2013.
Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital
Codificadores e Decodificadores Prof. Lucas Santos Pereira
Famílias Lógicas: CMOS, TTL – Tensões como Variáveis Lógicas
Circuitos Lógicos Leonardo Estrela, nº20, 10ºITM.
Circuitos Digitais Multiplexador (MUX) e Demultiplexador (DEMUX)
Circuitos Digitais Prof. Marcio Cunha Aula 03 – Circuitos Lógicos e suas Representações.
Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte I
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte II.
Unidade 1 – Portas Lógicas Básicas – NOR, NAND, XOR e XNOR.
PORTAS LóGICAS Samuel S. S. Sistemas para internet
Aula 3:Conceitos de Lógica digital
Funções Lógicas Expressões booleanas de Circuitos
Transcrição da apresentação:

Eletrônica Digital Funções e Portas Lógicas Aula 1 Eletrônica Digital Funções e Portas Lógicas Prof. Wanderley

Aula 1 Introdução Em 1854, o matemático inglês George Boole apresentou um sistema matemático de análise lógica conhecido como Álgebra de Boole. Em 1938, o engenheiro americano Claude Elwood Shannon utilizou as teorias da Álgebra de Boole para solucionar problemas de circuitos telefônicos a relé. Foi o início da Eletrônica Digital. A Eletrônica Digital se baseia em um pequeno grupo de circuitos básicos chamados de Portas Lógicas. O uso Conveniente de Portas Lógicas permite implementar todas as expressões geradas pela Álgebra de Boole.

Aula 1 A Função Lógica E (AND) A função lógica E executa a multiplicação de duas ou mais variáveis booleanas. Uma variável booleana é aquela capaz de assumir apenas dois estados, 0 ou 1, fechado ou aberto, ligado ou desligado, sim ou não,... Sua representação algébrica é: S=A.B. O circuito representativo é como segue:

A Função Lógica E (AND) Essa tabela é chamada de tabela verdade. Aula 1 A Função Lógica E (AND) Há 4 possíveis situações (ou combinações) para as chaves do circuito. Cada combinação determina um certo estado para a lâmpada S, conforme a tabela a seguir: Essa tabela é chamada de tabela verdade.

Aula 1 A Função Lógica E (AND) Simbologia

Aula 1 A Função Lógica E (AND) Simbologia Observe que o número de situações possíveis é 2N, onde N é o número de variáveis de entrada.

Aula 1 A Função Lógica OU (OR) A função lógica OU executa a soma de duas ou mais variáveis booleanas. Sua representação algébrica é: S=A+B. O circuito representativo é como segue:

Aula 1 A Função Lógica OU (OR)

A Função Lógica NÃO (NOT) Aula 1 A Função Lógica NÃO (NOT) A função lógica NOT executa o complemento de uma variável booleana. Sua representação algébrica é: O circuito representativo é como segue: Inversor:

A Função Lógica NÃO E (NAND) Aula 1 A Função Lógica NÃO E (NAND) A função lógica NÃO E é uma composição da funçõa E com a função NOT. Sua representação algébrica é: E NÃO E

A Função Lógica NÃO OU (NOR) Aula 1 A Função Lógica NÃO OU (NOR) A função lógica NÃO OU é uma composição da função OU com a função NOT. Sua representação algébrica é: OU NÃO OU

Expressões Booleanas Obtidas de Circuitos Lógicos Aula 1 Expressões Booleanas Obtidas de Circuitos Lógicos Todo circuito lógico executa uma expressão booleana que, por mais complexa que seja, é formada pela interligação das portas lógicas básicas. Exemplo: Circuito Lógico Expressão Booleana

Expressões Booleanas Obtidas de Circuitos Lógicos Aula 1 Expressões Booleanas Obtidas de Circuitos Lógicos Tarefa para Casa: Escreva as expressões booleanas executadas pelos circuitos a seguir.

Circuitos Lógicos Obtidos de Expressões Booleanas Aula 1 Circuitos Lógicos Obtidos de Expressões Booleanas Toda expressão booleana pode ser convertida em um circuito lógico. Exemplo: S=(A+B).C.(B+D) Circuito Lógico

Circuitos Lógicos Obtidos de Expressões Booleanas Aula 1 Circuitos Lógicos Obtidos de Expressões Booleanas Tarefa para Casa: Desenhe os circuitos lógicos que executam as expressões booleanas a seguir.

Tabelas Verdade Obtidas de Expressões Booleanas Aula 1 Tabelas Verdade Obtidas de Expressões Booleanas Uma função booleana pode ser melhor compreendida se a descrevemos em termos de tabela verdade. Exemplo:

Tabelas Verdade Obtidas de Expressões Booleanas Aula 1 Tabelas Verdade Obtidas de Expressões Booleanas

Tabelas Verdade Obtidas de Expressões Booleanas Aula 1 Tabelas Verdade Obtidas de Expressões Booleanas Tarefa para Casa: Levante a tabela verdade das identidades abaixo para provar que elas são verdadeiras.

Tabelas Verdade Obtidas de Expressões Booleanas Aula 1 Tabelas Verdade Obtidas de Expressões Booleanas Tarefa para Casa: Analise o comportamento do circuito a seguir utilizando sua tabela verdade.

Expressões Booleanas Obtidas de Tabelas Verdade Aula 1 Expressões Booleanas Obtidas de Tabelas Verdade Este é o caso mais comum em projetos práticos, onde representamos situações através de tabelas verdade, de onde obtém-se as expressões booleanas e, finalmente, o circuito lógico. Exemplo: S = 1 quando:

Expressões Booleanas Obtidas de Tabelas Verdade Aula 1 Expressões Booleanas Obtidas de Tabelas Verdade Tarefa para Casa: Determine as expressões booleanas que executam as tabelas a seguir e desenhe os circuitos lógicos extraídos de tais expressões.

O Bloco Lógico OU EXCLUSIVO Aula 1 O Bloco Lógico OU EXCLUSIVO Consiste em fornecer 1 à saída quando duas entradas são distintas uma da outra. Sua obtenção provem da tabela verdade a seguir.

O Bloco Lógico OU EXCLUSIVO Aula 1 O Bloco Lógico OU EXCLUSIVO Tarefa para Casa: Desenhe a forma de onda na saída do bloco OU EXCLUSIVO a partir dos sinais aplicados na porta de entrada de tal bloco.

O Bloco Lógico OU EXCLUSIVO Aula 1 O Bloco Lógico OU EXCLUSIVO Tarefa para Casa: Determine a expressão e a tabela verdade do circuito lógico abaixo.

O Bloco Lógico COINCIDÊNCIA Aula 1 O Bloco Lógico COINCIDÊNCIA Consiste em fornecer 1 à saída quando duas entradas são idênticas Sua obtenção provem da tabela verdade a seguir.

Equivalência entre Blocos Lógicos Aula 1 Equivalência entre Blocos Lógicos O que acontece quando curto-circuitamos as entradas de um bloco NAND? Observe que se consegue o mesmo efeito com o bloco conectado como mostrado abaixo. Função NOT

Equivalência entre Blocos Lógicos Aula 1 Equivalência entre Blocos Lógicos Efeito idêntico também é conseguido se usamos uma porta NOR com as entradas curto-circuitadas. E finalmente com o bloco conectado tal como mostrado abaixo. Função NOT

Equivalência entre Blocos Lógicos Aula 1 Equivalência entre Blocos Lógicos

Equivalência entre Blocos Lógicos Aula 1 Equivalência entre Blocos Lógicos

Equivalência entre Blocos Lógicos Aula 1 Equivalência entre Blocos Lógicos

Equivalência entre Blocos Lógicos Aula 1 Equivalência entre Blocos Lógicos Tarefa para Casa: Desenhe o circuito OU EXCLUSIVO utilizando apenas portas NAND. Desenhe o circuito que executa a expressão a seguir utilizando apenas portas NOR.