LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO Renato O. Violin

Introdução à Programação de Computadores Organização de computadores Linguagens de programação Ambientes de desenvolvimento

Organização de computadores Os computadores executam milhões de operações. As operações são organizadas por meio de um conjunto de instruções. Esse conjunto de instruções é o programa. Quem executa o programa é o processador. FLOP - operações de ponto flutuante por segundo

Organização de computadores O processador interage com outros componentes.

Linguagens de programação É necessário que os programas sejam escritos em uma linguagem que o computador entenda. Essa linguagem é chamada linguagem de máquina. 0100 1111 1010 0110 É pouco intuitiva para os seres humanos. Foram desenvolvidas linguagens de mais alto-nível. Linguagem de máquina que é definida pelo projeto de hardware desse computador.

Linguagens de programação O código escrito em linguagem de alto nível é convertido em linguagem de máquina pelo compilador ou interpretador. C C++ Cobol Delphi (Object-Pascal) Fortran Pascal Visual Basic Basic Perl PHP Python Lisp

Ambientes de programação Existem vários ambientes para a linguagem C NetBeans Code::Blocks Microsoft Visual C++ Turbo C++ Borland C++ Dev-C++ Eclipse for C/C++

Fundamentos da linguagem C História da linguagem Características da linguagem Estrutura básica de um programa em C Variáveis e tipos de dados Comandos de entrada/saída Especificadores de formato Expressões matemáticas e lógicas

História da linguagem C Foi inventada e implementada na década de 1970 por Dennis Ritchie. Utilizada para o desenvolvimento de programas para o sistema operacional Unix. Nasceu a partir de uma linguagem mais antiga chamada BCPL, que influenciou outra linguagem chamada B (Ken Thompson). A evolução da linguagem B levou ao desenvolvimento da linguagem C.

Características da linguagem C Permite a construção de programas em diversos sistemas operacionais, mas não é multiplataforma. É compilada. É considerada muito rápida. Utilizada para desenvolvimento de sistemas operacionais. Utilizada para desenvolvimento de jogos.

Estrutura básica de um programa em C Declaração de bibliotecas Função principal Corpo do programa Retorno para o Sistema Operacional // Aqui é digitado as // instruções

Variáveis e tipos de dados Variável é um espaço de memória que o programa reserva para armazenar dados. Toda variável deve possuir um tipo e um identificador (nome). Sintaxe de declaração em C Sintaxe de atribuição em C O símbolo = é o operador de atribuição Fazer exemplo 1, p. 35

Variáveis e tipos de dados

Comandos de entrada/saída Permitem que o programa interaja com o usuário solicitando e mostrando dados na tela. Comandos para entrada: scanf() -> entrada formatada; gets() -> leitura de string; getch() -> le caractere e não aguarda o <enter> getchar() -> le caractere e aguarda o <enter>

Comandos de entrada/saída Comandos para saída: printf() -> saída formatada putchar() -> imprime caractere puts() -> imprime string Fazer Exemplos 2 (p. 42) e 3 (p. 44)

Especificadores de formatos Utilizados para especificar o tipo de dado que será lido ou escrito na tela. Fazer exemplo 4, . 46 Fazer exemplo 5, .50

Expressões aritméticas 5 % 3  2

Expressões lógicas

Exemplos