A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Iniciação Científica.
Advertisements

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO IF-SC Março de /2.
FACULDADE METROPOLITANA
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Bacharelado em Sistemas de Informação
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
O uso do Lato Sensu como nucleador da pesquisa e Pós- Graduação estruturada Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
Programa Especial de Treinamento
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
OFÍCIO CIRCULAR Nº 074/2008/DAV/CAPES Avaliação das páginas web de programas : Descrição do programa e de sua proposta; Relação dos docentes em atividade.
página web do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROCESSOS
2009.
II Seminário Internacional
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Pós-Graduação IAG/USP
Os Caminhos da Pesquisa
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Bolsas – IC, MS e DR Informações preliminares. Antecedentes  Ano de início da concessão de bolsas: 1962  Desde sua criação, em 1962, até dezembro de.
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Assistência aos Colegiados. 1.Colegiados 2.Comissão de Pesquisa 3.Comissão de Cultura e Extensão SCASCOL.
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
ACOM – Atividades Complementares
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
Seleção, qual a melhor proposta ?
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.
Como elaborar Memorial e
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
VRAC Atividades pedagógicas no ensino do Departamento Curso / Programa:__________________________________ Departamento: _____________________________________.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PPGE/UNESA INFORMAÇÕES AOS DISCENTES Profa. Laélia Moreira Coordenadora
Questionário do Estudante Enade
ATIVIDADES COMPLEMENTARES.
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Programa de Iniciação Científica O que é : É um programa que possibilita envolver alunos no desenvolvimento de projetos.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia Universidade Católica de Goiás Departamento de Zootecnia A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia Prof. Dra. Mariana Pires de Campos Telles Coordenadora de Pesquisa – Comissão auxiliar Depto. Zootecnia Fevereiro - 2008

Estrutura acadêmico-administrativa Universidade Católica de Goiás Departamento de Zootecnia Contexto da pesquisa na UCG Estrutura acadêmico-administrativa Reitoria Unidade Acadêmico-administrativa (Departamento) Reitoria Núcleo de Pesquisa Grupo de pesquisa Iniciação Cientifica TCC Pós-graduação

Núcleo de Pesquisa em Zootecnia – NUPZOO Universidade Católica de Goiás Departamento de Zootecnia Núcleo de Pesquisa em Zootecnia – NUPZOO Coordenador: Prof. Dr. Roberto Toledo de Magalhães Criado no primeiro semestre de 1998 sob a coordenação da Professora MsC. Maria Silvia Rodrigues Monteiro

Universidade Católica de Goiás Departamento de Zootecnia Atualmente: 9 professores pesquisadores coordenam 10 projetos de pesquisa em andamento, cadastrados no SIGEP-PROPE orientam alunos de iniciação científica nos programas PIBIC, BIC, OVG e Voluntários.

GRUPOS DE PESQUISA NO CNPq Linhas de Pesquisa: Alimentação e nutrição de peixes Ecologia e produção animal e vegetal sustentada Genética de populações Processamento e qualidade de alimentos Qualidade da água em piscicultura Linhas de Pesquisa: Genética da Conservação de Espécies Nativas do Cerrado Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos de Interesse para a região Centro-Oeste

Professores com Potencial para realização de Pesquisa na Zootecnia 15 Doutores 6 Mestres 1 especialista

PLATAFORMA LATTES A Plataforma Lattes inclui: Sistema de Currículos; É um conjunto de sistemas computacionais do CNPq A Plataforma Lattes inclui: Sistema de Currículos; Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil; Formulários de solicitação de recursos ao CNPq.

Ensino IES Extensão Pesquisa

Ensino Extensão Pesquisa

Ensino Pesquisa Extensão

Ensino Extensão Pesquisa

DISPONIBILIDADE DO CONHECIMENTO O que é Pesquisa? Definições de Ciência... DISPONIBILIDADE DO CONHECIMENTO

Ciência aplicada Tecnologia Ciência básica Produção científica

ACESSO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA...

ACESSO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA...

ACESSO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA...

ACESSO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA... Outras formas... “Toc Alerts” nos periódicos e/ou nas editoras (‘synergy – blackwell’) COMUTAÇÃO - pedir pro autor...

Produção (PUBLICAÇÃO) Projeto Pesquisa Produção (PUBLICAÇÃO)

FORMAS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA... - Trabalhos em eventos (resumos e trabalhos completos); - Livros - Capítulos de livros; - Artigos em periódicos especializados. MONOGRAFIAS, TESES e DISSERTAÇÕES?

POR QUE SE PREOCUPAR COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA? Instituição: Qualidade do corpo docente / equipe de pesquisa; Atração de alunos (Universidades Privadas); Captação de recursos; Formação de recursos humanos Pessoal: Produção científica = sucesso profissional;

Qualificação dos cursos (MEC) Produção Avaliação Qualificação dos cursos (MEC)

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO Modelo “Tradicional” Mestrado – formação de professores; 2 anos; dissertação. Doutorado – formação de pesquisadores; 4 anos; tese. Pós-Doutorado – atualização e contatos no exterior.

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO Modelo “Atual” e Perspectivas Mestrado + Doutorado = PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO – formação de pesquisadores, em diferentes “níveis” e para diferentes fins incentivo à produção científica (tese = artigos publicados em periódicos de circulação nacional / internacional); Pós-Doutorado – qualificação e treinamento altamente especializado e contatos no exterior, para jovens pesquisadores – sem emprego (recém-doutor do CNPq)

Graduação IC Mestrado / Doutorado Pós Doc. Mercado de Trabalho

Iniciação Científica na UCG Objetivo dos Programas de Iniciação Científica (IC): introduzir estudantes de diversos cursos na pesquisa científica (vocação científica). Alunos do curso de Zootecnia/UCG podem participar desses projetos procurando os professores coordenadores de projetos cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE/UCG).

Modalidades de IC na UCG PIBIC-CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) BIC -PROPE/UCG (Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica) BIC-OVG/SECTEC/UCG (Programa de Bolsas de Iniciação Científica OVG -SECTEC-PROPE/UCG ) VOLUNTÁRIOS-UCG (Programa Institucional Voluntários de Pesquisa-PROPE/UCG)

Projetos Cadastrados Núcleos de Pesquisa (NupZoo): Grupos de Pesquisa (CNPq) http://agata.ucg.br/formularios/vpg/consultas/busca_pesquisador.htm

EDITAIS de IC na UCG Procedimentos para inscrição e seleção CONDIÇÕES GERAIS: Quanto ao orientador: Quanto ao Projeto de Pesquisa do Orientador: Quanto ao Plano de Pesquisa do aluno: PROCESSO DE SELEÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS APROVADAS PARÂMETROS GERAIS DE PONTUAÇÃO

EDITAIS de IC na UCG PARÂMETROS GERAIS DE PONTUAÇÃO Referente ao ALUNO: Desempenho Acadêmico: máximo de 3,0 (três) pontos. Soma de todas as notas, divididas pelo número total das disciplinas cursadas = média aritmética. Aplicar a média na tabela:

EDITAIS de IC na UCG PARÂMETROS GERAIS DE PONTUAÇÃO Referente ao ALUNO: Currículo: máximo de 3,0 (três) pontos, de acordo com os critérios a seguir: Cursos específicos e/ou afins: Monitoria (por ano de atividade) ............... 0,5 Bolsista de Iniciação Científica ou de Extensão ...............1,0 Auxiliar de pesquisa voluntário (atividade sistemática anual e reconhecida pela PROPE) ............... 1,0 Participação em eventos(seminários, congressos, palestras e afins) ........0,1 Apresentação de trabalhos em eventos científicos ............... 0,5 Resumos Publicados em Anais ............... 0,1 Publicação de artigo científico ........... 0,5 Trabalhos Premiados ........... 1,0 Estágios Extra Curriculares:

ESTUDEM, PESQUISEM, A CIÊNCIA PRECISA DE VOCÊS!!!!!!!! NÃO PERCAM TEMPO... ESTUDEM, PESQUISEM, A CIÊNCIA PRECISA DE VOCÊS!!!!!!!! OBRIGADA! mpctelles@ucg.br