PET – HISTÓRIA UFPR www.pethistoriaufpr.wordpress.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Programa de Educação Tutorial do Bacharelado em Ciência da Computação
Programa Especial de Treinamento
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Boletim Informativo do
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Pós-Graduação IAG/USP
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Projetos em Andamento: 09 Projetos Disponíveis: 02
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
BAAE - I Destinada preferencialmente ao aluno que se enquadre em condições de necessidades socioeconômicas 1) Inscrições exclusivas para ingressantes da.
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
I Encontro CIEE - ABED Profa. Martha Carrer Cruz Gabriel Nov/2006.
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Encontro dos Programas de Educação Tutorial - PET/UFC Fortaleza, 29 de Junho de 2012.
Orientadora: Profª Drª Andréa Araújo Bolsista: Luciana Pereira Gomes
Promovendo Soluções Sociais
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Programa de Educação Tutorial
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Trabalho de conclusão de curso
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Tipo de leitor (n=248). FREQUÊNCIA DE LEITURA POR TIPO DE LEITOR.
DAP Diretório Acadêmico do Pólo de Volta Redonda deseja as boas vindas aos novos colegas e saúda todos os presentes.
Comissão Editorial: Profª Ana Maria S. S. Poelman, Profª Suzana Faleiro Barroso, Profª Soraia Dojas M. Silva Carellos, Hellen Brandão e Andréa Faria Mello.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Portfólio Digital Nome: Bianca Maria de Lima
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Fundado em 5 de novembro de 1993.
Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ.
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
Atividades Complementares Curso de Letras
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID
Universidade Federal de Itajubá
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
PET HISTÓRIA. Formação Atual Tutora: Prof. Dr. Renata Senna Garraffoni Alexandre Cozer Amanda Zattera Bárbara Zanirato Camila Longo Davi Pradi Eduardo.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof.
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – 2015 SUBPROJETO 1 - EDUCAÇÃO FÍSICA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
Programa de Educação Tutorial Ciência, Tecnologia e Inovação Facebook: PET UFABC – Ciência, Tecnologia e Inovação Sala:
Introdução O grupo PET-GAEA (Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola) contempla alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental.
PET/DIREITO – PROGRAMA DE ENSINO TUTORIAL EM DIREITO.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Editora EditAedi Quem somos A Editora Universitária da Assessoria de Educação a distância – AEDI da UFPA - Editora EditAedi é um órgão suplementar da AEDI.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

PET – HISTÓRIA UFPR

Formação atual Profa. Dra. Renata Senna Garraffoni (tutora) Bárbara S. Lagos Zanirato (bolsista) Davi Pradi (bolsista) Eduardo Belotti Nogueira (bolsista) Gabriela Müller Larocca (bolsista) Guilherme Saccomori (bolsista) Lana Baroni (bolsista) Luana Camargo Genaro (voluntária) Luis Fernando Costa Cavalheiro (bolsista) Naiara Batista Krachenski (bolsista) Nicolle Tanner de Lima (bolsista) Sérgio Luiz Rabelo (bolsista) Stella Titotto Castanharo (bolsista) Vinicius A. Paludo (bolsista)

Aqui vai a nossa foto! Formação atual

O PET O PET (Programa de Educação Tutorial) caracteriza-se por funcionar a partir de atividades desenvolvidas tendo em vista a seguinte tríade: Pesquisa – Atividades de pesquisa individual e coletiva que tem por objetivo a construção do conhecimento histórico. Ensino – Atividades promovidas pelos integrantes do grupo, mas voltadas para os alunos do curso, visando auxiliá-los em sua formação. Extensão – Atividades com interesse voltado para o restante da comunidade, visando a aplicação social do conhecimento produzido na universidade.

O PET é formado por 1 tutor, 12 alunos bolsistas e até 6 alunos voluntários, que devem exercer as seguintes funções: Organizar e promover eventos de extensão; Organizar e promover atividades de ensino; Participar ativamente da pesquisa coletiva; Produzir uma pesquisa individual sob orientação de um professor do departamento de história da UFPR. (Não há distinções entre as atribuições dos alunos bolsistas e voluntários, excetuando-se o recebimento de bolsa.) O PET

Para o ano de 2011, o PET – História planeja as seguintes atividades de extensão: Café com História (Abril, Maio, Junho, Setembro, Outubro, Novembro); Diálogos do PET (Maio); Evento de extensão em parceria com a APP-Sindicato (Não tenho ideia); Oficina de Memória e Patrimônio (Não tenho ideia). As datas exatas ainda não foram definidas, mas serão informadas logo que estiverem fechadas. Atividades de Extensão

Para o ano de 2011, o PET – História planeja as seguintes atividades de ensino: Diagnóstico e avaliação dos cursos de graduação em história (Primeiro e Segundo semestres, não tenho ideia dos meses); Oficina de Fontes (Não tenho ideia); Oficina de Teoria da História (Não tenho ideia). As datas exatas ainda não foram definidas, mas serão informadas logo que estiverem fechadas. Atividades de Ensino

As atividades de pesquisa do PET-História dividem-se em duas, a pesquisa coletiva e a pesquisa individual. Pesquisa coletiva: A pesquisa coletiva do PET-História é anual e produzida a partir de leitura e discussões de textos em reuniões semanais. Ao final da pesquisa, o grupo, em votação, escolhe o tema da pesquisa seguinte. Em 2011 nossa pesquisa coletiva será sobre o movimento de contracultura denominado “Geração Beat” nos EUA da segunda metade do séc. XX. Pesquisa individual: Cada aluno do PET (bolsista ou voluntário) deve executar uma pesquisa individual, sob orientação de um professor do departamento, bem como entregar um relatório anual do andamento da mesma. Tanto o tema quanto o orientador da pesquisa individual são de escolha livre. Atividades de Pesquisa

O PET-História possui uma revista acadêmica denominada “Cadernos de Clio”, com publicação anual. Esse periódico é voltado para a publicação de artigos de alunos de graduação de cursos de História de qualquer universidade, mediante aprovação do conselho editorial da revista. A partir desse ano, o PET divulgará, através da revista, os resultados obtidos na pesquisa coletiva. Em breve a revista se encontrará disponível para consulta online. A Revista

Antes que vocês briguem comigo, eu só fiz essa falsa capa porque não tenho a imagem da revista, e pra ilustrar a minha proposta... A Revista

A partir dessas atividades, o PET proporciona: Chance de desenvolver pesquisa individual com liberdade para a escolha de tema e orientador (desde que haja no departamento professor especialista no assunto ou período pretendido); Maior envolvimento com a Universidade e com o próprio curso de História; Crescimento profissional e pessoal, devido aos conhecimentos adquiridos na pesquisa coletiva e individual, pelas atividades realizadas englobarem todo o grupo e por este ser tão eclético. O PET

Qualquer dúvida, acessem: