Trabalho com Segurança!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalhadoras Domésticas no Brasil
Advertisements

SHST para trabalhadores I
Gabrielle Selani Cicarelli
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Os Fatos sobre o tabaco.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Luan Paulo G. Tesche Professor: Dejalma Cremonese Disciplina: Ciência Politica.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
IMPACTOS DO FIM DA MULTA
Higiene e Segurança do Trabalho
Queixas músculo-esqueléticas como causa de alto índice de absenteísmo
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Quem é o jovem brasileiro?
Cenário da Construção Civil
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
O GOVERNO LULA ( hoje).
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
Projeto de saúde e qualidade de vida
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
VIVER: O PRIMEIRO DIREITO
A primeira infância,cidadania já.
Conhecendo a Carta da Terra
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
Estrutura e Dinâmica Social
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
M I S S Ã O D O F Ó R U M Engajar democraticamente o 1º, 2º e 3º Setores da Região Metropolitana de Campinas, através de planos e ações que concretizem.
Rio Mulher.
AULA 2 Evolução da Proteção Social. AULA 2 Evolução da Proteção Social.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.
TRABALHO DO MENOR.
Na Roma Antiga era assim:
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores.
Agenda Equipes Custo Pessoal.
Centro do Rio de Janeiro Terça-feira – 26/02/2008.
O Potencial das Políticas Tributárias e Educacional para o Desenvolvimento com Equidade Participação: Marcos Formiga Brasília, Março de 2010.
“Podem as empresas sustentáveis
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Escritório Internacional do Trabalho Departamento de Empresas Multinacionais DECLARAÇÃO TRIPARTITE DE PRINCÍPIOS RELATIVOS ÀS EMPRESAS MULTINACIONAIS E.
A Politica de Assistência Social
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Auxílio Doença..
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Escola Básica Sebastião da Gama
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
REUNIÕES REGIONAIS.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
TRABALHO INFANTIL MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO O que é o trabalho infantil? É aquele realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.
Conversando com a Previdência. O QUE É PREVIDÊNCIA SOCIAL?
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
Transcrição da apresentação:

Trabalho com Segurança! SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Segurança e Saúde no Trabalho O governo japonês aprovou nesta quarta-feira o orçamento recorde de 88,548 trilhões de ienes (cerca de US$ 976 bilhões) para o exercício 2009-2010, a fim de apoiar os projetos para relançar a economia e enfrentar a recessão mundial. "Áreas prioritárias" O novo orçamento aumenta ainda em 1,3% os fundos destinados a subvenções e assistência técnica, enquanto a verba oficial da Ajuda Pública ao Desenvolvimento será 4% menor que no ano anterior. Mesmo assim, o governo calcula que o volume total da ajuda pública crescerá 14% em termos anualizados durante todo o ano fiscal 2009, quando forem incluídos os financiamentos especiais e as contribuições a organizações internacionais, segundo a Kyodo. O orçamento prevê ainda destinar 333 bilhões de ienes (US$ 3,686 bilhões) para as "áreas prioritárias", entre elas a segurança do trabalho, o bem-estar social, a prevenção de desastres e a revitalização das economias regionais. Segurança e Saúde no Trabalho 24/12/2008 –Folha de São Paulo Governo do Japão aprova orçamento recorde para ano fiscal 2009

Segurança e Saúde no Trabalho Nas imagens do Ministério Público. O Ferramenteiro, José Nascimento Souza está sentado sobre um latão de lixo. "Me tiraram o banco, não me dão uniforme, não me dão nada", diz José Nascimento. O funcionário que trabalha em uma fábrica de materiais elétricos, no interior de São Paulo, conta que os constrangimentos começaram há oito meses, quando um dos chefes se desligou da empresa. José acredita que o novo responsável pela firma não confiava nele e passou a humilhá-lo. "Meu chefe queria que eu pedisse demissão e abrisse mão dos meus direitos." Como Jose é integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem direito a estabilidade no emprego por dois anos. O funcionário passava até nove horas em pé, e para o descanso resolveu improvisar. "Você ficar o dia inteiro sentado em cima de uma lata e seus companheiros passando e vendo você naquela humilhação é complicado", conta. A versão da empresa é outra. "Existe assento, mas se ele prefere sentar dessa forma é questão dele", afirma Moacir Macedo, advogado da empresa. "O funcionário que não cumpre a meta é colocado às vezes em situação vexatória ou é preterido. Isso existe e é verificado mais na indústria", explica a procuradora do trabalho, Alvamari Tebet. José vai ficar afastado do trabalho, com direito a salário e todos os benefícios, até a conclusão do processo. "Estou simplesmente sendo humilhado aqui". Segurança e Saúde no Trabalho Trabalhador sofre assédio moral no interior de São Paulo O Ministério Público do Trabalho confirmou no interior de São Paulo um caso de assédio moral, envolvendo humilhações impostas a um trabalhador.

Segurança e Saúde no Trabalho Um funcionário da empresa Pelicano, prestadora de serviços da Vale, morreu na tarde desta segunda-feira (19) após ter parte do corpo esmagado por uma peça de trilho que estava sendo utilizada como estaca. Valdemar Rodrigues da Silva, ainda foi socorrido e levado para o Hospital Dório Silva, na Serra, mas não resistiu e morreu na unidade. O acidente aconteceu em um dos pátios de recebimento de minério da Vale. Segundo informações do delegado do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória, Agis Macedo Filho, o motorista de um caminhão Mercedes-Benz, identificado por Osmar Dias de Andrade, manobrava o veículo quando ao dar marcha a ré, atingiu a peça de trilho. Valdemar amarrava cabos de aço em uma outra peça que estava ligada a que foi atingida pelo caminhão. Os peso das duas teria puxado o trabalhador e, na sequência, uma delas caiu sobre as pernas e barriga da vítima. A versão é de policiais militares que estiveram na Vale e atenderam à ocorrência. Já segundo a assessoria de imprensa da mineradora, no entanto, o funcionário da Pelicano foi atingido por um poste enquanto amarrava cabos de aço em outro. Esse poste atingido pelo caminhão teria caído sobre o corpo do Valdemar. Segurança e Saúde no Trabalho Funcionário de empreiteira morre em acidente de trabalho na Vale 19/01/2009 - (Redação gazeta online - Redação Gazeta Rádios e Internet)

Registro de doenças ocupacionais cresce 134% O registro de doenças ocupacionais deu um salto nos últimos 11 meses. As notificações de doenças do sistema osteomuscular, nas quais se incluem as lesões por esforço repetitivo (LER) e que representam 84,77% do total de doenças do trabalho, aumentaram 512,3%, segundo dados do Ministério da Previdência. A impressionante variação é creditada ao Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário. Segurança e Saúde no Trabalho Registro de doenças ocupacionais cresce 134%

Registro de doenças ocupacionais cresce 134% Segurança e Saúde no Trabalho Registro de doenças ocupacionais cresce 134%

Registro de doenças ocupacionais cresce 134% Segurança e Saúde no Trabalho Registro de doenças ocupacionais cresce 134%

Registro de doenças ocupacionais cresce 134% Segurança e Saúde no Trabalho Registro de doenças ocupacionais cresce 134%

Registro de doenças ocupacionais cresce 134% Segurança e Saúde no Trabalho Registro de doenças ocupacionais cresce 134%

Registro de doenças ocupacionais cresce 134% Segurança e Saúde no Trabalho Registro de doenças ocupacionais cresce 134%

Segurança e Saúde no Trabalho A estimativa é de que a sub-notificação dos acidentes de trabalho nos serviços de saúde chegue a 95% no país, ou seja, só 5% dos casos são registrados como tal. Acidentes e doenças no local de trabalho ainda são a grande causa da impossibilidade temporária ou definitiva de milhares de trabalhadores em continuar desempenhando suas atividades profissionais. Segurança e Saúde no Trabalho Mais de 90% dos acidentes de trabalho não são notificados e 1,5 milhão fica sem a proteção da lei

Segurança e Saúde no Trabalho Tensão leva a doenças ocupacionais O ambiente de trabalho pode adoecer o trabalhador de diversas maneiras, inclusive, psicologicamente. “… com apenas um mês e meio no emprego, acabou desenvolvendo uma doença psíquica por conta da intensa pressão promovida por um chefe.” “ Tive uma crise de choro e quis entregar o lugar.” Porém, temendo ser demitida, ela continua até hoje fazendo o tratamento em segredo, sem se afastar do trabalho. Segurança e Saúde no Trabalho Tensão leva a doenças ocupacionais

É possivel evitar os riscos? Teria podido reduzir ou eliminar os problemas que levaram à tragédia se tivessem trabalhado em outras condições? O que se pode fazer para que não volte a acontecer uma tragédia como esta? Segurança e Saúde no Trabalho QUATRO MINEIROS MORRERAM EM UMA EXPLOSAO.

Segurança e Saúde no Trabalho Apesar dos esforços positivos Os agravos à saúde , como as lesões e as doenças continuam acontecendo com demasiada frequência no mundo do trabalho de hoje da mineração e outros setores, Segurança e Saúde no Trabalho Apesar dos esforços positivos

Segundo pesquisas e estimativa da OIT Há aproximadamente 200 milhões de desempregados, nunca visto na história. atualmente a metade dos trabalhadores de todo o mundo (1,4 bilhão de pessoas) vive com menos de 2 dólares ao dia e portanto, é pobre Dos desempregados, 86 milhões, cerca da metade do total, são jovens entre 15 e 24 anos. Uma em cada sete crianças no mundo continua desenvolvendo algum tipo de trabalho infantil. Segundo pesquisas e estimativa da OIT

Os riscos no trabalho: a quem afetam? Em 2005, a OIT calculou que 2,2 milhões de pessoas morrem a cada ano cifra esta que parece estar aumentando. 270 milhões de acidentes de trabalho não fatais que resultam em no mínimo de 3 dias de afastamento do trabalho 160 milhões de casos novos de doenças relacionadas ao trabalho. 6000 trabalhadores morrem diariamente no mundo.

DADOS DO INSS

Para maiores detalhes clique aqui Idade Quantidade Até 19 Anos 18.139 20 a 24 Anos 93.806 25 a 29 Anos 100.878 30 a 34 Anos 81.396 35 a 39 Anos 66.289 40 a 44 Anos 56.351 45 a 49 Anos 41.607 50 a 54 Anos 26.994 55 a 59 Anos 12.750 60 a 64 Anos 4.272 Para maiores detalhes clique aqui 65 a 69 Anos 997 70 Anos e Mais 327 Ignorada 84 Fonte das Informaçôes: Total 503.890 DATAPREV/CAT/SUB

DADOS DO INSS

Preocupação! Governos, empregadores e trabalhadores Locais de trabalho perigosos Migrantes e outros trabalhadores excluídos correm, a princípio, mais riscos de sofrer acidentes e adquirir doenças do trabalho devido a pobreza os obrigar a aceitar trabalhos pouco seguros.

Preocupação da OIT A segurança e saúde no trabalho difere enormemente de país a país, entre setores econômicos e grupos sociais. Os países em desenvolvimento pagam um preço especialmetne alto em mortes e lesões, pois um grande número de pessoas estão empregadas em atividades perigosas como a agricultura, indústria madeireira, pesca e mineração. Em todo o mundo, os pobres e os menos protegidos – com frequência mulheres, crianças e migrantes – são os mais afetados.

Segundo o Diretor Gral da OIT, Juan Somavia, “a cada ano, milhões de acidentes, lesões e doenças relacionadas ao trabalho afetam de maneira negativa o ser humano, as empresas, a economia e o meio ambiente. Sabemos que avaliando os riscos e perigos, combatendo-os na origem e promovendo uma cultura de prevenção, podemos reduzir de maneia significativa as doenças e as lesões no local de trabalho.” Segundo o Diretor Gral da OIT, Juan Somavia,

Empregadores e trabalhadores devem refletir sobre como: O que fazer? Empregadores e trabalhadores devem refletir sobre como: Promover a Gestão do Risco no Ambiente de Trabalho Controlar e reduzir os riscos em seus locais de trabalho com o objetivo de prevenir lesões e proteger a saúde Promover o Trabalho Decente Trabalho sem risco

Causas dos acidentes e doenças do trabalho Condição do ambiente de trabalho Condição do trabalho Organização do trabalho

Por que é importante a Gestão dos Riscos nos Ambientes de Trabalho? Os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho constituem custo humanos e econômicos intoleráveis para os trabalhadores e suas familias, bem como para as empresas e a sociedade em seu conjunto. O custo econômico dos acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho crescem e chegam proximo ao equivalente de 4% do produto nacional bruto mundial, mais de vinte vezes a soma destinada à assistência oficial para o desenvolvimento. Por que é importante a Gestão dos Riscos nos Ambientes de Trabalho?

Gestão do risco no local de trabalho Pode reduzir o custo humano como o econômico que trazem consigo os acidentes e os danos a saúde relacionados ao trabalho. Gestão do risco no local de trabalho

Gestão do risco no local de trabalho contribui para: Aumentar a produtividade Beneficiar as empresas e as economias nacionais Reduz o número de acidentes e doenças Diminui o número de reclamações de seguro e indenização. Gestão do risco no local de trabalho contribui para:

Convenção da OIT sobre segurança e saúde dos trabalhadores, 1981 (nº 155) Empregadores: Devem garantir que os locais de trabalho, as máquinas, os equipamentos, as operações e processos que estejam sob seu controle sejam seguros e não tragam risco algum para a segurança e a saúde dos trabalhadores. Todos os riscos que se apresentem no local de trabalho, quer sejam físico, químico, biológico, ergonômico e mecânico devem ter uma gestão adequada. Deverá ser facilitado a todos os trabalhadores a informação e a formação necessárias. Quando as circusntâncias o exija, os empregadores devem distribuir gratuitamente roupas e equipamentos de proteção adequados.

Programa de Trabalho Decente da OIT Está baseado no entendimento de que o trabalho é fonte de: dignidade pessoal, estabilidade familiar, paz nas comunidades, democracia que atua em benefícios de todos, crescimento econômico, oportunidades de trabalho produtivo e de desenvolvimento das empresas. A promoção da segurança e saúde no trabalho é um dos meios para fazer do trabalho decente uma realidade.

O trabalho que é capaz de: superar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais e contribuir para a ampliação da cidadania e a garantia da governabilidade democrática. É qualquer ocupação produtiva e adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, equidade e segurança e que seja capaz de garantir uma vida digna para as pessoas O conceito de Trabalho Decente

Trabalho Decente Que permite satisfazer as necessidades pessoais e familiares de alimentação, educação, moradia, saúde e segurança. Que garante uma remuneração suficiente e suficientemente estável para homens e mulheres adultos, para que as famílias não tenham que recorrer ao trabalho infantil para garantir níveis mínimos de subsistência; É um trabalho livre de qualquer discriminação

Trabalho Decente Que garante proteção social nos impedimentos ao exercício do trabalho (desemprego, doença, acidentes, entre outros) Que assegura renda ao chegar à época da aposentadoria No qual os direitos fundamentais dos trabalhadores e trabalhadoras são respeitados

A quem se aplica o conceito de trabalho decente? Ao conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras e não apenas àqueles que têm um emprego regular, estável, protegido, no setor formal ou estruturado da economia. A quem se aplica o conceito de trabalho decente?

Déficits de trabalho decente oferta de empregos insuficiente e de má qualidade proteção social inadequada freqüente negação dos direitos no trabalho debilidades dos processos de representação e diálogo social persistência do trabalho infantil, do trabalho escravo e de diversas formas de discriminação Mortes, acidentes e doenças relacionados ao trabalho Déficits de trabalho decente

Programas Nacionais de Trabalho Decente Compromisso assumido entre o Presidente Lula e o Diretor Geral da OIT (assinatura de um Memorando de Entendimento) ANTD: Gerar trabalho decente para combater a pobreza e as desigualdades sociais 3 prioridades: Gerar Mais e Melhores Empregos, com Igualdade de Oportunidades e de Tratamento Erradicar o Trabalho Escravo e o Trabalho Infantil, em especial nas suas piores formas Fortalecer os Atores Tripartites e o Diálogo Social Programas Nacionais de Trabalho Decente * Agenda Nacional do Trabalho Decente

Condições de trabalho Implementação da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, em consonância com as normas internacionais do trabalho sobre a matéria Identificação de mecanismos e desenvolvimento de ações voltadas à garantia de um ambiente de trabalho seguro e saudável Prioridade 1: Gerar Mais e Melhores Empregos, com Igualdade de Oportunidades e de Tratamento

Prioridade 3: Fortalecer os Atores Tripartites e o Diálogo Social Mecanismos de diálogo social Fomento à implementação de parcerias no local de trabalho para a promoção de uma cultura de prevenção dos riscos e para a promoção da segurança e saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores Prioridade 3: Fortalecer os Atores Tripartites e o Diálogo Social Linhas de Ação

Trabalho Digno e Decente “Num mundo de terríveis desigualdades, é um absurdo pretender que os ricos precisam tornar-se ainda mais ricos para permitir aos necessitados tornarem-se um pouco menos necessitados.” ( Ignacy Sachs, outubro 2002)

A formulação e implementação de políticas capazes de garantir simultaneamente o desenvolvimento econômico e social Trabalhar pela inclusão social Promover o Trabalho Decente Desafio Mundial

Preservação do Meio Ambiente Critérios de respeito à dignidade humana Melhoria da qualidade de vida das pessoas As diretrizes de um novo estilo de desenvolvimento devem ser norteadas por uma nova ética na qual os objetivos do progresso estão subordinados:

Trabalho Digno e Decente “A economia que não levar em consideração a moral e os sentimentos é como estátuas de cera que, apesar de parecerem vivas, lhes falta a vida da carne.” (M.K. GANDHI, Young Índia, 27/10/1921)